O Orkut é uma rede social pertencente ao Google. Ela foi criada em 2004 com o desígnio de ajudar seus membros a conhecer pessoas, criando relacionamentos. O nome Orkut é originado no projetista chefe Orkut Büyükkokten, um engenheiro turco do Google.
Inicialmente o Orkut almejava ganhar terreno nos Estados Unidos, contudo a maior parte da base de usuários é brasileira ou indiana. No Brasil é a rede social com maior audiência, contando com aproximadamente 29 milhões de usuários (segundo a comScore em relatório liberado em 07/10/2010).
Lendo os resultados, podemos notar que o Orkut teve seu “boom” de crescimento global em 2006. O ápice aconteceu no final de 2007. O volume internacional de referência ao Orkut alcançou neste período sua maior relevância.
Pesquisa pelo Orkut no Google Trends |
Segundo o Google Trends, o Orkut perdeu relevância nas pesquisas globais entre 2008 e 2009. Olhando para os gráficos não está expressa uma queda grande. Talvez sinal de que a rede estabilizou-se. Em 2010 teve momentos de crescimento. É bom salientar que a rede estagnou-se. Ele alcançou alguma popularidade recente no Paraguai. Mas vive de sua base de usuários no Brasil e na Índia. Na Europa e E.U.A. a rede não é significativa.
Quando analisamos o tráfego no Brasil, o Google Insights para pesquisa analisa nos revela que a região com maior tráfego de pesquisas é a nordeste, especialmente o Piauí. Sinal da popularização da rede social no país. Os termos mais buscados são login, recados e mensagens.
É interessante notar que o calcanhar de Aquiles do Orkut é sua estagnação. 26 milhões de usuários é muita coisa. Mas como veremos nas próximas análises, o Orkut estagnou-se. Principalmente quando se pensa que existem redes sociais com mais de 500 milhões de usuários, e que elas se popularizaram depois do Orkut.
Visão do Google Insights para pesquisas do Brasil |
As previsões apontam para este Orkut com uma base de usuários estável. Agora é pensar se estável aqui é algo bom. Eu acho que não...
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