Olá para todos. Vou falar de algo que hoje, não totalmente às avessas, mas bem diferente do conceito de antes, o famoso “diário virtual”, ou melhor, o blog, não se detém apenas a distribuir conteúdo pessoal, mas passa a ser utilizado também como poderoso instrumento publicitário. E que muitos ainda não têm noção dessa realidade!
De acordo com dados de pesquisa do Ibope/NetRatings, as campanhas publicitárias na internet promovidas em redes sociais como blogs e sites de relacionamento acreditem, podem ter impacto maior do que se forem promovidas por sites oficiais dos próprios anunciantes, e esse choque pode ser 500 vezes maior do que se as mesmas partissem dos sites das próprias empresas.
Um dos fatores que justificam essa diferença é o número de usuários que navegam em redes sociais. Só em maio de 2008, 18,5 milhões de pessoas navegaram em sites relacionados a comunidades. Se forem acrescidos a este número os fotologs, videologs e os mensageiros instantâneos, o valor salta para 20,6 milhões por mês.
Veja esse exemplo de uma montadora de automóveis: enquanto ela consegue atingir uma audiência de dois milhões de internautas em um mês de campanha em seus sites oficiais, uma campanha do mesmo tipo iniciada por membros de comunidades on-line relacionadas à mesma marca chegaria a um bilhão de internautas no mesmo período, de acordo com a empresa de pesquisa.
Não se pode esquecer que estes usuários são também consumidores e que o crescimento acentuado das redes sociais e a influência que elas exercem, podem ser vistas como uma valiosa ferramenta estratégica. Lembram do PLANEJAMENTO? Conhecer bem essas redes e aprender como fazer parte delas não apenas previne eventuais crises ou problemas de imagem, como também nos aproxima de seus públicos.
Para finalizar, trago um fato que trata do assunto abordado em questão de uma maneira unisitada e que eu particularmente achei muito legal. Bom, é sobre a escritora e blogueira (apesar de não gostar de ser chamada assim) Clarah Averbuck.
Em uma entrevista dada à escritora Mariana Peixoto ela diz: “O meu negócio é livro. O blog só foi um meio que encontrei de soltar o que escrevia”.
A questão é que ela criou o blog chamado Brazileira!Preta (hoje extinto), para fazer exatamente o que ela disse acima, soltar o que escrevia, mas a gaúcha de 29 anos, com três livros lançados e dois prestes a chegar ao mercado, tornou-se referência no meio.
E foi dessa maneira que o cineasta carioca Murilo Salles foi apresentado a ela. Um dia, encontrou no jornal a notícia de que o oitavo blog pessoal mais visitado do mundo era o de Clarah. Na época, ele nem sabia o que era isso. Pois entrou no Brazileira!Preta, descobriu que aquela garota estava lançando um livro e não tardou em comprar os direitos. Nascia assim Nome Próprio, filme inspirado nos livros de Clarah: Máquina de pinball e Vida de Gato e em textos publicados por ela no blog.
E vejam de que forma interessante eles divulgam este trabalho: Como a Internet tem presença forte no filme, o lançamento de Nome Próprio está explorando ao máximo os recursos da rede. Em vez de sites promocionais, o longa conta, desde o ano passado, com um blog em que são postados textos de integrantes da equipe com o objetivo de estimular o debate. Também está presente em diferentes ferramentas da rede (Orkut, Twitter, Fotolog, Flickr, Youtube). O MySpace, por exemplo, exibe diferentes cenas do filme. Também organiza-se pré-estréia exclusiva para internautas em São Paulo. Tanto que as pré-estréias que estão começando a pipocar nas capitais estão sendo promovidas por blogueiros de cada cidade. Para tentar organizar uma, é preciso entrar no espaço Projeções do filme, que está no blog.
Deixo agora o recado a todos os blogueiros do 1° Período de Comunicação:
Aproveitem esta oportunidade. Utilizem dessa ferramenta para promover! Seja um produto ou uma idéia. Não importa! Divulguem, escrevam, sejam felizes! E quem sabe algum cineasta não se inspira em suas viagens! hehehehe
Ah, caso interessem, deixo alguns sites de divulgação do filme:
nomepropriofilme.blogspot.com
www.myspace.com/nomepropriofilme
www.conradeditora.com.br (esse é para baixar o livro Máquina de pinball gratuitamente).
Grande Abraço!
Luciene Duarte Carvalho
4 Response to A FORÇA DE UM BLOG
Oi Lu...
A internet mudou muito. As novas ferramentas que surgiram modificaram nossa interatividade com a grande rede. Os blogs cresceram. Surgiram os microblogs. Fenômenos Google e Facebook fizeram grandes apostas. Muita coisa mudou.
Hoje os blogs têm força renovada, e conseguem sobressair-se na grande rede novamente.
Tudo flui.
Levemos esta força para o nosso blog também!!!
Beijos!
Garota muito chique!!!Com certeza ainda nao leram os textos do Adriano he he he!!! Muito Legal temos uma ferramenta poderosa em nossas mãos espero que nosso blog esteja ajudando outras pessoas como esta me ajudando, vou ficar esperta com sua dicas falou?
abraço
OLÁ Lú!
Mais um aprendizado. Realmente o poder dos blogs é indiscutível e inimaginável. Estou sentido na pele essa emoção hehehe!! As coisas estão mudando e consequentemente meios de massa e de fácil acesso torna eficaz em vários aspectos.
Parabéns!
Sucesso e prosperidade à você e a todos nós.
O blog é a potencia da comunicação na net, isso pra quem sabe usa-la.
Mas tudo tem seu valor, basta apenas usar da melhor forma possivel, pois a comunicação é feita de pesquisa tem blog de tudo quanto é tipo mas tem os blogs que swe destacam tipo comunicologos promove.....hehehehehe
Boa postagem!!!!
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