Um ARG parte do seguinte: fazer o consumidor interagir indiretamente com sua marca através de uma história em que ele participa se envolve e banca o detetive. Bom, já sabem como eu gosto do Sherlock Holmes (hehehe...), bancar o detetive é muito bacana. Mexe com a imaginação. Envolve. E este é o X da questão. Elementar, meus caros leitores. Envolver o consumidor com a marca tem sido o desafio das grandes empresas nos últimos anos. Fidelidade não faz mais parte do dia a dia do consumidor como em outras épocas. A solução então é envolver-se com o consumidor, e mantê-lo o mais próximo possível. Venda garantida? Não! Mas venda em potencial garantida. A venda é um outro passo. Como damos cada passo por vez, primeiro chamar a atenção do consumidor, despertar sua curiosidade e desejo, cativá-lo. E os ARG’s são fantásticos neste ponto.
ARG é novidade ainda aqui no Brasil e tem pouca gente ainda falando a respeito. O pioneiro foi o Guaraná Antártica com o Desafio GA. Era uma história ficticia envolvendo um pesquisador da Ambev que desapareceu em circunstâncias misteriosas. Supostamente por estar na pista para a fórmula secreta do Guaraná e envolvido com empresas americanas favoráveis à privatização da Amazônia. Os jogadores tinham que decifrar a escrita em código do pesquisador, que revelava pistas sobre seu paradeiro. O trabalho e envolvimento era tamanho que se precisava pesquisar em blogs e sites fictícios (criados especialmente para o ARG, parte do seu enredo), procurar pistas escondidas por todo o Brasil (como garrafas antigas de guaraná) e assim ir costurando pontas soltas, até comporem toda a história. O sucesso foi estrondoso e qualquer um podia participar. ARG’s são emocionantes. Emocionantes demais.
Tudo isto, e é só uma brincadeira (hehehe...). No meu tempo, brincávamos de futebol e carrinho. Meu filho vai brincar de ARG, um jogo publicitário, interativo e cativante. Como as coisas mudam! Portanto, fique de olhos abertos. Se você se deparar com alguma informação cifrada e misteriosa quando estiver navegando pela internet ou andando pela cidade, preste atenção. Você pode estar sendo atraído para o ainda pouco explorado mundo dos ARG’s...
Abraço! Até a próxima...
Edson Medeiros
5 Response to ARG... Já ouviu falar nisto?
Pessoal, PARABÉNS pelo blog ! Li vários posts e o blog está com altíssimo nível. Espero que a Flávia tenha dado o pontapé inicial e vcs façam sempre deste blog uma fonte de informação, troca de idéias e pensamentos.
E espero poder contribuir com vcs !
Um abraço, Rodrigo
PS: Fiquei mto feliz com o post sobre Arg ...
Boa Medeiros!
Assunto quentinho saindo do forno heim? Rs
Eu fiquei surpresa com essa novidade sobre o Arg! Principalmente através do exemplo que você citou do Guaraná Antartica e que tivemos a oportunidade de aprender mais a fundo na aula do Rodrigo!
É impressionante como as pessoas se envolvem com o novo mundo criado.
Uma excelente estratégia de MKT! Sem dúvida!
Parabéns garoto!
Sem contar o elogio a parte do professor né? hehehehehehe
Fala Edson!
ARG é um tema dos mais interessantes. E motivados pelas aulas de LOST do nosso grande professor e amigo Rodrigo, o tema fica pairando no pensamento mesmo. É recente, mas não é novidade propriamente. A VIVO faz todo ano um ARG (VIVO em Ação), mas como a VIVO ainda não havia chegado em Minas, não ficávamos sabendo...
ARG é o que há, pois envolve o consumidor e trabalho de modo muito dinâmico as marcas...
Parabéns Edson, grande abraço!
E aê Edson
ARG=Sucesso, num é a toa que o Lost tá com moral no mercado, a magnifica campanha que há nesse seriado e a realidade criada é tudo de perfeito
Cara esse post seu ficou ótimo quem tava com duvida agora tá tranquilo pras aulas de rodrigo
Abraços!!!
Fiquei impresionada com a materia espero que nosso grupo comece a desenvolver projetos para fazermos um, voces sabe que possuimos capacidade para isto.
Se ficou algunha duvida do tema você acabou de soluciona-lo!
Abraços e pense na proposta!!!
Postar um comentário