Conclusão de Pro-jeto


Olá. O Blog Comunicólogos Promove encerra o seu primeiro ciclo de vida. Não é fim de ano, porém vamos fazer uma retrospectiva sobre a atividade no Blog. É dia dos autores se manifestarem mais diretamente acerca do mesmo. Todavia, antes recordemos como foi o desenvolvimento de cada um...

O Felype foi o cara da tecnologia, em todos os sentidos. Começou falando sobre o projeto das luvas digitais. Sobre o Publimix, destacou o trabalho do Conrado Almada. Depois resolveu destacar o marketing que está vem sendo desenvolvido no Orkut. Na postagem seguinte, o Felype falou sobre a WEB 2.0. Em seguida, o foco foi a Apple e sua disputa com empresas como Nokia e HP. O passo seguinte foi falar de LOST, dos projetos de marketing desenvolvidos para o mesmo, principalmente ARG, com o LOST Expirence. A postagem seguinte teve foco na Apple e na Microsoft, e nas novas tecnologias.

O Edson foi quem variou mais os temas desenvolvidos. Começou falando o São Paulo Futebol Clube e das suas iniciativas pioneiras no marketing brasileiro. Desabafou sobre as dificuldades enfrentadas no Publimix. Depois voltou ao futebol para apontar a final da Liga dos Campeões da Europa e analisar a exposição de marcas que acontecia. Em seguida, trouxe Sherlock Holmes para a comunicação, falando dos detalhes e sobre brainstorming e mindstorming. A postagem seguinte abordou as mudanças no CONAR e a briga com as cervejarias. Depois foi hora de falar de ARG e de RPG. Então o Edson participou de uma postagem integrada.

O Adriano resolveu utilizar filosofia nas suas postagens. Começou falando do livro clássico A Arte da Guerra, de Sun Tzu, e relacionou os ensinamentos do general chinês com a didática de planejamento em comunicação. Sobre o Publimix, destacou as oficinas da professora Kaori (Flash e Corel). Depois resolveu falar da Matrix, do Mito da Caverna, Platão, Big Blother e Second life, e tentar relacionar isto tudo com a comunicação. Em seguida, foi à deixa para filosofar sobre Mitologia e comunicação, falando de Belerofonte e a Quimera. O passo seguinte foi falar sobre relações interpessoais e destacar a relação dos autores do Blog. A postagem seguinte abordou o poderoso software Adobe Photoshop. Então foi hora de viajar novamente na Mitologia, entrando no Labirinto do Minotauro. Então se seguiu uma postagem integrada.

Márcia foi sinônima de Responsabilidade Social. Logo de cara, ela resolveu abordar sobre o desafio de divulgar novas temáticas sociais. Em seguida, destacou a Oficina de Criatividade desenvolvida no Publimix. A postagem seguinte falou sobre a percepção das coisas em geral, e a percepção do consumidor em particular, com os diferentes níveis de atenção possíveis ao mesmo. Depois Márcia falou sobre a visão do óbvio, e de como trabalhar a mesmo, e do seu grande valor. As sacolas de plástico utilizadas nos supermercados e o fim dos produtos compostos de Polietileno e Polipropilenos foi o próximo assunto. Logo após, foi à vez de apresentar Luli Radfahrer, seu trabalho e sua visão de Design. A sua última postagem foi à postagem integrada sobre a guerra das teles, juntamente com Edson e Adriano.

A Luciene focou mais sobre arte teatral, porém começou falando da chegada do iPhone no Brasil. Depois foi hora de apontar os caminhos do Marketing Pessoal para o profissional de Comunicação, e abordar o conceito de quatro P’s. Em seguida, ela falou sobre formas de expressão, destacando os trabalhos desenvolvidos nas oficinas de teatro que participa. Depois foi a vez de destacar a presença feminina na WEB, e os canais que as mulheres encontram para ter uma vida social na grande rede. A postagem seguinte abordou mais diretamente a Oficina de Interpretação e Direção para TV e Cinema que a Luciene participou, destacando o trabalho elaborado no mesmo. Então, foi o momento de abordar o cenário da telecomunicação, tal qual ele vem se apresentando, falando da VIVO, Oi, Claro e TIM. Em fim, a postagem subseqüente aborda a força dos Blogs e a revigoração do estilo na WEB.

Ouve uma postagem envolvendo três dos autores, focando a TIM e sua presença no mercado. E há esta postagem, que finda este primeiro ciclo do Blog, novamente integrada, e que contou com 4 dos 5 autores. Faltou apenas o Felype, mas o rapaz vive em Curvelo, então não teve como. Fechamos esta etapa com um balanço pessoal e conclusão de cada um dos 4 autores presentes nesta postagem.

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Com o término deste trabalho quero deixar aqui registradas minhas considerações “finais”. O que começou como uma simples tarefa e por sinal muito curiosa, pois nunca tinha nem visitado um blog, passou a ser para mim algo muito especial. Primeiro porque tive a oportunidade de trabalhar ao lado de quatro parceiros, de qualidade pessoal e profissional, que souberam no decorrer dos posts mostrar com competência a que vieram! E que passaram a ser mais do que simples companheiros de sala! Acreditem!

Segundo porque devido a CRIATIVIDADE, quesito de avaliação da disciplina, me tornei mais curiosa na busca de outros conteúdos para abordar. Com isso tive a oportunidade de aprender coisas novas e até mesmo descobrir grandes fontes de conteúdo.

Mas ao contrário do que parece, o meu trabalho não foi um “Mar de Rosas”. Por trás dos benefícios, houve também muita ralação hehehe. O ritmo de postar toda semana, de comentar a postagem de outros, e isso tudo paralelo ao que está e ao que não está programado no nosso dia a dia é complicado. E por incrível que pareça: se estes problemas não acontecessem talvez não estivesse tão feliz com tudo que aprendi!

E por último, mas não mais importante, à Flávia Pellegrini. Agradecer a essa garota inteligente, firme e gente boa, que nos deu essa oportunidade de aprendizado tão rica e de suma importância. Pelos elogios e principalmente pelos puxões de orelha. Foram eles que enriqueceram nosso trabalho!

Bom, é isso que eu queria dizer a todos!

Galera do Comunicólogos Promove: muito obrigada de coração por tudo! Vocês são feras!

Leitores do nosso blog: Valeu pela visita e pelos comentários. Eles nos impulsionam a trazer mais novidades!

Grande beijo a todos!

Até a próxima? Com certeza!


Luciene Duarte Carvalho

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Ai galera no meu ponto de vista saber ouvir é o fator mais importante na nossa área. Durante todo este período aprendi que ouvir é a melhor ferramenta que um publicitário tem em mãos.

Saber ouvir é muito mais do que escutar e darmos a nossa interpretação conforme desejarmos ou baseada nas nossas próprias limitações. Saber ouvir é cultivar a difícil arte da empatia que é a habilidade de se colocar no lugar do outro e prestar muita atenção no significado das palavras, na maneira em que a pessoa está transmitindo, no seu estado emocional, seus limites e conhecimentos; é olhar para os seus olhos, é perguntar se houver dúvidas, é evitar interpretar ou "alucinar" a partir do que foi dito.

Todo este tempo trabalhando em equipe com os Comunicólogos percebi claramente isso, é impressionante a percepção que consegui de cada um dos integrantes apenas ouvindo cada um em nossos bate-papos. Funciona basicamente assim suas palavras e gestos são transferidos para a escrita possibilitando uma transparência na mensagem e principalmente a associação da pessoa a seu relativo poste.

Empatia foi o sentimento que predominou entre o grupo, o mesmo princípio da empatia se processa para quem deseja se comunicar. Para conseguir um ótimo resultado, basta colocar-se no lugar do outro e gerar estímulos adequados conforme o jeito do outro funcionar, de processar informações, de entender conforme o seu nível cultural ou limitações de vocabulário, conceitos e experiências pessoais. A pergunta ideal para termos a evidência se, de fato, o outro entendeu o que dissemos é "O que você entendeu do que eu disse?".

Isso é o que aconteceu com nosso grupo, talvez esta tenha sido a principal chave para que pessoas tão diferentes pudessem se unir e conseguir desempenhar um trabalho com tanta seriedade e prazer.

Como profissionais precisamos entender as pessoas, ouvir o que elas pensam, quais são os seus anseios.

No decorrer deste trabalho descobrir que precisamos ter uma percepção do óbvio, observar as oportunidades, coisas pequenas que estão ao nosso redor e que se bem trabalhadas podem ser grandes fontes para trabalhos inesquecíveis, aprendi que necessitamos aguçar nossa criatividade, que por sinal precisa ser estimulada todos os dias.

Nos como publicitários precisamos ter essa sensibilidade, estamos em um mundo tão deslumbrado e fascinado em obter grandes campanhas, disputando quem lança uma novidade primeiro que perdemos a chance de mostrar o simples.

Habilidades e conceitos adquiridos de diversos modos têm mais chances de sucesso do que idéias adquiridas em contextos muitos específicos. Observe qualquer esforço criativo e você ira encontrar invariavelmente idéias transformadas de experiências passadas, combinando diversas ferramentas de pensamentos e diferentes linguagens expressivas. Idéias especializadas são limitantes. A fantasia alimenta o gênio. Ser verdadeiramente criativo é abrir os horizontes da imaginação para um novo mundo de possibilidades, porque a criatividade é um processo criador.
Depois de tudo o que apresentei até agora é inevitável que eu relate como minhas postagens sobre responsabilidade social me ajudaram, tanto no pessoal quanto em meu olhar publicitário.
A publicidade criada para “clientes sociais” deve partir da premissa de que o público-alvo não é culpado pela fome, miséria, violência e outros problemas sociais. Não podemos fazer as pessoas se sentirem mal ou criticar explicitamente suas atitudes, pois corremos o risco de criar um bloqueio para a mensagem que queremos passar. Nessa mesma linha, a mensagem será tão mais eficaz quanto mais focada ela estiver na solução, não no problema.

Um roteiro simples que desperte o interesse do público é a melhor opção para esse tipo de campanha, seja ela de prevenção ou conscientização. Claro que aprendi muito com o blog, não caberia tudo por isso decidi que iria separar os pontos mais marcantes.

É inevitável que eu não exponha como as postagens do Adriano me ajudaram e me engrandeceram como seu olhar filosófico da publicidade me tocou e facilitou a compreensão de seus assuntos. O Edson com sua diversidade de temas, sempre curiosos com um olhar publicitário que a cada postagem estava melhor. A Lú que com sua paixão mostrou que arte também é comunicação e claro o Felype que me abriu a visão sobre vários fatores tecnológicos. Galera eu só tenho a agradecer por todas as trocas de experiências, por toda a paciência e carinho de vocês é ótimo participar disso com vocês, e por ultimo mais não menos importante, queridos leitores Comunicólogos Promove continua na ativa.

“VENCER SEM PERIGO É TRIUNFAR SEM GLÓRIA. QUANTO MAIS DIFÍCIL FOR A OBRA, MAIS BELO É O DESEMPENHÁ-LA.”
(Antônio Frederico Ozanam)

Márcia de Araújo Pereira

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Diferencial. Essa é a palavra que escolhi para definir o trabalho do grupo comunicólogos sobre o blog. Depois de um precioso tempo de dedicação, convivência e experiência, cheguei à conclusão do primeiro objetivo do projeto. Esse trabalho foi de grande importância para mim. Tanto no lado de conhecimento, pesquisa e troca de experiência, quanto o lado pessoal. Aprendi muito com tudo e com todos. Dentro do objetivo do trabalho proposto e muito bem proposto pela nossa excelente professora Flávia Pellegrini, tive desde conhecimentos técnicos como a elaboração e criação dessa ferramenta, até como conhecimento didáticos e dinâmicos onde tive a ajuda e contribuição de todos do grupo e até de pessoas fora do mesmo.

Em relação as minhas postagens, tive algumas dificuldades (até porque, parecesse brincadeira, mas, nunca tinha acessado um blog antes), desde a elaboração até mesmo na postagem tecnicamente falando (vale ressaltar a paciência e ajuda dos outros integrantes do grupo). Meu objetivo em relação ao conteúdo das postagens foi de fazer um parâmetro entre a Comunicação e fatos do nosso cotidiano tentando mostrar a ligação entre ambos. Daí, a diversificação dos temas abordados.

Em relação ao comportamento do grupo, acredito que todas as características individuais dos integrantes foram respeitadas e isso valorizou, e muito, o desempenho do trabalho. Felipe (tecnologia), Márcia (responsabilidade social), Luciene (artes cênicas), Eu (interação comunicativa) e Adriano Filósofo (tudo).

Fiquei muito feliz e realizado de ter participado desse projeto onde o diferencial, em minha opinião, foi o carro chefe de nossas idéias.

Gostaria de destacar a disponibilidade, vontade e entrega do grupo para que o trabalho tivesse um efeito cada vez mais satisfatório e dentro desse destaque não poderia de falar e agradecer a uma pessoa que realmente vez diferença: Adriano. Realmente e pessoalmente falando, deu a mim além da oportunidade de conhecer pessoas e mentalidades diferentes (refiro aos outros integrantes do grupo), deu a oportunidade de aprendizado mútuo e individual, não só em relação as suas postagens e ao suporte técnico, mas em relação à amizade, o diferencial (o que realmente justifica o título proposto). Gostaria também de enfatizar a excelente didática da nossa professora Flávia, que com um grandioso senso de percepção conseguiu abrir nossas mentes em relação ao trabalho e enriquecer nossas habilidades em relação aos conhecimentos e experiências adquiridas.

Obrigado a todos por tudo, e com certeza essa experiência contribuirá para o meu crescimento profissional, social e individual.
Dentro dessas considerações, fico muito satisfeito em saber que nosso projeto (que a princípio o objetivo era um trabalho específico de faculdade) vem ganhando força e mudando sua trajetória para prosperar ainda mais. Foi e está sendo uma experiência grandiosa. Obrigado, valeu e até a próxima.

Edson Medeiros

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Bom, agora que meus companheiros de empreitada já se manifestaram, vou fechar esta postagem de conclusão de trabalho e início de aventura (hehehe...). Eu postei anteriormente sobre a atividade no Blog e os primeiros resultados interpessoais do mesmo, mas havendo a oportunidade, vamos aprofundar na questão.

Acredito que o nosso trabalho foi bem desenvolvido, pois apresentou riqueza de temas e criatividade de desenvolvimento. O Felype dialogou muito com as possibilidades das Novas Tecnologias (não é de assustar que foi a sua disciplina favorita neste 1º Período). A Luciene também abordou algumas vezes a tecnologia, mas focou mais o universo das artes cênicas, e entrando diretamente em temas de Comunicação no Contexto Contemporâneo. Comunicação esta que foi alvo do Edson, na sua variação de temas, mas com o foco mantido. Márcia foi à garota da Ética e Responsabilidade Social (também não é de assustar que seja ela quem participa mais qualitativamente desta disciplina).

Então, foi um projeto muito interessante este Blog. Trouxe-nos muitas surpresas. A postagem sobre Sherlock Holmes do Edson e a sobre a Percepção do Óbvio da Márcia foram as que eu mais gostei. Destacaria ainda o conceito de “olhar publicitário” trabalhado pelo Edson (e que eu peguei emprestado, hehehe...). A Luciene e a comunicação não verbal; Felype e as atualidades tecnológicas. Foi um cenário muito diversificado este do nosso Blog, acho que foi por isto que ficamos tão satisfeitos com o resultado. Abordamos muitos temas distintos, e nos aproximamos muito. Nasceu um grupo, com planos em comum. E aqui é o ponto em que devo agradecer a professora Flávia Pellegrini pelo projeto. Agradecer não para envaidecê-la, ou esperando retorno em notas, mas agradecer a uma ótima professora, a quem eu devo muito neste curso. Eu particularmente fiz o vestibular para o curso de Comunicação por fazer, sem nada em vista. E comecei o curso ainda sem nada em vista, e meio deslocado. As aulas de Comunicação no Contexto Contemporâneo e Novas Tecnologias acabaram lapidando meu olhar e minha vontade. Não sei se vou concluir o curso se me tornarei um bom profissional da área (isto o futuro vai dizer), mas me encontrei no curso e estou adorando. Isto eu devo a estes dois grandes professores: Flávia e Rodrigo. Encontrei-me e cresci nas outras disciplinas através das disciplinas deles. Não sei se é o melhor local, mas fica aqui o meu agradecimento honesto.

Voltando ao Blog, fiquei deveras satisfeito com o mesmo. O resultado interpessoal que apontei foi o seguinte: liberdade (me sinto em casa quando vou à casa do Edson), identificação (não é raro perceberem Felype conversando comigo, e um antecipando ou completando as palavras do outro), consideração (a Luciene sempre pede feedback de tudo que ela faz) e surpresa (por ser a pessoa que eu menos tinha contato antes do Blog, a Márcia foi quem mais me surpreendeu, e positivamente). Experiência proveitosa, sem dúvida!

Bem dizia Aristóteles, “o homem é um ser político”, precisa dos outros, da pólis, da sociedade. Mesmo no âmago de sua individualidade, o ser humano é uma pessoa e necessita de pessoas. O ser humano apreende a si mesmo na sua relação com o outro. Sem ele, é muito complicado situar a si próprio. Ser humano é ser-com-o-outro. É expandir o seu ser no ser do outro. E as sendas da linguagem conduzem eficazmente a isto. É preciso comunicar-se. Somos seres que falam, e falar é o caminho...

Assim são os nossos pro-jetos! Estão sempre lançando-nos adiante (pro, em frente, ). O futuro é um dado em aberto. Mas existem possibilidades. Portas sendo abertas o tempo todo. Só é preciso pro-jetar-se. Apesar de nem tudo ser provável, tudo é possível!

Estilos diferentes criam um contexto mais amplo. A diferença aperfeiçoa e acrescenta. Os horizontes da diferença são horizontes de possibilidades a serem trabalhadas. Eis uma descoberta oriunda das sendas da comunicação: a diferença constrói! É a diversidade que engendra a condição da possibilidade de amadurecimento. E é nesta esfera, onde tudo se sazona, que nos despedimos deste ciclo, para iniciar outro. Neste eterno retorno que é a vivência interpessoal onde tudo passa algo sempre permanece. E parte do que não permanece, acaba voltando. Então, fica marcado o nosso reencontro, afinal, o que não está numa parte está noutra, nalgum lugar há algo à nossa espera...

Ficam um abraço, um muito obrigado e um até qualquer hora...

Adriano José Gonçalves

3 Response to Conclusão de Pro-jeto

Anônimo
30 de junho de 2008 às 20:32

Muito legal essa retrospectiva,realmente este foi um trabalho no qual me deliciei ao fazer, espero que possamos continuar com este pique durante todo o curso, a Flavia arrebentou ao lançar um trabalho assim, uma forma bem diferente de fazer com que retemos conhecimente sem ser cansativo e massante, com meu conteudo e com os dos outros integrantes tenho certeza que tenho uma visao diferente de comunicação no contexto conteporaneo valeu Flavia, valeu Comunicologos e valeu Leitores, meu ultimo recado é que nao vamos ficar por aqui nossa trajetoria continua

Anônimo
30 de junho de 2008 às 20:57

Penso que não poderia ter outra maneira mais interessante de "terminar" o nosso trabalho.
Respeitando mais uma vez a individualidade de cada um e reforçando a idéia de que ouvir o outro é a melhor forma de conseguir o sucesso! E é isso que os publicitários devem fazer!
Mas lembrem-se: "olhar publicitário heim"?
Grande abraço a todos!
Foi um prazer partilhar as minhas experiências com vocês"

2 de julho de 2008 às 21:16

Olá pessoal,
gostaria de parabenizá-los pela realização desse projeto tão bacana. Ele se tornou uma referência para as futuras turmas de como realizar um trabalho acadêmico com dedicação, persistência e prazer! Todos vocês estão de parabéns, fiquei muiito satisfeita com o resultado.
Até nosso próximo encontro!
Profª Flávia Pellegrini

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