Olá pessoal, hoje a matéria principal é sobre uma pequena empresa que não para crescer, e tudo começou com o primeiro podcast nerd do Brasil. Um podcast é um arquivo de áudio, parecido com um programa de rádio, mas que as pessoas baixam e ouvem onde e quando quiserem no seu tocador de mp3 (a parte “pod” do nome combina com Ipod).
O Jovem Nerd, que é o blog mantido por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, tornou-se famoso pelo território nacional devido ao áudio do podcast ou melhor nerdcast, ser de assuntos diversos abordados de uma visão diferente e muito humorística.
Geralmente os locutores são compostos por amigos e até mesmo pela as esposas dos dois nerd-empresários. E no site do Webinsider e em muitos vídeos que vi no próprio blog do Jovem Nerd, a fila enorme de fãs para pegar autógrafos na Bienal do Livro, que aconteceu em São Paulo, isso porque um dos participantes do Nerdcast e autor do livro “A Batalha do Apocalipse” (estou lendo e indico), Eduardo Spohr, convidou os empresários a participarem do evento, e assim a mobilização de fãs foi enorme.
O site que eles criaram, Jovem Nerd, tem mais de 25 mil acessos diários e o livro de Spohr, lançado pelo selo vinculado ao site, se tornou o livro mais vendido no estande da Editora Record na Bienal do Livro 2010 em São Paulo. Até Paulo Coelho criticou as mídias por só agora, depois de um tempo fazendo sucesso, estarem citando o livro em matérias de jornais e revistas. Esse alvoroço não é só apenas pelo livro, mas também pelo simples nerdcast, pois todos são participantes natos.
O formato aparentemente despretensioso os tornou famosos. Os participantes, ao exporem suas histórias, gostos e visões tão variadas (há o sarcástico, o escritor, o que mora no exterior, o amigo-enciclopédia), criam uma discussão equilibrada e várias possibilidades de identificação com o espectador.
O sucesso além de abordar assuntos interessantes composto por várias visões, é a proximidade com os ouvintes ou melhor clientes do nerdcast. Ao mesmo tempo, compartilham com os ouvintes um interesse comum, o olhar nerd sobre o mundo. Como empreendedores com o mesmo interesse que seus clientes, eles se colocam como consumidores e estabelece-se o par.
Mais recente o pessoal do blog, fizeram uma viagem para a Disney, Nerdtour, fazendo vídeos engraçados dos dias que estiveram por lá, dando dicas para quem pretende ir, e agora de volta ao Brasil vão fazer uma promoção que o ganhador leva um Playstation 3 mais vários outros brindes comprados lá no parque temático. E é justamente essa familiaridade que tornou possível a tarde de autógrafos “coletiva”.
A intimidade entre empreendedor e cliente está refletida nos anúncios e produtos vendidos. O público elege as histórias mais marcantes dos programas, o que resulta em “melhores momentos” e canecas com as melhores frases dos participantes vendidas no site junto com as camisas que leva estampas interessantes inclusive tenho uma chamada Nerd Power. Tudo isso é de sua loja chamada Nerdstore com um detalhe as etiquetas são personalizadas com a logo do blog deles.
Na parte da publicidade, os anúncios estão sempre de acordo com o tema do programa da semana. O ouvinte então sente uma relação mais honesta entre o site e ele. É menos uma publicidade bolada por especialistas em mercado e sim outros consumidores, quase amigos, dando a sua recomendação e aprovação.
Foi o caso do livro A Batalha do Apocalipse. Os blogueiros gostaram do livro do amigo e acreditaram em seu potencial comercial. Fizeram um nerdcast específico sobre o livro e lançaram alguns teasers durante outros (pequenos trechos do livro lidos por dubladores).
A estatística de 200 livros vendidos em duas horas e o posterior interesse da editora Record em republicar o livro demonstram o sucesso.
O site Jovem Nerd deixa claro a importância do vivenciar, da emoção e da identificação num empreendimento digital. O que vem bem a calhar no contexto atual já que, nesse tipo de abordagem, o cliente, de fato, recusa imitações.
O site é todo exclusivo, assim que tem que manter os ideais de qualquer empresa, e ser mais familiarizada, logo foi assim mais na base de compartilhamento na web, como se fosse o boca a boca, que o Jovem Nerd se tornou uma na área digital.
Nerdcast sobre a batalha do apocalipse: clique aqui
Projeto A.C.R.E (quadrinho): clique aqui
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