domingo, 24 de outubro de 2010 Tags: 0 comentários

Orkut: entre a unanimidade e a estagnação

O Orkut é uma rede social pertencente ao Google. Ela foi criada em 2004 com o desígnio de ajudar seus membros a conhecer pessoas, criando relacionamentos. O nome Orkut é originado no projetista chefe Orkut Büyükkokten, um engenheiro turco do Google.


Inicialmente o Orkut almejava ganhar terreno nos Estados Unidos, contudo a maior parte da base de usuários é brasileira ou indiana. No Brasil é a rede social com maior audiência, contando com aproximadamente 29 milhões de usuários (segundo a comScore em relatório liberado em 07/10/2010).

Lendo os resultados, podemos notar que o Orkut teve seu “boom” de crescimento global em 2006. O ápice aconteceu no final de 2007. O volume internacional de referência ao Orkut alcançou neste período sua maior relevância.

Pesquisa pelo Orkut no Google Trends

Segundo o Google Trends, o Orkut perdeu relevância nas pesquisas globais entre 2008 e 2009. Olhando para os gráficos não está expressa uma queda grande. Talvez sinal de que a rede estabilizou-se. Em 2010 teve momentos de crescimento. É bom salientar que a rede estagnou-se. Ele alcançou alguma popularidade recente no Paraguai. Mas vive de sua base de usuários no Brasil e na Índia. Na Europa e E.U.A. a rede não é significativa.

Quando analisamos o tráfego no Brasil, o Google Insights para pesquisa analisa nos revela que a região com maior tráfego de pesquisas é a nordeste, especialmente o Piauí. Sinal da popularização da rede social no país. Os termos mais buscados são login, recados e mensagens.

É interessante notar que o calcanhar de Aquiles do Orkut é sua estagnação. 26 milhões de usuários é muita coisa. Mas como veremos nas próximas análises, o Orkut estagnou-se. Principalmente quando se pensa que existem redes sociais com mais de 500 milhões de usuários, e que elas se popularizaram depois do Orkut.

Visão do Google Insights para pesquisas do Brasil

As previsões apontam para este Orkut com uma base de usuários estável. Agora é pensar se estável aqui é algo bom. Eu acho que não...

No Response to "Orkut: entre a unanimidade e a estagnação"

Postar um comentário