quinta-feira, 28 de outubro de 2010 Tags: 0 comentários

Coronel Nascimento x Pirataria


Recentemente fui ao cinema conferir o filme Tropa de Elite 2. Nos dias que se sucederam a estreia nacional desta esperada seqüência, eu que trabalho em Belo Horizonte, por diversas vezes me deparei com uma cena curiosa: dia após dia, os camelos anunciavam aos gritos novas versões pirateadas de Tropa de Elite 2. Era como se fosse uma feira, onde cada um dizia possuir a melhor falsificação disponível do filme.

Assustei-me com a cena, pois havia acompanhado por meio de entrevistas e jornais o esforço feito pelas equipes de produção e distribuição do filme para não repetir-se o ocorrido com o primeiro Tropa de Elite, que vazou na internet (sites de compartilhamento), e camelos muito antes do seu lançamento oficial. Algumas estimativas indicam que o público que assistiu a versão pirata do filme chega a cerca de 11 milhões de pessoas.

Eu acompanhei as notícias sobre a continuação da estória do Capitão Nascimento. Sou fã do Wagner Moura, e do seu trabalho. O comprometimento dele e de toda a equipe, à frente e por detrás das câmeras foi incrível. A luta contra a pirataria foi elevada a um nível que eu jamais havia visto.


O controle das cópias foi rígido. Poucas pessoas tinham acesso às reproduções das gravações. Mais a inovação foi outra. O controle foi feito utilizando um mecanismo muito engenhoso. A película enviada para cada cinema individual do país possuía identificação invisível. Foi o modo mais eficiente encontrado para codificar as cópias do filme e facilitar a localização da origem da falsificação.

Todo este esforço foi recompensado. Até a estreia de Tropa de Elite 2, o filme não havia sido pirateado. As falsificações que surgem continuamente desde então ainda não apresenta qualidade satisfatória. Moral da história, a sequência arrecadou muito mais do que o primeiro filme. O Tropa de Elite 2 já está entre os maiores sucessos do cinema nacional de todos os tempos.


Só para constar: Tropa de Elite 2 é a produção mais bem sucedida do cinema nacional nos últimos 15 anos. O filme foi visto nas salas de cinema por 6,2 milhões de pessoas. Desde a retomada do cinema nacional, Se Eu Fosse Você 2 estabeleceu o recorde de 6,1 milhões de espectadores. O novo capitulo da saga do Coronel Nascimento emplacou audiência de 1.200 pessoas em média por sala de cinema. O que gera arrecadação média de aproximadamente 13 milhões de reais por semana.

Alguém duvidava do retorno triunfante do Capitão Nascimento? Alias Coronel Nascimento...

No Response to "Coronel Nascimento x Pirataria"

Postar um comentário