quinta-feira, 5 de junho de 2008 Tags: 8 comentários

Dilatação de um anseio contemporâneo

Olá. Mais uma postagem, porém um pouco diferente hoje. Quero falar de comunicação interpessoal, mas de um modo bem peculiar. O Blog Comunicólogos Promove nasceu como um trabalho de grupo para uma disciplina de faculdade. No entanto, parece que não vai terminar juntamente com a data de encerramento do trabalho. Wittgenstein dizia que “o que não se pode falar, deve-se calar”; mas estou angustiado por falar algumas coisas hoje. Assuntos em pauta: os outros autores deste Blog e o fenômeno da linguagem, especificamente a interpessoal.

Somos cinco os que mantemos este Blog: Luciene, Márcia (primeiro as damas, hehehe...), Felype, Edson e eu. Nos últimos dias, temos estreitado nossa comunicação e convivência, em boa parte devido a esta tarefa do Blog. Recordo que nos primeiros trabalhos de faculdade, dos quatro nomes supracitados, apenas o Felype estava no mesmo grupo que eu. E confesso a grande alegria que nós dois sentimos quando nos demos conta do novo grupo que havíamos formado. A consciência de que poderíamos esperar muito dos três novos companheiros de empreitada foi instantânea.




É notável a tranqüilidade que nos é transmitida quando encontramos alguém que nos acrescenta e complementa. Não que seja exclusividade dos três em questão provocar isto, mas compatibilidade de gênios não se escolhe, simplesmente acontece. A comunicação interpessoal parte do pressuposto que há outra(s) pessoa(s) com você, e que existe respeito entre ambos (pois sem respeito não existe interação, e, por conseguinte, não acontece comunicação).

Independente do progresso do “trabalho-Blog” estou muito satisfeito com os benefícios que o mesmo tem trazido. Encontrei pessoas que acrescentam muito para mim, e com as quais eu me ocupo e me preocupo. Importamo-nos muito uns com os outros, e é isto que constrói o significado da palavra grupo (derivada do italiano gruppo, termo do século XV que significa reunião, conjunto). Vai além de um trabalho ou de notas. Situa-se acolá de uma disciplina ou dever. Extrapola a circunstância ou ocasião. O turbilhão de grandes idéias que nasce da mente do Edson. A acidez crítica e a marcante disposição da Márcia. O comprometimento e capacidade de situar-se da Luciene. A racionalidade tecnológica e a ousadia do Felype. Tantos fatores que poderiam ser dispares, porém tornaram-se ímpares e complementares...

Voltando para a Comunicação. A linguagem é um fenômeno tipicamente humano. Ela nos define. Está incrustada dentro do nosso Ser. Nascemos para pensar; somos Homo Sapiens. Nascemos repletos de desejos; somos Homo Volens. Pertencemos a uma realidade eminentemente material; somos Homo Somaticus. Consistimos-nos em seres políticos, vivemos em sociedade; somos Homo Socialis. Todavia, falar é parte constituinte do ser humano. Nascemos falando e para falar, pois o choro do recém nascido já é uma forma de expressão (comunica algo). Somos seres falantes. Arquitetos lingüísticos. Artesãos das palavras. Homo Loquens. Como ressalta Heidegger, “O homem fala. Nós falamos na vigília e no sono. Falamos sempre, até quando não proferimos nenhuma palavra, mas escutamos ou lemos, mas nos dedicamos a um trabalho ou nos perdemos no ócio. De um modo ou de outro, falamos ininterruptamente. Falamos porque o falar nos é inato”.

E é assim, falando da linguagem, que eu agradeço ao grupo do qual faço parte aqui neste Blog. Edson, Felype, Márcia e Luciene: é muito gratificante dividir este espaço com vocês. É assaz bom encontrar liberdade de diálogo e respeito em cada um. Boa vontade e comprometimento são tudo (independente do que aparece para quem não convive conosco). É com muita honestidade que digo isto: espero encontrarmos-nos daqui a três anos, formados, com um Blog ainda ativo, e celebrando nossa amizade (pois a amizade é o apogeu da intercomunicação; a luz da amizade devasta até as trevas mais profundas).

Um grande abraço!


Adriano José Gonçalves

8 Response to Dilatação de um anseio contemporâneo

Anônimo
7 de junho de 2008 às 20:11

Em primeiro lugar,gostaria de enfatizar que faço minhas suas palavras é muito bom ter, cada um de voces como integrante deste blog e principalmente como companheiros, cumplices (no bom sentido é claro), e saber que podemos ter a confiança que ao precisarmos de ajuda temos uns aos outros como apoio.Espero que juntos possamos manter nosso blog,independente do final do trabalho, de modo que o nosso crescimento seja refletido nele e que ele sirva como um medidor de tal.
Abraços.
Com carinho
Márcia de Araújo

Anônimo
8 de junho de 2008 às 21:51

Caro filósofo!
fiquei muito feliz com a sua postagem e com a perspectiva de continuidade de nossos afazeres.Saiba que é uma honra pertencer a tal grupo e que além de tornarmos amigos, a cada dia aprendo mais e mais com todos vocês. Muito obrigado pela oportunidade e lembre-se: está apenas começando. Adoro vocês e você "filósofo" é um cara iluminado.
valeu demais!

10 de junho de 2008 às 09:04
Este comentário foi removido pelo autor.
10 de junho de 2008 às 09:05

Oi pessoal!

To passando só para deixar os parabéns ao grupo pelo blog, e pela união da turma!
Muito legal ver como vcs são unidos, amigos, sinceros e verdadeiros!
O fruto disso tudo pode ter certeza que vai ser uma grande e bela amizade!

Abraços,

Sarah Sader

10 de junho de 2008 às 16:23

Adriano,

vc é um Redator nato, faço de colocações em relação as atribuições de seus colegas, minhas palavras.

Att,
Profª Flávia Pellegrini

Anônimo
11 de junho de 2008 às 16:20

Adriano o que falar desse nome:
o nome significa: o que veio da região da Ádria e indica uma pessoa muito ativa mas que costuma oscilar entre os interesses imediatos e os ideais de longo prazo, e isso lhe acarreta dilemas constantes...isso diz tudo, resumindo Adriano tem o dom de se um cara q visa o presente e o futuro sabendo lidar com todos e com seus interesses
Batalhador esse cara
Viva a sociedade Comunicologos promove

12 de junho de 2008 às 00:24

Também faço questão de te parabenizar e dizer o quanto fico contente por saber que existem pessoas como você!Empregou as palavras brilhantemente,num texto riquíssimo em qualidade,tratando da amizade e das relações interpessoais de forma tão nobre!
Concordo com a Flávia,você é um redator nato!Parabéns!
Ana Carolina
11/06/2008

Anônimo
20 de junho de 2008 às 15:33

Oi Adrix!
Com este blog e mais ainda, com esta postagem, as relações interpessoais para mim se tornam cada vez mais curiosas e dignas de muito respeito!
Aproveito suas palavras para agradecer também a todos os companheiros "comunicólogos promove" pela maravilhosa oportunidade de enriquecer meus conhecimentos com pessoas tão brilhantes!
Como disse o lixo: Viva a sociedade Comunicólogos Promove!

Postar um comentário