Nesse período do curso de comunicação, muito se tem falado sobre um assunto de fundamental importância. Liderança. Esse tema complexo se tornou um desafio em toda esfera de relacionamento profissional e empresarial. Buscar a sinergia e a forma correta de liderança é o caminho para o sucesso da interação entre empresa e colaboradores. Analisando o tema tive a oportunidade de assistir o filme “Invictus” e tive a certeza que o filme ilustra de maneira brilhante o tema proposto.
O filme “Invictus” serve de reflexão e ensinamento perceptível em relação à forma de liderança e postura pessoal. O filme relata o poder equilibrado de um líder (Nelson Mandela) que após décadas de prisão, assume a presidência do próprio país que o prendeu. A partir dessa ação vários conceitos passam a ser descritos e vários tabus e preconceitos quebrados. Nelson Mandela demonstra ser equilibrado, coerente, inovador e principalmente conhecedor de seus objetivos. Tais atributos são essenciais para a implantação de uma forma sustentável de liderança.
É notória a visão inovadora do presidente em várias situações, mas principalmente quando ele se apoia em uma modalidade esportiva (rúgbi) a fim de conseguir unir a desentegrada população do seu país. O esporte passa a ser um elo entre as distintas facções da população. Fica bem demostrado ainda, a sabedoria do presidente em buscar novos aliados (parceria com o capitão da equipe) e demonstrando o valor importante de cada personagem (jogadores) na busca pelos objetivos traçado. Esse fato fica bem exposto quanto inesperadamente o presidente vai ao treinamento da equipe e cumprimenta cada jogador chamando-o pelo nome e desejando boa sorte. Mostra a busca por conhecimento, valorização, interatividade e confiança.
Descrever lições que o filme se propõe à reflexão e/ou apontar cenas que nos levam a refletir sobre posicionamento pessoal, sobre conceitos de liderança é inviável já que a todo o momento nos deparamos com temas e fatos dessa natureza. O que chama bastante atenção é o fato do autoconhecimento. O filme mostra que o presidente não era nenhum herói, tinha suas limitações, problemas familiares, mas os conheciam bem e consequentemente embasava seus atos e atitudes com sabedoria e respeito mútuo.
Tenho convicção que esse personagem (Presidente Nelson Mandela) é o maior exemplo de uma nova e expressiva forma de liderança. A liderança situacional, onde a forma de condução de atitudes varia de acordo com a necessidade de maneira inteiramente equilibrada. O equilíbrio passou a ser o maior aliado do presidente junto com sua experiência. A sinergia entre os elementos e conceitos proporcionou todo o sucesso dos resultados adquiridos no projeto. Saber o quê, com quem, como e aonde quer chegar unido com conceitos éticos estabelecidos é o diferencial para qualquer forma de liderança. E isso o presidente sabia muito bem.
No Response to "Invictus"
Postar um comentário