Aproveitando a postagem sobre o ARG vou dar uma pincelada no marketing feito pelo seriado LOST. Uma definição básica das várias que tem sobre o marketing é: "Marketing é a planificação e execução de um conjunto de atividades comerciais, tendo como objetivo final a troca de produtos, ou serviços, entre produtores e consumidores”.
O LOST revolucionou o marketing televisivo, geralmente as propagandas são básicas sem criatividade nenhuma e com pouco investimento. Com o seriado agora, esses tipos de anúncios estão com os dias contados, pois já que o maior objetivo de seriados, novelas, jornais..., são serem vistos pelo maior numero de pessoas possível, e com as estratégias do LOST viu-se que usar a criatividade é fundamental pra criar público fiel e de opinião, sendo que esse de opinião é onde o próprio publico fica fazendo a propaganda e convencendo os outros a assistirem o seriado, esse é o Marketing Viral.
O que as empresas televisivas mais querem é esse resultado, o LOST fez o seriado sair da televisão e passar para uma realidade alternativa, o ARG(Jogo de Realidade Alternativa). Depois do LOST Expirence, o seriado virou febre mundial, o resultado que esse tipo de estrategia teve foi espectacular, criando fãs do seriado de nível de loucos por lost e os que gostam de lost, mas todos fazem questão de fazer mais espectadores do seriado.
A estratégia deles foi criar, através de outros meios de comunicação, integração do publico com o seriado para que haja o entendimento certo da serie, se os espectadores não vissem os vídeos, estudos, sobre o LOST todos a partir da 3ª temporada iriam ficar perdidos e com outra visão dos mistérios de lost.
Logo a busca para descobrir os mistérios de lost foi como o tema do seriado, buscar desvendar os mistérios através do nosso dia-a-dia, para ter respostas mais concretas dos mistérios de lost. Ufa meio complicado né, mas é isso mesmo os produtores de Lost trouxe um jogo para os fãs participarem porem os personagens são os mesmos, ou seja, o Lost é tomou posição realista.
Enfim, o Lost virou fenómeno e está cada vez mais popular, pessoas do mundo todo já pelo menos ouviram falar do seriado. A televisão é o mio principal que existe de divulgação, mas quem sabe usa-lo são pouquíssimos. Fiquem de olho aberto esse seriado promete um final espectacular, quem sabe esse final num vai ser para o publico desvendar. É possível, tudo do Lost é possível.
O LOST revolucionou o marketing televisivo, geralmente as propagandas são básicas sem criatividade nenhuma e com pouco investimento. Com o seriado agora, esses tipos de anúncios estão com os dias contados, pois já que o maior objetivo de seriados, novelas, jornais..., são serem vistos pelo maior numero de pessoas possível, e com as estratégias do LOST viu-se que usar a criatividade é fundamental pra criar público fiel e de opinião, sendo que esse de opinião é onde o próprio publico fica fazendo a propaganda e convencendo os outros a assistirem o seriado, esse é o Marketing Viral.
O que as empresas televisivas mais querem é esse resultado, o LOST fez o seriado sair da televisão e passar para uma realidade alternativa, o ARG(Jogo de Realidade Alternativa). Depois do LOST Expirence, o seriado virou febre mundial, o resultado que esse tipo de estrategia teve foi espectacular, criando fãs do seriado de nível de loucos por lost e os que gostam de lost, mas todos fazem questão de fazer mais espectadores do seriado.
A estratégia deles foi criar, através de outros meios de comunicação, integração do publico com o seriado para que haja o entendimento certo da serie, se os espectadores não vissem os vídeos, estudos, sobre o LOST todos a partir da 3ª temporada iriam ficar perdidos e com outra visão dos mistérios de lost.
Logo a busca para descobrir os mistérios de lost foi como o tema do seriado, buscar desvendar os mistérios através do nosso dia-a-dia, para ter respostas mais concretas dos mistérios de lost. Ufa meio complicado né, mas é isso mesmo os produtores de Lost trouxe um jogo para os fãs participarem porem os personagens são os mesmos, ou seja, o Lost é tomou posição realista.
Enfim, o Lost virou fenómeno e está cada vez mais popular, pessoas do mundo todo já pelo menos ouviram falar do seriado. A televisão é o mio principal que existe de divulgação, mas quem sabe usa-lo são pouquíssimos. Fiquem de olho aberto esse seriado promete um final espectacular, quem sabe esse final num vai ser para o publico desvendar. É possível, tudo do Lost é possível.
Felype Abreu Silva
4 Response to Os Mistérios do LOST Marketing
E aí Hebreu...
LOST mudou a forma de fazer marketing, basta ver a quantidade de pessoas copiando descaradamente as fórmulas do seriado.
O ARG de LOST é "O ARG"!
As estratégias que o seriado tem empregado são tão criativas que assustam e surpreendem.
É isto que acontecem quando existem pessoas altamente capacitadas por detrás de uma empreitada.
Valeu amigo!
Oi Felipe!
Não posso nem ouvir falar de LOST que o meu coração parte...
Primeiro porque eu nunca tive a oportunidade de acompanhar de tão perto e segundo porque perdi a aula do Rodrigo sobre isso... rs
Mas mesmo assim, através da sua postagem e a do Edson ficou claro como esse mundo funciona!
É como eu comentei na postagem dele: esse mundo é fascinante e fico encantada em saber que existem maneiras tão criativas de despertar a atenção dos consumidores!
Viva os Profissionais da Comunicação!
Claro que depois de depoimentos seu e de Rodrigo desenvolvi interese pelo seriado, mas o negocio vai muito além de entretenimento os cara são feras na área de planejamento de estrategia são exemplo no seguimento.
Muito bom mais uma vez Felype.
Olá Tenente!
LOST, ARG, você Rodrigo. Muita informação, curiosidade e curiosidade. Mal posso esperar pela possibilidade de assistir ao seriado e poder tirar conclusões diferentes apartir de dicas feitas por vocês. As estratégicas elaboradas nesse tipo de campanha são realmente intrigante e sensacional.
Valeu e parabéns.
Postar um comentário