quinta-feira, 21 de outubro de 2010 Tags: 3 comentários

Shopping, Mercado e Mudança Muita Mudança.


Já era tempo. O povo setelagoano está transbordando de alegria. Motivo: o tão sonhado shopping. Felizmente um belo e agradável empreendimento que tem orgulhado bastante seus visitantes. Um dos anseios da população que agora é realidade (falta agora imediatamente a construção do hospital regional). Mas afinal, o que muda em nossa cidade e na região? Resposta clara,muda tudo.

Agora temos um bom local para lazer, compras, entretenimento o que era uma falta relatada por toda população. Porém o tema que quero abordar é outro. Mudança mercadológica. Esse é um fator que tem repercutido com muita amplitude em vários pontos da cidade.No curso de comunicação e marketing, muito se fala na análise do comportamento do consumidor e da importância que o hábito cultural incide sobre tal comportamento. Isso é fato e estamos vivenciando na prática e com uma velocidade espantosa tais questões.
Considero o nosso comércio local arcaico, ultrapassado e com grande dificuldade de uma visão futurística. Quantas vezes ouvi e até vivenciei maus tratos em lojas (relação funcionário e cliente, funcionário e funcionário, patrão e funcionário). Muitas vezes por despreparo (falta de visão, falta de treinamento), mas muitas vezes por falta de interesse. Isso mesmo, falta de interesse e até preconceito. Algumas lojas (talvez por falta de concorrência) menosprezavam clientes com a certeza que esse voltaria de qualquer forma. E agora?

Aumentouàs opções, a concorrência é impiedosa e gigantesca e o consumidor é culturalmente diferente de outrora. Os lojistas locais estão tendo que enfrentar vários fatores que modificam o hábito de consumo dentro de um composto promocional abrangente e estruturado. Agora terão que se adequar ao novo consumidor buscando uma interação com estratégias eficazes e eficientes onde todos saem ganhando. Chegou a hora tão anunciada e aguardada por todos. A hora do consumidor e quem não integrar a essa nova realidade estará sujeito ao desaparecimento. 

3 Response to Shopping, Mercado e Mudança Muita Mudança.

21 de outubro de 2010 às 20:11

Olá comunicólogo.

Muito bacana a sua postagem. Aliás, já tinha pensando em pelo menos tres dos seus questionamentos a respeito do comércio pré-shopping.

O atendimento aprimorado, visando a satisfação e efetivação da compra, precisava ser estendido a um número maior de lojas e lojistas.

Enfim, assim como você Felype, também estou orgulhosa em termos um shopping tão bem estruturado e com capacidade e anseio de melhorar cada vez mais.

Continue abordando temas com tal embasamento, o blog está super completo.

Até mais.

Mary Silva

22 de outubro de 2010 às 09:15

Boatos no orkut sobre Carrefour estão a todo vapor no orkut - http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=17499346&tid=5524859850129642459&na=1&nst=1

22 de outubro de 2010 às 12:39

Boa Tarde,

Sou do departamento de marketing do shopping e gostaríamos que corrigissem a aplicação da logo do shopping, que está errada.
Caso seja necessário, entre em contato.

Postar um comentário