terça-feira, 24 de junho de 2008 Tags: 4 comentários

Design na web na visão de Luli Radfahrer

É muito gostoso, pesquisar e descobrir novas áreas em nossa profissão, e exatamente por isso que resolvi dar uma olhadinha em um profissional que se destaca bastante na área de comunicação digital.


Galera o cara é fera, o nome dele é Luli Radfahrer, ele é pioneiro em designer digital no país e fundou uma das primeiras agências de comunicação digital, atendendo a empresas de grande porte, já foi vice-presidente de conteúdo de um portal de internet em Nova Iorque, fez doutorado em Londres, claro que são apenas alguns de seus feitos, mas o que lhe garante destaque alem de sua trajetória profissional, é a sua vida acadêmica. Ele é um dos pensadores mais inquietos com o tema no país. É autor de livros de designer digital e professor visitante do curso de pós-graduação em comunicação da Columbia University, de Nova Iorque. Ele é Ph.D. em Comunicação Digital pela escola de Comunicações e Arte da USP onde é professor há mais de dez anos. Enfim ele respira comunicação digital. E é exatamente por tudo isso que resolvi falar sobre ele.


A respeito de sua opinião sobre quais foram às mudanças mais significativas do designer que atua na web ele disse que o divertido de se trabalhar em uma área nova é que se torna veterano com pouquíssimos anos de experiência. Antigamente o designer tinha que conhecer algumas características técnicas como o numero de cores de GIF, um pouco de HTML, compressão de um JPEG, hoje precisa saber um pouco de Flash e CSS, não adianta simplesmente saber ilustrar. O que mudou muito foi à participação do usuário e as possibilidades de manipulação do conteúdo.


O novo cenário permite uma versatilidade ao usuário, ao mesmo tempo em que o obriga a planejar e modularizar seu trabalho. Os profissionais que trabalham com layout antes do surgimento dos computadores gráficos precisavam de muito planejamento. Hoje eles voltam a usá-los. Isso faz bem para seu senso de organização e melhor ainda para o consumidor final, que recebe um material que, alem de bonito e relevante, tem hierarquia gráfica.


Agora quando questionado a respeito da relação do design da web com o publico alvo de uma pagina e como ele deve se adaptar ao perfil da audiência relatou:


A base da comunicação é transmitir uma mensagem e isso só é feito quando os dois lados conseguem se falar. Se você não ouve seu publico, pode se comportar como alguém que já tem a resposta antes mesmo de ouvir a pergunta. Isso é arrogante e perigoso, por isso muitos “criativos” se comportam como crianças mimadas. Ele deve fazer o contrario: ouvir o que a audiência quer antes de projetar. Os exemplos estão nos sites mais populares do mundo: Amazon e Google. A primeira parece “adivinhar” o que você quer e o que pretende fazer depois de cada passo. O segundo é pratico e direto: não desperdiça o tempo do publico com firulas gráficas ou papo furado.


O perfil da audiência na internet vem mudando pouco a pouco, no Brasil a uma geração que cresceu com ela, o caso é o seguinte o design de internet vem incorporando essas mudanças?


Ainda é muito cedo para se dizer que o designer tenha efetivamente “entendido” o que pensa o usuário que cresceu com a web, ate porque tanto a tecnologia quanto suas aplicações têm mudado bastante. Uma das características mais importantes dessa mudança de comportamento esta na comunicação em geral, que não usa mais mouses, monitores, ícones ou arrobas para falar de um conteúdo digital: ela se concentra no conteúdo. Os botões e links dos web sites não parecem mais com botões de verdades nem teclas de computador, e ate a frase “clique aqui” esta começando a desaparecer. Essa é a mais evidente das mudanças: quando certas coisas não precisam mais ser ditas, pois são compreendidas por todos.


Quais as principais tendências do design de web contemporâneo?


Relevância - não adianta um web site ser bonito e não fizer sentido para seu publico.

Colaboração - interatividade é coisa do passado. O usuário quer contribuir alterar o projeto final, fazer parte. Essa é a força por trás dos verbetes da Wikipédia e dos comentários nos blogs.

Comunidade – o usuário quer cada vez mais colocar a mão na massa, não se acessa a internet sozinho. Todos os serviços digitais precisam permitir que ele atinja esses objetivos.


E quais as características de um design de internet bem executado e essas características podem ser deixadas de lado a favor da criatividade?


Acredito que a principal delas é a transparência. O bom design é como o tempero de uma comida. Ele deve contribuir para o conjunto geral, destacando o conteúdo e só chamando a atenção para se de profissionais específicos do mercado. Ainda no exemplo da culinária, um peixe bem feito é apreciado por todos e só cozinheiros repararam o uso criativo do coentro ou no tempo de forno. Um design que chame a atenção para se é como um prato muito apimentado ou sobremesa doce demais.


Para finalizar qual diferencial destaca um profissional mediano de um profissional que se destaca?


Existe um ditado que pondera: “você foi feito com dois olhos, dois ouvidos, um nariz e uma boca: portanto deve receber cinco vezes mais informação que emite”. O bom design para mim é aquele que, que além do conhecimento técnico e talento, tem a maravilhosa capacidade de ver e ouvir seu público, seu cliente, seu ambiente social. Esse é o que, com o tempo se destaca.


Caso se interessem pelo trabalho do Luli Radfahrer basta acessar: www.luli.com.br


Márcia de Araújo Pereira

4 Response to Design na web na visão de Luli Radfahrer

Anônimo
24 de junho de 2008 às 09:59

Oi Marcinha...
Postagem diferente, muito bom!
Gostei das idéias do Luli Radfarer, bem originais.
A entrevista é bem proveitosa, e o site deveras interessante.
Gostei!
A WEB está mudando, e o designer que pretende sobreviver neste mercado tem que acompanhar estas mudanças, pois "tudo flui".
Tecnologia é coisa que não pára, e criação é um ramo dinâmico ao extremo. É por aí... Versatilidade é a palavra...
Até mais ver!

Anônimo
25 de junho de 2008 às 15:40

Caramba...a intelectualidade tá fluindo nesse blog
Postagem ótima....a atualizaçao de conhecimentos é tudo para o bom publicitario
Visao e saber "sugar" as informaçoes
é o básico para nós
Vlw
Abraços!

Anônimo
26 de junho de 2008 às 00:22

Olá Márcia!
É isso aí, uma grande fonte de inspiração! Também com um gabarito desse heim?
Neste post encontramos várias dicas super importantes para lhe dar com a Comunicação!
Principalmente a de que ouvir o que o público quer é sempre mais necessário do que apenas falar!
Parabéns!

Anônimo
29 de junho de 2008 às 21:58

Marcinha...
Show! essa foi a palavra que escolhi para definir sua postagem.
Uma aula sobre o tema e uma ótima dica para futuras pesquisas.
Dicas fascinantes, diga de passagem. Parabéns pela pesquisa e obrigado por mais um ótimo post que sem dúvida foi de grande valia para mim.
Valeu e até.

Postar um comentário