quinta-feira, 28 de outubro de 2010 Tags: 0 comentários

Surge um Google Ecológico


Oi, por acaso você usa o Google? Acho que sim. Quase todo mundo usa. Mas você já pensou que o Google que encontra quase tudo o que você precisa na internet é um dos grandes vilões da liberação de gás carbônico na atmosfera? 

As pessoas não percebem isso. Afinal, o que uma empresa de informática, especializada em buscas na internet teria a ver com poluição? Já parou para imaginar o tamanho dos servidores que hospedam as pesquisas realizadas por 90% dos brasileiros? Imagine por mais da metade dos usuários de internet do mundo? Duas simples pesquisas no Google liberam cerca de 14g de gás carbônico. São mais de 100 milhões de buscas feitas no Google apenas por brasileiros em um dia.

Pense que os mesmo servidores hospedam o Gmail, Orkut, Google Docs, Picasa, entre tantos outros serviços que o Google oferece. É uma estrutura incrível. É claro que não é tudo centralizado. Mesmo assim, o que está por traz dos serviços do Google é uma armação gigantesca. Já pensou nisso?

Imagine a capacidade de processamento que o Google exige para manter os seus serviços funcionando todo o dia. Imagine a quantidade de computadores e de dados processados ao mesmo tempo. Centenas de milhões de pessoas procurando coisas ao mesmo tempo. Não sei se você já notou, mas o Google é um vilão. Um vilão digital que causa impacto real no meio ambiente.

Se você acha que pode fazer algo em relação a isso, é para você que eu dou a dica de hoje: Eco4planet. É uma espécie de Google ecológico. Sim, isso mesmo. Um Google preocupado com o meio ambiente. Na verdade o site usa o mecanismo do Google, então se você fizer pesquisas no Eco4planet encontrará os mesmo resultados do Google. Mas então, qual a diferença?

A diferença é que o Eco4planet compromete-se com uma causa. Seu plano de fundo é preto. Assim, apesar de você estranhar num primeiro momento, o objetivo é descansar os olhos e economizar 20% da energia do seu monitor. Sim, a página limpa do Google consome mais energia, porque a imagem que você vê é formada por luz. A conta é simples: mais luz, maior consumo; menos luz, menor consumo.

Mas não é só isso. A cada 50 mil pesquisas realizadas no Eco4planet, uma árvore será plantada. Fica disponível no portal o número de mudas alcançado. É um meio de ajudar o planeta toda a vez que for necessária fazer alguma pesquisa num site de busca. Imagine só, continuar fazendo as mesmas pesquisas, tendo os mesmos resultados, e ainda por cima ajudando o planeta.

Fala sério gente! As suas pesquisas podem se transformar em árvores! Adorei esta iniciativa. Tanto que na página inicial do meu computador está o www.eco4planet.com/pt/. E você? O que está esperando para experimentar?

No Response to "Surge um Google Ecológico"

Postar um comentário