domingo, 1 de junho de 2008 Tags: 5 comentários

Você sabe fazer o óbvio?

Muitas vezes, não enxergamos o que está na ponta do nariz. Buscamos soluções complexas, temos idéias mirabolantes. Temos dificuldades de ver o simples.


Para ilustrar um pouco melhor o que estou querendo passar, observe a seguinte história:

“Chove”. Chove muito. O homem dirige com cuidado. Devido a um curto-circuito em seu carro, ele não pode ligar os faróis. Entra em uma cidade que não conhece bem. Todas as luzes, os postes, tudo na cidade está apagado algumas quadras adiante, um homem, negro, vestindo roupas escuras, começa a atravessar a rua. O carro se aproxima e... o motorista consegue enxergar o pedestre e evita o atropelamento. Como?

Existe uma abundância de respostas criativas para essa pergunta: Devido ao brilho do cabo do guarda chuva; devido a reflexos em poças d’ água; porque o pedestre fez barulho ao atravessar a rua; por que...

A resposta do enigma é muito simples: Era dia. Releia a história, em nenhum momento está escrito que estava escuro ou que era noite.

O que quero enfatizar é que para ser criativo não é necessário criar algo fora do normal, quem sabe este seja um diferencial, conseguir ver o óbvio.

Nos como publicitários precisamos ter essa sensibilidade, estamos em um mundo tão deslumbrado e fascinado em obter grandes campanhas, disputando quem lança uma novidade primeiro que perdemos a chance de mostrar o simples que muitas vezes se torna o grande como diz o ditado popular é através de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas.

Que há diferentes maneiras de dizer a mesma coisa nos já percebemos. Às vezes, uma situação desfavorável pode ser revertida com uma boa comunicação. "Uma boa idéia não surge do nada. Ela resulta de um” salto criativo “, dado em cima de uma orientação clara espelhada na mensagem. Quanto mais inspiradora e relevante ela for, melhor será a idéia criativa daí resultante".

Uma campanha pode ser tecnicamente brilhante, ganhar prêmios de criatividade, mas, na prática, não atingir o alvo e fracassar por completo. Se os consumidores a quem a mensagem supostamente deveria se dirigir não a perceberem, também não irão identificá-la como dirigida a eles e não a reterão em suas mentes.

No meu ponto de vista saber ouvir é o fator mais importante para observarmos o óbivu. Saber ouvir é muito mais do que escutar e darmos a nossa interpretação conforme desejarmos ou baseada nas nossas próprias limitações. Saber ouvir é cultivar a difícil arte da empatia que é a habilidade de se colocar no lugar do outro e prestar muita atenção no significado das palavras, na maneira em que a pessoa está transmitindo, no seu estado emocional, seus limites e conhecimentos; é olhar para os seus olhos, é perguntar se houver dúvidas, é evitar interpretar ou "alucinar" a partir do que foi dito.


O mesmo princípio da empatia se processa para quem deseja se comunicar. Para conseguir um ótimo resultado, basta colocar-se no lugar do outro e gerar estímulos adequados conforme o jeito do outro funcionar, de processar informações, de entender conforme o seu nível cultural ou limitações de vocabulário, conceitos e experiências pessoais.Então é isso, que possamos apurar nosso olhar publicitário também através do simples a nossa volta.


Márcia de Araújo Pereira

5 Response to Você sabe fazer o óbvio?

3 de junho de 2008 às 00:16

Márcia quando me deparei com este assunto,parei.

Estava navegando postagens diversas tive uma enorme curiosidade de chegar até o final para descobrir quem havia postado...só poderia ter partido de você.

Em pouco tempo de convivência percebo a sua ânsia em aprender, participar, vivenciar e acima de tudo ter a capacidade de escolher um tema onde poucas pessoas percebem que os valores de simplicidade, humildade e transparência superam qualquer desejo nos levando ao topo da imaginação.

Nada de assunto colado, percebe-se.

Olha ... você é especial!!!

Acredite nos seus valores e princípios.

O seu futuro lhe reserva o merecimento pela pessoa que é.

Saiba ouvir o seu coração e se for possível,ensine a alguém.

Beijos com sincero carinho e muito sucesso.

O sucesso tem alma!!!

Beth Reis - Pok ta Pok
02/06/08

Anônimo
8 de junho de 2008 às 17:30

Como sempre, os artigos da Márcia são um show à parte!
Podes olhar além e tudo alcançar, ou olhar adinte sem ada enxergar...
Capacidade de percepção da simplicidade das coisas é sim um grande diferencial. Fico recordando da fórmula tão singela e bem sucedida da Bombril: comunicar o óbvio, mas de forma direta, convidativa e sutil. Isto é ser criativo, pois é extravasar mesmo na simplicidade...
Parabéns pelo texto moça!
Beijos...

Anônimo
8 de junho de 2008 às 22:01

Olá Márcia!
Você é surpreendente! Ótima postagem hehehe! Novidade!? a atenção que você presta as coisas simples e utéis é realmente um diferencial que demonta seu caráter e te embaza a ser uma grande profissional. Parabéns!
abraços!!

Anônimo
13 de junho de 2008 às 13:11

Oi Marcia,
Você soube perceber o óbvio e dividí-lo conosco de maneira muito bacana!
A dica por exemplo de colocar-se no lugar do outro e procurar transmitir a mensagem conforme o que ele é e como irá processar as informações é para mim fundamental no objetivo de tocar o consumidor!
Parabéns mais uma vez!
Grande abraço!

Anônimo
15 de junho de 2008 às 13:43

Muito interessante esse post
como sempre ela se mostra bastante critica com basamento de ideias ótimas
Nao é a toa que mais uma vez se destaca em nosso blog
continue assim

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