quarta-feira, 11 de junho de 2008 Tags: 4 comentários

PELOS PODERES DE GRAYSKULL: EU TENHO A FORÇA!

Olá para todos. Hoje é dia de falar de software. Vou abordar sobre alguns dos programas mais importantes utilizados dentro do meio publicitário. Quando o assunto é criação, você certamente encontrar-se-á com alguns destes programas. Vou me deter nas linhas de softwares de três empresas: Adobe, Corel e Microsoft. São os padrões de mercado.

Começamos com o “Rei da manipulação de imagens”. Estou falando do fantástico Adobe Photoshop, padrão de mercado em matéria de tratamento de imagens. Apesar de não ser um o He-Man, o Photoshop tem a força (pelos poders de Grayskull!). A Adobe é uma das empresas mais influentes do seguimento de criação (basta recordar que a empresa conta com softwares como Indesign, DeamWeaver, Flash, Fireworks, Illustrator, Premiere e After Effects).

Todavia, o Photoshop é um caso à parte. Faz alguns anos que o programa dita as regras no mercado de edição de imagens (note a quantidade de softwares que tem surgido nos últimos anos, seguindo os rastros do Photoshop; cito um que acho interessante: Paint.NET).

Outra observação pertinente a ser feita é que a interface do Photoshop foi padronizada para quase todos os outros softwares da Adobe. E a explicação é simples: integração! A empresa aposta que a interface do Photoshop está devidamente amadurecida, e que integrar seus principais programas ampliará a penetração deles como um todo. Programas diferentes apresentando uma interface em comum diminuem a curva de aprendizado final, pois, se a aparência é igual ou similar, o raciocínio dentro de cada software será simplificado.

Deixemos os “outros” de lado. Este espaço hoje é do Photoshop. Eu uso o Adobe Photoshop CS3, que é a versão atual do programa (a de número 10). A Adobe comercializa 3 versões do produto. O Adobe Photoshop CS3 apresenta muitas novidades em relação ao CS2 (particularmente adorei a evolução do plugin Adobe Camera RAW, que chegou à versão 4, ficando muito versátil e poderoso; arquivos RAW são espécies de negativos de câmeras digitais, e se manipulados apresentam uma flexibilidade que outros formatos de imagem não têm). Existe um Photoshop com poder ampliado, o Adobe Photoshop CS3 Estendido, que apresenta opções voltadas para manipulação de vídeos e de objetos 3D. Assim como existe um Photoshop com poder simplificado (voltado para a fatia de mercado deixado pelos outras duas versões, ou seja, aquelas pessoas que não querem gastar muito dinheiro ou não precisão de um programa tão poderoso; seria um Photoshop de baixo custo, e miraria também uma possível redução da pirataria do programa). Este é o Adobe Photoshop Elements, que se encontra na versão 6. Como se pode perceber, a Adobe mira nos diversos seguimentos possíveis, tentando inundar o mercado com os seus softwares.



Uma coisa seja dita, existem muitas soluções alternativas ao Photoshop, algumas até bem completas (como o Corel Paint Shop Pro, o Corel Photo-Paint ou o GIMP). Alguns existem em mais plataformas que o Photoshop. Outros têm recursos inexistentes no Photoshop. No entanto, nenhum apresenta o poder e versatilidade do programa. Para os entusiastas do CorelDRAW eu digo o seguinte: nenhuma aplicação da Corel conseguiu encarar de frente este programa da Adobe. Comparar Adobe Photoshop CS3 e Corel Photo-Paint X4 é quase desleal. Os programas da Corel são muito bons. O CorelDRAW é um fenômeno de mercado. Porém, Photoshop é o Photoshop (afinal, mesmo não sendo um personagem vindo direto da série Star Wars, ainda assim, o Photoshop tem a força... E olha que nem existe um lado negro nessa história... hehehe...)! O software criado pelos irmãos Knoll é simplesmente fantástico (não sabe de quem eu estou falando? Então, da próxima vez que abrir alguma versão do programa, preste atenção nos nomes que aparecem nos créditos, ou depois de aberto, vá à ajuda, e clique na opção Sobre o Photoshop e veja quem aparece geralmente como primeiro nome; de brinde você ainda fica sabendo quem criou a jóia que é o plugin Camera RAW).

Bom, quero fazer algumas indicações para os interessados em maiores informações:


www.adobe.com/br/products/photoshop/photoshop/
www.truquesedicas.com/tutoriais/photoshop/
www.photoshop.com/express/
www.planetphotoshop.com/
www.photoshopsupport.com/
www.becck.com/



Adriano José Gonçalves

4 Response to PELOS PODERES DE GRAYSKULL: EU TENHO A FORÇA!

Anônimo
11 de junho de 2008 às 16:06

Mais uma vez o nosso Filosofo Adriano nos enriquece de informações super interessantes,e de cunho muito relevante para nosso estudo, é isso ai mantem esse padrao, foi muito instrutivo e em breve o desafio vai chegar aqui no nosso blog neh adriano, aguardem!

Anônimo
14 de junho de 2008 às 16:59

Fala Filósofo!
Obrigado por mais uma aula. Graças as suas explicações e paciência estou começando a entra nesse mundo tecnológico e como cartão de visita estou começando a gostar e entender do inigualável photoshop.
Muito obrigado pelas dicas e conselhos estendidos a mim e aos outros.
Valeu cara.
Obs: Não esqueça meus 10%. hehehe!
Abraços!

Anônimo
20 de junho de 2008 às 16:25

Oi Adrix!
Confesso que antes da faculdade eu não tinha o menor contato com o Photoshop e quando fui apresentado a ele, fiquei com dúvida sobre como seria nosso relacionamento... rs
Mas, para minha alegria, apesar dos imprevistos, tem sido melhor do que eu esperava.
E agora, com esta aula um pouco mais a fundo sobre programa, acredito que as coisas só vão melhorar! Não posso e nem quero dispensá-lo!
Ah, e é claro! Aceito sua ajuda, pois pelo que percebi, vocês já se conhecem a muito tempo não é?
Parabéns!
Grande abraço!

Anônimo
24 de junho de 2008 às 19:20

Ai adriano muito legal que poder hein? Valeu mesmo, é muito bom aprender com a linguagem que voce nos passa, me sinto cada vez mais envolvida com o photoshop e você tem contribuido bastante com isso.
Obrigada e valeu!!!

Postar um comentário