quinta-feira, 12 de junho de 2008 Tags: 8 comentários

A presença feminina na Web

Oi pessoal! Estavam sentindo a minha falta? Espero que gostem do que eu trouxe para vocês hoje.

As pesquisas já nos disseram várias vezes que a mulher no mercado de trabalho se destaca a cada dia. Agora é a vez de se posicionarem também no amplo mundo virtual. E para nós publicitários a melhor notícia: a oportunidade é fantástica e a porta está escancarada.
Felizmente a Internet hoje deixou de ser preferencialmente masculina e a presença feminina vem crescendo a passos largos como aponta uma pesquisa feita pelo Ibope/NetRatings: nos últimos dois anos enquanto a média de evolução da Internet residencial foi de 75%, apenas 61% são de homens, enquanto 93% são mulheres. Se fora do universo on-line, já é comprovado o consumismo feminino, dentro dele não poderia ser diferente. A compra em lojas virtuais é uma característica que cresce bastante no interesse delas. São práticas e inteligentes! Suas escolhas vão desde comprar passagens de avião, livros, cds, roupas, entrar em sites femininos, atualizar seu blog, até fazer transações financeiras.
Mas elas não param por aí. Invadem também outros espaços na Internet antes reservados, na teoria, para o homem e começa a superar o sexo masculino na produção de conteúdos. E por falar em conteúdo olha aí: segundo um estudo, entre os usuários web de 12 a 17 anos, 35% das meninas postam em blog, enquanto apenas 20% dos meninos blogam.
Além da aquisição de novos conhecimentos, ela também utiliza o mundo virtual na busca de facilidades para o seu dia-a-dia e principalmente que possa ajudá-la como mãe, profissional e mulher. Alexandre Canatella, CEO, ou seja, diretor-geral da e-Mídia e criador do Portal Vila Mulher, justifica a expressiva audiência feminina em sites de relacionamentos: “Elas querem ser ouvidas”. Porém elas acessam mais sites de informação e notícias do que os homens. Esta crescente presença web da mulher está fazendo com que grandes companhias desenvolvam conteúdos voltados exclusivamente para elas e isso tende a crescer como eu já disse no início. Boticário, Unilever, entre outras estão criando ações específicas para atingir essa fatia cada vez maior da Internet. Estão deixando de lado ações consideradas cansativas pelos consumidores, como banners e pop ups e estão criando campanhas criativas com foco nas mulheres.
O primeiro portal no Brasil com este objetivo foi o Bolsa de Mulher, da empresa Ideianet, criado no ano 2000. A idéia é ser mais do que um espaço de conteúdo, mas oferecer também uma rede social voltada para o universo feminino. Elas ainda podem desenvolver o seu próprio contento, criar páginas pessoais, postar fotos, comentar e deixar recados.
Em março, a e-Mídia inaugurou mais um produto voltado para as mulheres: o Vila Mulher. Acessando o portal é possível cadastrar fotos de roupas e criar estilos, calcular quanto consumiu de calorias em cada refeição, compartilhar dúvidas sobre relacionamentos, entre outros interesses. A temática desses portais visa preencher um espaço ainda quase vazio no mercado. É possível perceber que publicitários inovadores têm vantagem competitiva quando abrem um canal com as mulheres.
Portanto galera vejam aí mais uma grande possibilidade para nós! Segue abaixo os portais citados. Visitem!

Um abraço
Luciene Duarte Carvalho

8 Response to A presença feminina na Web

Anônimo
14 de junho de 2008 às 16:45

Oi Lu...
Pois é, a mulher tem buscado seu espaço em todos os meios, e na internet não seria diferente.
O Vila Mulher é um caso banaca, pois é uma Rede Social criada pensando exclusivamente nas mulheres. É um grande passo para a audiência feminina da WEB. O Planeta Mulher (www.planetadamulher.com.br) é outra página que dá enfoque ao público feminino de forma muito elegante. As mulheres do século XXI não podem reclamar de espaço na WEB. Todos os grandes portais estão dedicando mais atenção a este público. Na WEB 2.0 não existe espaço para machismo...
Só espero que este movimento não crie um feminismo na WEB (hehehe...). Só complementando, deixo um link que encontrei e que acrescenta um pouco ao assunto...

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2663354-EI4803,00.html

Beijos!
Bye...

Anônimo
14 de junho de 2008 às 16:47

Olá Lu!
Adorei sua pesquisa e claro os dois temas propostos. Publicidade e mulher. Quer coisa melhor! HEhehe...
Falando sério, é impressionante o poder que vocês mulheres tem de adaptação e inovação. Essa é só mais uma de várias situações onde a mulher vem ganhando um merecido destaque. A competência e o dinamismo feminino é evidente e sem dúvida todos ganham com isso. Parabéns!
Abraços e até!

14 de junho de 2008 às 21:09

Oi Lú!
É sempre bom reforçar a competência profissional e as outras qualidades presentes na mulher,que por incrível que pareça,ainda sofre um grande preconceito no mercado de trabalho.
Parabéns pela postagem!
Ana Carolina
14/06/2008

15 de junho de 2008 às 18:13

Olá pessoal, estamos chegando na reta final!
Espero que me surpreendam ainda mais na qualidade dos últimos posts, hein?
Lu, está faltando um post seu, vamos atualizar, hein?

Abs,
Profª Flávia

16 de junho de 2008 às 09:41

Sim sim,nos vamos conquistar o nosso lugar e ter o reconhecimento merecido. Bem legal a postagem Lu!

Izabela Oliveira

Anônimo
16 de junho de 2008 às 18:24

Ai Lu!!! Realmente senti sua falta, entendo seus motivos porem arrebentou em sua postagem, é isso mesmo a mulher esta cada vez mais ocupando seu lugar e quem for esperto apostará nesse grande e amplo universo de oportunidade que é o universo feminino.
Mandou bem garota.
tchal e até.

18 de junho de 2008 às 09:29

Oi galera!

Realmente esses sites voltados para as mulheres tem ganhado mercado!
Eles são muito interessantes bem interativos!
Já entrei no site bolsa de mulher!
Esse site tem até uma faculdade cirtual com temas especialmente para as mulheres!
Muito legal!

Sarah Sader

Anônimo
24 de junho de 2008 às 15:46

Opa
é a mulheres estão na nossa vida em tudo mesmo neh
Mas isso é muito bom a mulher tem uma visao muito mais ampla e bem diferente da visao masculina
Ela sao essencial para o mercado da comunicaçao
E isso ai abraços

Postar um comentário