domingo, 24 de outubro de 2010 Tags: 0 comentários

Twitter: o SMS da internet

Alguns definem o Twitter como uma rede social. Mas não é unanimidade. A definição mais comum é a de servidor para microblogging. O Twitter é permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos. Os textos são de no máximo 140 caracteres, chamados de "tweets".

As atualizações são expostas no perfil de cada usuário em tempo real e igualmente remetidas a outros usuários seguidores. As atualizações de cada perfil podem ocorrem mediante o site do Twitter, RSS, SMS ou algum programa especializado para gerenciamento (como o TweetDeck).

O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey e ganhou notabilidade e popularidade por todo mundo. Chegou mesmo a ser descrito como o "SMS da Internet".

O Google Trends revela que o Twitter só foi realmente descoberto em 2009. Até então sua relevância nas pesquisas era praticamente insignificante. A base de usuários do Twitter é um assunto no mínimo relativo. São 96 milhões de cadastros feitos desde o ano de fundação da ferramenta (segundo a levantamento da consultoria comScore). No entanto, pesquisas revelam que 30 milhões destes não postaram uma mensagem sequer. As informações vão ainda mais longe: 28,87% das contas no Twitter são reais, isto é, seguem e são seguidos por pelo menos outros 10 perfis do Twitter.

Pesquisa pelo Twitter no Google Trends

O Twitter é a rede social, ou ferramenta de mídias social, que mais cresce no mundo atualmente. Mas é preciso salientar que há uma considerável diferença entre usar o Twitter e estar no Twitter.

O crescimento é realmente vertiginoso. O volume de referências é muito grande. Basta olhar a ascensão do gráfico. Quem se recorda do gráfico do Orkut nota a disparidade entre as tendências para as ferramentas se comparadas (e é o que vamos fazer noutra postagem).


O Google Insights para pesquisa revela que no Brasil os estados com maior volume de pesquisas sobre o Twitter são: São Paulo, Sergipe e Amazonas. Isto demonstra que o público do Twitter deve ser muito diversificado.

Visão do Google Insights para pesquisas do Brasil

Trata-se de uma ferramenta que está crescendo consideravelmente. O futuro não indica redução desta taxa. Porém, o Twitter terá de se reinventar se almeja ganhar ainda mais espaço. Seu grande trunfo é não ser uma rede social como as outras, e poder viver paralelo a elas. Enquanto Orkut, Facebook e outros travam uma luta para ser a rede preferencial de cada usuário, o Twitter convive com todas elas.

No Response to "Twitter: o SMS da internet"

Postar um comentário