POSTAGEM INTEGRADA

Telecom Itália Móbile e a “Guerra das Teles”


Olá, aqui quem fala é o Edson. Dia de postagem integrada. Hoje somos três que postamos juntos. Eu vou expor minha tese. A TIM (Telecom Itália Móbile) é pioneira no mercado de telecomunicação brasileiro. A operadora foi pioneira no lançamento da tecnologia EDGE no país e também nos serviços multimídia (MMS). Portanto, é uma empresa que está à frente em atuação e tecnologia.

A TIM foi pioneira ao oferecer o primeiro serviço de mensagens multimídia do Brasil, em outubro de 2002: o TIM Foto Mensagem. Em seguida, lançou o TIM Video Mensagem, primeiro serviço do gênero no Brasil, para gravação e envio por email de vídeos sonoros de até 40 segundos. Caminhando rápido e com objetivos fixos, a TIM está antenada no mercado e nos seu desenvolvimento. Enquanto empresas rivais como VIVO e Claro mal tem se mexido, a TIM busca ação, mobilidade, tem foco.

E reparem que a TIM não olhar apenas para a tecnologia. TIM Festival e Prêmio TIM de Música são sinais disto. A empresa aposta pesado em trabalhos que desenvolvam a sua imagem. Vejam que o TIM FESTIVAL atinge as massas, enquanto o Prêmio TIM de Música, pega outro setor de pessoas. Isto é foco! A TIM tem esta visão e sabe trabalhá-la. E é isto que a torna a melhor empresa do ramo de telecomunicações no Brasil hoje. O nome TIM é sinônimo de objetividade e foco!

Concordam comigo? Recomendo visitar o site da empresa, e reparar bem nas propagandas que surgem na TV. O recado da TIM sempre é bem direto e nítido, como tem de ser. Elementar meus caros, quem sabe o que dizer e como dizer, sabe o que pode esperar receber. Viver sem fronteiras é assim... Hehehe...

Bola pra frente. Um abraço e até a próxima...




Cordiais saudações! Agora quem toma a palavra sou eu, Adriano. Feito o primeiro momento do processo dialético, é minha vez de tomar a palavra e tecer uma antítese para a questão. A TIM não é pioneira no mercado de telecomunicações propriamente dito, nem no de tecnologia como um todo. A empresa apenas aproveitou-se de um momento de estagnação das demais operadoras e ganhou sua fatia de mercado. O que não quer dizer necessariamente que foi sua política focada que fez diferença.

Primeiramente, a TIM teve deveras um crescimento considerável nos últimos anos. Todavia, isto se deve ao timing da empresa, que se aproveitou de uma fragilidade das rivais de mercado. Foi algo circunstancial, e não podemos aproveitar disto para concluir a excelência da empresa.

A VIVO consolidou rapidamente sua liderança de mercado. Chegou a possuir mais de 50 % de share de mercado. Porém, estagnou diante disto. A Claro realmente disse para que veio na telefonia brasileira foi somente agora, já que largou na frente na implantação do 3G e da vendo da cobiçado iPhone. A Oi, que até então não havia sido uma grande rival para as demais, começou a investir mais pesado em promoções vorazes, trouxe a campanha contra a venda de aparelhos bloqueados, e adquiriu a Brasil Telecom, ganhando status e respeito de suas rivais. Estamos presenciando o começo da “Guerra das Teles”, e quem largou na frente, conquistando a cobertura nacional primeiro (a TIM), mudou de posição.

A TIM chegou a tomar a liderança de mercado da VIVO. E parecia mostrar potencial para fazer jus ao seu lema, e não ter fronteiras para o seu crescimento. No entanto, não é bem isto que está acontecendo atualmente. A VIVO acordou, restabeleceu-se, comprou a Telemig Celular, está investindo mais pesado em marketing, revisando seus planos, e simplesmente retomou sua liderança de mercado. A VIVO sim tem foco, pois chegou atrasada no quesito cobertura nacional, mas chegou para ser líder de mercado. E por ser a primeira empresa a investir mais forte neste mesmo mercado, a VIVO é a grande pioneira do mercado de telecomunicações. Interessante notar que o iPhone 3G está chegando, e será por meio da Claro (primeiramente), e em um segundo momento através da VIVO também (e neste ponto, o que houve com a TIM? Ficou para traz? É possível ignorar o mais fenômeno recente da telefonia mundial? Ignorar um produto Apple com potencial sem fronteiras?).

Podemos também recordar a onda de promoções com bônus incríveis para nós consumidores pré-pagos. As ofertas são cada vez maiores. Mercado que foi agitado pela Oi com suas promoções “Oi Ligador” e “Quem ama não bloqueia”. VIVO e Claro vieram no seu encalço. Porém, novamente, a TIM demorou a movimentar-se. É bom notar que ela não mais a empresa que mais cresce das quatro grandes da telefonia brasileira (posição que ela ocupou por um considerável tempo). Atualmente é a TIM quem tem estagnado. Todas as suas rivais abriram os olhos, e é bom a TIM perceber isto a tempo.

Vamos conceber o troféu de pioneirismo promocional para a Oi (“Oi Ligador” e “Quem ama não bloqueia”). O de tecnologia para a Claro (chegará primeiro com o iPhone). O de cobertura vai para a TIM (primeira a cobrir o território nacional). Todavia, “Oscar de pioneirismo em telecomunicações no Brasil” vai para a VIVO!

Oposição por contrariedade esboçada e defendida. Despeço-me. Um grande abraço, e logo estaremos de volta...



Oi pessoal. Aqui é a Márcia. A natureza verdadeira e única da razão se define segundo o processo racional que procede pela união incessante de contrários — tese e antítese — numa categoria superior, a síntese. Já que meus parceiros de blog desenvolveram suas linhas de pensamento, esboçando tese e antítese, eu vou extrair o que há de legítimo na argumentação de ambos e combiná-los em um ponto de vista mais abrangente e estabelecido. Mãos à obra!

Primeiramente isolemos um fato: A operadora foi precursora no lançamento da tecnologia EDGE no país e também nos serviços multimídia (MMS). Foi também a primeira a implantar cobertura nacional. Estes fatos desde já demonstram o pioneiro da TIM, posto que pioneiro não seja quem faz melhor, mas quem antecipa algo a ser feito. O Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa traz a seguinte definição da palavra “pioneiro”: Diz-se de obra, serviço, iniciativa, idéia, etc., que se antecipa ou abre caminho a outros iguais ou similares. E neste ponto podemos perceber que a TIM abriu sim alguns caminhos na telecomunicação móvel brasileira. EDGE, MMS e cobertura nacional são passos que não podemos desconsiderar.

A TIM largou na frente nestes quesitos. Isto a diferencia das demais. Por ser uma empresa realmente focada em suas ações, a TIM soube utilizar adequadamente sua visão de mercado e o momento propício que vinha construindo-se. A estagnação de mercado realmente existiu, pois a VIVO encontrava-se confortável com sua enorme fatia de mercado, e a Claro ficava quieta, vendo o que acontecia. De início a Oi nem expressiva era. A TIM teve foco, percebeu o estado estacionário das rivais, atirando então várias setas no alvo. Interessante perceberem-se as propagandas veiculadas pela TIM na TV, sua idéia sempre marcante de liberdade, e o desapego com temas para as propagandas, acentuando exatamente a liberdade das mesmas. Outro fator é o site, que é muito segmentado, assim como as ações da empresa. A visão de segundo diversos a serem trabalhos de maneiras diferentes foi um dos fatores que mais contribuiu para a alavancada da TIM no crescente mercado de telecomunicação móvel no Brasil.

Mas nem só de rosas vive-se. A ideologia tão bem empregada pela TIM surtiu efeito, mas parece ter se esgotado em sua própria fórmula. O mercado realmente mudou. A VIVO acordou e reagiu. Reconquistou sua liderança de mercado e ampliou investimentos. A Claro também acordou, e começou a fazer investimentos mais maciços. O iPhone está chegando! A Oi cresceu. Sua política de promoções ousadas mexeu com o mercado; a aquisição da Brasil Telecom cria um gigante da telefonia brasileira, agora sim capaz de encarar TIM, VIVO e Claro. As coisas mudaram, e parece ser hora da TIM rever suas estratégias. A fórmula que deu certo antes, não vai demonstrar a mesma eficácia neste novo cenário. É a vez de a TIM abrir os olhos.

Recapitulando: o diferencial da TIM é a sua política de foco e segmentação, linha que a fez crescer muito diante da estagnação dos seus concorrentes. Porém, muitas coisas aconteceram nos últimos tempos (promoções cada vez mais incríveis, chegada da tecnologia 3G, corrida pelo lançamento do iPhone no Brasil, aquisições da VIVO e da Oi, etc.), e o cenário mudou. Por ser a única empresa brasileira na briga, a Oi conta com maior boa vontade do governo. Por traz de Claro e VIVO temos duas das mais poderosas empresas de telefonia móvel do mundo (América Móvil e Telefônica, respectivamente), o que permite as duas um potencial de investimento maior do que a TIM. Tudo mudou. Vamos ver se a TIM acompanha estas mudanças, e perceber sua capacidade de mexer com o mercado e aproveitar brechas. É à hora de perceber se existem fronteiras para a Telecom Itália Móbile.

Esta foi a nossa “postagem integrada”. Cada uma das partes de um todo que se completam ou complementam. Espero que gostem. Até mais!


Edson Medeiros
Adriano José Gonçalves
Márcia de Araújo Pereira

6 Response to POSTAGEM INTEGRADA

Anônimo
24 de junho de 2008 às 10:35

Oi pessoal!
Gostei muito dsta nova experiência de postar em conjunto. Foi uma nova forma de transmitir esta nossa proximidade para quem visita nosso blog.
É muito bom compartilhar nossas idéias, muito legal!
A TIM é um caso dos mais interessantes da atualidade, e debater o tema valeu à pena. Enriqueci-me com as abordagens deste assunto. E foi interessante ver como cada uma defende seu lado.
Vamos manter este ritmo nos próximos períosod OK?
E acima de tudo, manter a amizade!
Abraço pro Edson e Beijos pra Márcia (heheheeh...)!

Anônimo
24 de junho de 2008 às 14:57

Muito legal
um case batante rico de informaçoes e mostra como que uma pequena empresa conssegue se manter top no mercado diante de Tubaroes como a OI e a VIVO.
Bastante legal tambem que interage muitos tipos de conceitos como o da Comunicaçao 360 graus.
Uma boa empresa tem que ter um marketing muito melhor ainda
abraços!!!

Anônimo
26 de junho de 2008 às 00:08

Olá Márcia, Edson e Adriano!
Parabéns por esta iniciativa tão criativa e ousada!
Digo ousada porque é interessante ver "os dois lados da moeda"!
Conhecer mais um pouco desta empresa e os seus pontos fortes e fracos valeu a pena!
Continuem assim!
Grande Abraço!

Anônimo
26 de junho de 2008 às 00:11

Desculpe, mas não poderia deixar de corrigir o meu erro.

Não são os DOIS lados da moeda e sim TRÊS né?

Hehehehehehehehehehe!

Valeeeu!

Anônimo
29 de junho de 2008 às 19:51

Não poderia deixar meu relato de que foi muito legal trabalharmos no mesmo poste e que o Adriano e o Edson são sensacionais.
Valeu meninos!!!
Até a proxima!!!

Anônimo
29 de junho de 2008 às 22:05

Pessoal...
Adorei! Uma experiência bem enriquecedora onde além de deixarmos idéias aprendemos com as idéias dos outros. Adriano e Márcia, vocês são fantásticos!

Postar um comentário