quinta-feira, 26 de junho de 2008 Tags: 4 comentários

Um breve balanço da Comunicação

Olá pessoal! Para que a gente não se perca no turbilhão de novidades que nos foram proporcionadas neste primeiro semestre de 2008, resolvi fazer um breve apanhado dos avanços que já adquirimos este ano.

Conceitos de mobilidade, versatilidade e telefonia nunca caminharam tão juntos, então que tal falar das operadoras de telefonia móvel? E para começar vamos a uma informação recente: Pela primeira vez no ano, Vivo ganha mercado e Tim recua, diz a Anatel. Segundo dados consolidados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que incluem a incorporação da Telemig Celular pela Vivo e a Amazônia Celular pela Oi, a maior operadora celular do Brasil aumentou sua participação de 30,36% em abril para 30,45% em maio, mês da importante data do Dia das Mães para o varejo. Enquanto isso, a participação da TIM caiu de 25,85% em abril para 25,60% no mês passado. Apesar da queda, o grupo mantém a segunda posição no ranking mensal da agência. Já a Claro, do grupo América Móvil, manteve a terceira posição com participação inalterada em 24,75%. Na quarta posição, a Oi registrou oscilação positiva em sua participação em maio, passando de 15,03% em abril para 15,09% em maio.

Os italianos da TIM estão no calcanhar da Vivo e já conseguiram atingir pela primeira vez o tipo de liderança que vinha verdadeiramente perseguindo: é a operadora móvel mais rentável em serviços. Para isso, tem investido intensamente na qualidade e diferenciação dos produtos e serviços oferecidos, ao mesmo tempo em que busca desenvolver ofertas inovadoras e de baixo custo. É importante lembrar como citado acima, que é a primeira vez que a Vivo ganha mercado e isso só foi possível quando ela decidiu reagir adquirindo a Telemig Celular, operadora que possui qualidades que a destaca dos titãs com quem já se acostumou a duelar. Entre elas estão um alto grau de satisfação dos clientes com os serviços prestados, finanças equilibradas e uma marca de prestígio na sua área de atuação. E foi com a incorporação dos usuários da Telemig que a Vivo ampliou a liderança no mercado de celulares no mês de maio.

Outra grande empresa que vem se destacando bastante neste mercado e que atualmente tem trazido muitas novidades positivas para nós é a Claro. Ela anunciou que pretende fazer um investimento na sua rede 3G para aumentar a capacidade dos serviços de terceira geração oferecidos e revela inclusive que está tendo dificuldade para atender a demanda destes serviços. São, principalmente, duas as dificuldades que ela admite: a concentração de usuários em um mesmo local, o que faz a velocidade cair, e a falta de modem nas lojas da operadora e para resolver o problema, vai aumentar os investimentos previstos na rede e afirmou que o aumento já foi aprovado pelos acionistas. Outro grande fato é que assim como a operadora norte-americana AT&T, parceira exclusiva da Apple para lançar o iPhone nos EUA, a Claro foi ao encontro do suposto lançamento do iPhone com suporte a 3G e em maio, a América Móvil, controladora da Claro na América Latina, fechou o contrato com a Apple pelo gadget (o iPhone) na região.

E a Oi? Não poderia ficar fora dessa “briga” não é? Além da aquisição citada acima pela Oi da Amazônia Celular, que ampliou fortemente a cobertura de celular e pode agilizar o cumprimento das metas de cobertura de telefonia móvel, atualmente ela conta também com a Brasil Telecom em um negócio que girou em torno de R$ 8 bilhões logo quando foi feito. A Folha On-line em sua divulgação sobre a compra feita pela Oi citou que o mercado de telefonia no país teria uma nova configuração onde a nova Oi pode ter 29,6% do faturamento total das operadoras de telefonia fixa, celulares, banda larga e TV por assinatura, contra 29,9% da Telefônica/Vivo, 20,1% da Claro/ Embratel e 12,1% da TIM.

Não poderia deixar de falar também de um outro grande avanço que vem crescendo e que promete grandes mudanças no nosso cenário: a introdução da tecnologia VoIP (Voz sobre IP, é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados). Baratear o custo das ligações e popularizar ainda mais os telefones móveis são transformações que o Voip vai fazer em pouco tempo e a NET ligada a todas essas atribuições introduz esse tipo de comunicação tão prático e barato.

Puxa, o período é curto, mas o avanço é longo! E quem sai ganhando com isso somos nós: consumidores e publicitários.

Minha intenção foi mostrar que parcerias, lançamentos e melhorias acontecem a todo instante e que, através de recursos publicitários cada vez mais inovadores, teremos capacidade de enfrentar o mercado.

Args, Marketing de Guerrilha, Comunicação 360º, entre outros. Ferramentas na mão e:

“MÃOS A OBRA!”.

Grande Abraço!


Luciene Duarte Carvalho

4 Response to Um breve balanço da Comunicação

Anônimo
29 de junho de 2008 às 12:45

Olá Lú!
gostei bastante da sua postagem e acredito fielmente nessa ideologia de parcerias e afins. Com certeza as brigas da telefonia móvel traz benefícios a nós como consumidores e possibilidades múltiplas como futuros publicitários. Dentro dessas características devemos ficar atentos e observar todo o desenrolar desse contexto.
Parabéns por tudo.
Valeu e até.

Anônimo
29 de junho de 2008 às 18:52

Oi Lu...
Mesmo não participando da nossa postagem integrada, você manteve um diálogo latente conosco. E olha que não foi combinado hein, acreditem se quiserem...
Mas é isto aí Lu, a guerra das teles está armada, e que o consumidor saia lucrando no final... hehehe...

Anônimo
29 de junho de 2008 às 19:41

Ai Lu quem não sabe ate acretitaria que você estava presente no pate papo meu do edson e do Adriano tema bem amplo este seu e como já foi dito quem ganha com isto é o consumidor e nos é claro que temos muito trabalho pela frente.
fui!!!

Anônimo
30 de junho de 2008 às 14:17

Olá Lú
Caramba, tambem quando pesquisei sobre as concorrencias e mudança do mercado percebi como que é pertubado esse povo.....mas com essas guerras de marca queremos, nós consumidores, sair ganhando tomara
abraços

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