Hoje é dia de lançar uma nova seção no blog. Doravante vamos analisar tendências de produtos e serviços fazendo uso de ferramentas disponíveis na internet. Vamos começar com as bolas de cristal do Google: Trends e Insights para pesquisa.
Algum tempo atrás eu entrei em contato com uma ferramenta do Google que passei a considerar muito útil e oportuna: Google Trends. Ele permite avaliar parte das buscas do Google para computar quantas procuras foram feitas para os termos em relação ao total de buscas feitas ao longo do tempo. Um gráfico exibe os resultados. Este mostra a quantidade de vezes que o assunto surgiu. É um serviço que aponta tendências. O Google Trends mostra a disposição dos usuários para procurar um determinado tópico no Google.
Se fosse dar uma definição do Google Insights para pesquisa, provavelmente seria idêntica a definição dada para o Google Trends acima. Eles fazem quase a mesma coisa. Inclusive, utilizam os mesmos dados. Só que o Insights para pesquisa é uma espécie de extensão do Trends. Ele apresenta recursos mais avançados. No Insights para pesquisa você pode optar por visualizar os dados de propriedades selecionadas do Google, incluindo Pesquisa na web do Google, Pesquisa de imagens, Google Product Search e Pesquisa do Google Notícias.
Nas próximas postagens vou fazer uso destas ferramentas e fazer uma análise de tendências para algumas mídias sociais das quais faço parte: Orkut (maior rede social do Brasil), Facebook (maior rede social do mundo) e Twitter (rede social que mais cresce na atualidade). Aliás, vou incluir ainda o MySpace, que já foi a maior rede social do mundo e encontra-se hoje em decadência, o Linkedin, uma rede segmentada voltada para os negócios e muito usada por profissionais, dentre outras mídias sociais.
Então, se liguem nas tendências do mundo tech!
1 Response to As bolas de cristal do Google
Ola Comunicologos, bacana esta postagem apresentando duas ferramentas do Google, eu não conhecia nenhuma delas e agora como ja sei do que se trata elas podem me ajudar mais no dia a dia de usuária da net.. Valeu Adriano...
Postar um comentário