domingo, 8 de junho de 2008 Tags: 4 comentários

Bebidas Alcoólicas X Conar, um novo episódio

Desde abril, Conar já abriu 43 processos contra publicidade de bebidas alcoólicas. Mas a partir de 10 de abril algumas coisas vão mudar. Atualmente as propagandas têm apelo imperativo ao consumo, desperta a atenção de crianças e adolescentes, mostram pessoas que aparentam ter menos de 25 anos, exploram o erotismo, não são veiculadas apenas em programas de TV destinados ao público adulto e mostram a cerveja relacionada ao sucesso profissional, social ou sexual. Mas isto vai mudar, ou pelo menos querem tentar começar a mudar as cosias.

A Universidade Federal de São Paulo realizou um estudo mostrando que as propagandas de cerveja veiculadas na TV não respeitam várias determinações do código de auto-regulamentação da publicidade do Conar. Há quem diga que as mesmas não despertam o desejo de beber, mesmo fazendo uso dos apelos que fazem. É algo bem discutível, com certeza. Vale citar superintendente do Sindicato da Indústria de Cerveja, Marcos Mesquita, quando diz o seguinte: "Veja as propagandas de carro. Elas têm toda a questão do conforto, da velocidade, da imagem de poder... As crianças e os adolescentes adoram, mas não significa que vão comprar e sair por aí dirigindo”. É um assim complexo, mas que merece atenção.

Mas não é o momento mais adequado para analisar isto. Quero chamar atenção para outro fato. O Conar está implantando novas restrições para a publicidade de bebidas alcoólicas. Algumas coisas estão mudando.

No site do Conar encontram-se três novos textos que seguem como anexos criados e reformulados para o código de auto-regulamentação da publicidade. Novidades consideráveis estão surgindo, visando restrição maior da publicidade de bebidas alcoólicas. Após tantos processos, até que o Conar demorou a manifestar-se a respeito. A auto-regulamentação ficou mais específica e restritiva. Aguardemos para ver o que muda na prática. Podemos notar algumas coisas que começam desde já, como as indicações e alertas que não existiam até pouco tempo atrás.

Cito a Regra Geral disponível no “Anexo A” dos novos complementos recém publicados pelo Conar: “por tratar-se de bebida alcoólica — produto de consumo restrito e impróprio para determinados públicos e situações — deverá ser estruturada de maneira socialmente responsável, sem se afastar da finalidade precípua de difundir marca e características, vedados, por texto ou imagem, direta ou indiretamente, inclusive slogan, o apelo imperativo de consumo e a oferta exagerada de unidades do produto em qualquer peça de comunicação”.

Vamos aguardar e ver o que acontece. A publicidade vem sendo censurada. Será esta a melhor fórmula para melhor as coisas? Existirão outras soluções? Reduzir a liberdade de expressão é a melhor forma? Ficam no ar estas perguntas...

Até a próxima pessoal...


Edson Medeiros

4 Response to Bebidas Alcoólicas X Conar, um novo episódio

Anônimo
8 de junho de 2008 às 20:21

E aí Edson!
O bicho está pegando camarada!
Guerra mesmo! Star Wars virou Cerveja Wars... hehehe...
Que coisa!
Mas falando sério, é bom ver mudanças acontecendo na forma como a publicidade brasileira é feita, embora eu imagino que não está acontecendo da melhor forma.
Será que já foram avaliadas outras possibilidades? As opções dificilmente esgotam-se...
O importante é não ferir nosso direito de expressão. A censura que começa aos poucos, sempre vai longe...
Fiquemos de olhos bem abertos...
Abração Edson!

Anônimo
15 de junho de 2008 às 13:33

Olá meu bom amigo
Cara é muito dificil esse mercado de hoje
Tudo está relacionando sensualidade pra poder vender
e as propagandas são muito banalizadas
falta de criatividade
isso ai a atitude esta sendo tomada
vlw

Anônimo
20 de junho de 2008 às 15:46

Oi Edson!
É bom mesmo ficar atento às mudanças meu amigo!
Agora talvez as pessoas não tenham pensando em outras alternativas...
Ah, e o detalhe: já haviam regras e essas não estavam sendo cumpridas ok?
Até quando as novas serão?
Como disse o Adrix: "olhos abertos"
Grande abraço!

Anônimo
29 de junho de 2008 às 18:45

ola!!!Muito legal, mudanças são esenciais, adorei as perguntas finais, acho que este deve ser o espirito da coisa.
Oimportante é que coloquemos em pratica o nosso perfil e nossa criatividade para aflorar para que possamos mudar as coisas.
Abraços!!!!

Postar um comentário