domingo, 8 de junho de 2008 Tags: 5 comentários

Pensando no meio ambiente...

Projetos de lei em tramitação na Câmara Legislativa do DF pretendem reduzir o uso dos sacos plásticos em estabelecimentos comerciais.

As sacolas de plástico utilizadas nos supermercados do Distrito Federal podem estar com os dias contados. Estão em tramitação na Câmara Legislativa três Projetos de Lei (PL) que prometem pôr fim aos produtos compostos de Polietileno e Polipropilenos, considerados um dos maiores poluentes do planeta.

Ao que tudo indica o Projeto de Lei nº. 368/2007 do deputado Batista das Cooperativas (PRP/DF) e o Projeto Lei nº. 531/2007, de autoria do deputado Wilson Lima (PR/DF), devem ser aprovados ainda neste ano. Ambas as propostas sugerem aos estabelecimentos comerciais do DF a substituição de sacolas plásticas elaboradas a partir de resina sintética proveniente do petróleo por sacolas reutilizáveis, também chamadas de ecológicas.

O ideal é que este projeto seja aprovado a nível nacional.

O gerente regional do supermercado Comper (em Brasília), Gustavo Rodrigues, é a favor das propostas. Para ele, a medida deve reduzir o impacto ambiental causado pelo uso excessivo das sacolas. “Apoiamos a iniciativa, tanto que já nos adiantamos e, desde o ano passado, passamos a oferecer aos nossos clientes uma opção de sacola ecológica”, diz.

A idéia tem dado certo em todas as unidades da rede. Segundo Rodrigues, a procura pelo produto tem registrado um crescimento considerável e isso se deve à consciência do consumidor em querer fazer a sua parte. A procura pelo produto é grande e, em algumas lojas, já é preciso reabastecer os estoques. Desde a implantação, cerca de duas mil unidades já foram vendidas.

Um agravante que já precisa ser pensado é que a maioria dos consumidores utiliza a sacolinha dos supermercados para depositar lixo. Com o fim do seu uso, será preciso comprar os sacos convencionais – aquele azul ou preto –, que também é muito agressivo ao meio ambiente. Portanto, a lei precisa incluir esses fabricantes. Não adianta o supermercado fazer a parte dele, o consumidor fazer a parte dele, e a indústria continuar produzindo sacolas de plásticos feitas com derivados do petróleo.

Se cada um tiver esse compromisso com o planeta, todo mundo sairá ganhando, sei que como pessoa e como publicitário podemos ajudar nessa causa.

Existem alguns modelos de sacolas ecológicas, como a foto acima, e porque não trabalharmos em cima destas sacolas, com um trabalho bem legal? Hoje em dia as pessoas compram as sacolas, quem tiver visão pode trabalhar em cima delas (claro com um trabalho ético que envolva a empresa com a causa). Tenho certeza que veremos muitos trabalhos legais em relação a elas.

Mas não quero que pensem que só vejo o lado financeiro da coisa é que será realmente uma oportunidade de fazer uma publicidade de resultado, imagina uma sacola com uma estampa moderna bem bonita e com a logomarca de seu cliente circulando por ai? Detalhe tem que ser um trabalho legal para não deixar de ser agressivo ao meio ambiente e passar a ser uma poluição visual.

O importante é que todos possam entender que o meio ambiente exerce um papel fundamental em nossas vidas e que precisamos fazer algo urgente para melhorar nossa qualidade de vida.

Abraços,


Márcia de Araújo Pereira.

5 Response to Pensando no meio ambiente...

Anônimo
8 de junho de 2008 às 21:31

Olá Márcia.
Ótima postagem, o que é normal.
realmente trata-se de um assunto de interesse de massa e que trará alguma polêmica. Mas acredito que com inovação e uma publicidade ética e criativa a solução será eficaz. Contamos com você.
Abraços!

Anônimo
10 de junho de 2008 às 10:43

Oi Marcinha...
Garota, você tem futuro!
Gosto muito da sua forma de abordar os mais diversos assuntos. Acho muito interessante e original.
Como você mesma disse, "O importante é que todos possam entender que o meio ambiente exerce um papel fundamental em nossas vidas e que precisamos fazer algo(...)".
O importante é a percepção e consciência desta realidade. É a concretização de atitudes visando mudar esta realidade. O importante é abrir os olhos enquanto há tempo...
Parabéns Márcia, te cuida...

10 de junho de 2008 às 17:29

Prezadas alunas e alunos,

a profa. Flávia mandou um e-mail para mim informando dos blogs que vocês construíram e vim dar uma conferida...Surpresa! Dá o maior orgulho ver que vocês, no 1o.período, já estão com esse pique, escrevendo bem, pesquisando, procurando ficar por dentro e "filosofar" sobre essa área de conhecimento tão dinâmica que é a comunicação. Só posso, então, parabenizar todos vocês (e a turma como um todo) por abraçarem a idéia e colocarem nela a "alma" de vocês. Com certeza, esse blog é um registro da competência, talento e disposição de todos para atuarem como profissionais diferenciados neste mercado que está em busca, justamente, de profissionais com tal perfil. Vou voltar sempre!!! Abraços, Profa. Fernanda Motta
Coordenadora do Curso de Comunicação/ Faculdade Promove

Anônimo
11 de junho de 2008 às 16:10

Muito boa o post.
Inclusive relacionadissimo com o tema da nossa materia, é o que mantem nosso blog atualizado e de acordo com a materia do curso
Muito boa a postagem mesmo, continue assim!!!

Anônimo
20 de junho de 2008 às 15:58

Aí garota!
Arrasando como sempre!
Porque estas medidas não foram tomadas a mais tempo não é?
Mas o que passou, passou e temos que aproveitar este momento para buscar estratégias que despertem o desejo dos cidadãos a se lançarem nessa causa.
Mostrar que a consciência só trará benefícios a todos nós!
Vamos lá!
Grande abraço!

Postar um comentário