domingo, 1 de junho de 2008 Tags: 5 comentários

Elementar, meu caro Watson...

Continuando o assunto sobre o “olhar publicitário”...

Hoje é dia de treinar mais uma vez este olhar, mas longe do futebol. Hoje é dia do “olhar publicitário” deter-se na literatura. Recentemente fiquei impressionado ao ler um livro: Um Estudo em Vermelho, de Sir Arthur Conan Doyle, alguém conhece? E se eu falar que é o primeiro livro do famoso personagem Sherlock Holmes? Pois é, o Adriano me indicou, me emprestou, e eu li. E quero falar de como “vi” este livro e do que acrescentou ao meu modo de enxergar algumas coisas.


Sinceramente, acho que o Sherlock antecipou os computadores. Ele raciocina tão fácil. E percebe as coisas nos seus “míiiiiiinimos detalhes” (hehehe...). O que faz a diferença entre Sherlock e os outros é isto, o seu olhar aguçado, treinado para não deixar escapar a sutileza das coisas, por menos significativas que possam parecer.


Já ouviram falar de brainstorming? Eu sei que já. Mas e de mindstorming? Uma tempestade de idéias individual recebe este nome. Nota: Sherlock Holmes faz isto o tempo todo. Quando se lê as coisas que ele diz você assusta. Não tem lógica! Mas quando vem a explicação, é bem mais simples do que parece. Ele não deixa escapar nenhuma possibilidade, por mais absurda que pudesse parecer.

Ou como o próprio diz: “Quando se extrai o impossível do possível, o que resta, por mais improvável que pareça, é invariavelmente a verdade”.


Dá para perceber que eu gostei muito da leitura, não é? Com certeza foi o primeiro de muitos que vou ler (principalmente se o Adriano me emprestar os outros hehehe...). Mas falando em matéria de publicidade, Sherlock me mostrou o valor de “chocar as idéias”, e que se eu não puder fazer isto com alguém, eu consigo fazer isto sozinho.


O importante é o dinamismo, o tráfego de idéias. É isto que com certeza constrói um grande diferencial. Outro fator que não posso deixar passar é óbvio: os detalhes. O “olhar publicitário” não pode discriminar nada. Os detalhes são fatores primordiais na campanha publicitária. Conseguem imaginar como isto pode ser um diferencial dentro de um processo de briefing e planejamento? Ou no momento de definir como trabalharemos a mensagem principal da campanha dentro de praças diferentes?


O bom publicitário deve aprender a “lição de Sherlock Holmes”. Deve conseguir notar as sutilezas, aprendendo a antever (ver antes, observar com antecedência). Nem tudo é elementar meus caros, mas o que realmente for não deve ser permitido escapar por nada. Vamos começar a treinar isto, porque pode ser o que lá na frente diferirá cada um de nós dos vários publicitários que se formam anualmente nas mais diversas faculdades. Valeu! Até a próxima. Brigadúuuuu...


Edson Medeiros Rodrigues Maciel

5 Response to Elementar, meu caro Watson...

Anônimo
8 de junho de 2008 às 17:35

Beleza Edson?
Bom saber que o livro que te emprestei serviu para algo mais do que uma simples leitura, que te acrescentou algo ao "olhar publicitário", como você gosta de falar...
Legal que por vias diferentes, Márcia e você fizeram textos complementares: a percepção das coisas, mesmo das mais simples.
É por isto que eu adoro este nosso grupo!!!
Nem vou falar do Sherlock, porque eu sou suspeito. Adoro esse cara!
Parabéns pela postagem... Elementar, meu caro Edson...

Anônimo
8 de junho de 2008 às 20:24

Fantastica!!! Espero que seja sempre assim cada postagem de vocês sempre me acrescenta algo de positivo,é claro. Fico encantada ao ver que nosso grupo esta aprendendo um com os outros. Mindstorming, adorei o termo espero usar bastante ao longo da minha vida.
valeu!!!

10 de junho de 2008 às 16:07

Olá Edson e pessoal!
Estou muito satisfeita com o blog de vocês, percebo que estão todos interessados e focados no conteúdo do mesmo. Parabéns! Não se esqueçam que esse blog pode até ser a peça inicial do portfolio de vocês, o que acham? Continuem assim!
Att,
Profª Flávia Pellegrini

Anônimo
13 de junho de 2008 às 11:41

Oi Edson,
Seu texto me fez lembrar da Oficina de Criatividade do Professor Délcio. Será que ele leu Sherlock também? rs
Trabalhamos muito com essa idéia de não descartar nada, por menor que seja!
Parabéns!
Continue assim garoto!
Aquele abraço!

Anônimo
25 de junho de 2008 às 16:11

Que isso eim ate as estrategia do livro mais famoso de misterios que existe
é esse lhar critico que nos mais importa no momento para ser adiquirido nas qualidade nossas
com isso o nosso futuro sera mais voltado para o sucesso de nossos trabalhos
falow!!!

Postar um comentário