Somos cinco os que mantemos este Blog: Luciene, Márcia (primeiro as damas, hehehe...), Felype, Edson e eu. Nos últimos dias, temos estreitado nossa comunicação e convivência, em boa parte devido a esta tarefa do Blog. Recordo que nos primeiros trabalhos de faculdade, dos quatro nomes supracitados, apenas o Felype estava no mesmo grupo que eu. E confesso a grande alegria que nós dois sentimos quando nos demos conta do novo grupo que havíamos formado. A consciência de que poderíamos esperar muito dos três novos companheiros de empreitada foi instantânea.
É notável a tranqüilidade que nos é transmitida quando encontramos alguém que nos acrescenta e complementa. Não que seja exclusividade dos três em questão provocar isto, mas compatibilidade de gênios não se escolhe, simplesmente acontece. A comunicação interpessoal parte do pressuposto que há outra(s) pessoa(s) com você, e que existe respeito entre ambos (pois sem respeito não existe interação, e, por conseguinte, não acontece comunicação).
Independente do progresso do “trabalho-Blog” estou muito satisfeito com os benefícios que o mesmo tem trazido. Encontrei pessoas que acrescentam muito para mim, e com as quais eu me ocupo e me preocupo. Importamo-nos muito uns com os outros, e é isto que constrói o significado da palavra grupo (derivada do italiano gruppo, termo do século XV que significa reunião, conjunto). Vai além de um trabalho ou de notas. Situa-se acolá de uma disciplina ou dever. Extrapola a circunstância ou ocasião. O turbilhão de grandes idéias que nasce da mente do Edson. A acidez crítica e a marcante disposição da Márcia. O comprometimento e capacidade de situar-se da Luciene. A racionalidade tecnológica e a ousadia do Felype. Tantos fatores que poderiam ser dispares, porém tornaram-se ímpares e complementares...
Voltando para a Comunicação. A linguagem é um fenômeno tipicamente humano. Ela nos define. Está incrustada dentro do nosso Ser. Nascemos para pensar; somos Homo Sapiens. Nascemos repletos de desejos; somos Homo Volens. Pertencemos a uma realidade eminentemente material; somos Homo Somaticus. Consistimos-nos em seres políticos, vivemos em sociedade; somos Homo Socialis. Todavia, falar é parte constituinte do ser humano. Nascemos falando e para falar, pois o choro do recém nascido já é uma forma de expressão (comunica algo). Somos seres falantes. Arquitetos lingüísticos. Artesãos das palavras. Homo Loquens. Como ressalta Heidegger, “O homem fala. Nós falamos na vigília e no sono. Falamos sempre, até quando não proferimos nenhuma palavra, mas escutamos ou lemos, mas nos dedicamos a um trabalho ou nos perdemos no ócio. De um modo ou de outro, falamos ininterruptamente. Falamos porque o falar nos é inato”.
E é assim, falando da linguagem, que eu agradeço ao grupo do qual faço parte aqui neste Blog. Edson, Felype, Márcia e Luciene: é muito gratificante dividir este espaço com vocês. É assaz bom encontrar liberdade de diálogo e respeito em cada um. Boa vontade e comprometimento são tudo (independente do que aparece para quem não convive conosco). É com muita honestidade que digo isto: espero encontrarmos-nos daqui a três anos, formados, com um Blog ainda ativo, e celebrando nossa amizade (pois a amizade é o apogeu da intercomunicação; a luz da amizade devasta até as trevas mais profundas).
Adriano José Gonçalves
8 Response to Dilatação de um anseio contemporâneo
Em primeiro lugar,gostaria de enfatizar que faço minhas suas palavras é muito bom ter, cada um de voces como integrante deste blog e principalmente como companheiros, cumplices (no bom sentido é claro), e saber que podemos ter a confiança que ao precisarmos de ajuda temos uns aos outros como apoio.Espero que juntos possamos manter nosso blog,independente do final do trabalho, de modo que o nosso crescimento seja refletido nele e que ele sirva como um medidor de tal.
Abraços.
Com carinho
Márcia de Araújo
Caro filósofo!
fiquei muito feliz com a sua postagem e com a perspectiva de continuidade de nossos afazeres.Saiba que é uma honra pertencer a tal grupo e que além de tornarmos amigos, a cada dia aprendo mais e mais com todos vocês. Muito obrigado pela oportunidade e lembre-se: está apenas começando. Adoro vocês e você "filósofo" é um cara iluminado.
valeu demais!
Oi pessoal!
To passando só para deixar os parabéns ao grupo pelo blog, e pela união da turma!
Muito legal ver como vcs são unidos, amigos, sinceros e verdadeiros!
O fruto disso tudo pode ter certeza que vai ser uma grande e bela amizade!
Abraços,
Sarah Sader
Adriano,
vc é um Redator nato, faço de colocações em relação as atribuições de seus colegas, minhas palavras.
Att,
Profª Flávia Pellegrini
Adriano o que falar desse nome:
o nome significa: o que veio da região da Ádria e indica uma pessoa muito ativa mas que costuma oscilar entre os interesses imediatos e os ideais de longo prazo, e isso lhe acarreta dilemas constantes...isso diz tudo, resumindo Adriano tem o dom de se um cara q visa o presente e o futuro sabendo lidar com todos e com seus interesses
Batalhador esse cara
Viva a sociedade Comunicologos promove
Também faço questão de te parabenizar e dizer o quanto fico contente por saber que existem pessoas como você!Empregou as palavras brilhantemente,num texto riquíssimo em qualidade,tratando da amizade e das relações interpessoais de forma tão nobre!
Concordo com a Flávia,você é um redator nato!Parabéns!
Ana Carolina
11/06/2008
Oi Adrix!
Com este blog e mais ainda, com esta postagem, as relações interpessoais para mim se tornam cada vez mais curiosas e dignas de muito respeito!
Aproveito suas palavras para agradecer também a todos os companheiros "comunicólogos promove" pela maravilhosa oportunidade de enriquecer meus conhecimentos com pessoas tão brilhantes!
Como disse o lixo: Viva a sociedade Comunicólogos Promove!
Postar um comentário