quinta-feira, 19 de junho de 2008 Tags: 5 comentários

ARG... Já ouviu falar nisto?

ARG é uma sigla para Arternate Reality Games ou Jogo de Realidade Alternativa e é uma ação de marketing. A idéia trabalhada nos ARG’s é a seguinte: criar uma história fictícia que contenha algum enigma ou série de enigmas a ser desvendado e convidar seu consumidor para que resolva. É algo fantástico, pois mexe com o consumidor de uma forma bem diferente. Imaginem um RPG com traços mais realistas? Você sabe o que é um RPG, não é? São jogos interativos que mexem com a fantasia das pessoas. Você embarca em propostas de realidade fabulosas, solta a imaginação, incorpora personagens, faz disputas, segue mapas, têm poderes. Bem diferentes das formas de diversão atuais. Existem muitos tipos de RPG’s. hoje, ficaram famosos os que são online. Mas existem RPG’s que não precisam de internet ou computador. Já ouviu falar no desenho Caverna do Dragão? Sabia que existe um RPG muito famoso baseado nele? Pois é, pesquise que eu vou tocar o assunto em frente.

Um ARG parte do seguinte: fazer o consumidor interagir indiretamente com sua marca através de uma história em que ele participa se envolve e banca o detetive. Bom, já sabem como eu gosto do Sherlock Holmes (hehehe...), bancar o detetive é muito bacana. Mexe com a imaginação. Envolve. E este é o X da questão. Elementar, meus caros leitores. Envolver o consumidor com a marca tem sido o desafio das grandes empresas nos últimos anos. Fidelidade não faz mais parte do dia a dia do consumidor como em outras épocas. A solução então é envolver-se com o consumidor, e mantê-lo o mais próximo possível. Venda garantida? Não! Mas venda em potencial garantida. A venda é um outro passo. Como damos cada passo por vez, primeiro chamar a atenção do consumidor, despertar sua curiosidade e desejo, cativá-lo. E os ARG’s são fantásticos neste ponto.

ARG é novidade ainda aqui no Brasil e tem pouca gente ainda falando a respeito. O pioneiro foi o Guaraná Antártica com o Desafio GA. Era uma história ficticia envolvendo um pesquisador da Ambev que desapareceu em circunstâncias misteriosas. Supostamente por estar na pista para a fórmula secreta do Guaraná e envolvido com empresas americanas favoráveis à privatização da Amazônia. Os jogadores tinham que decifrar a escrita em código do pesquisador, que revelava pistas sobre seu paradeiro. O trabalho e envolvimento era tamanho que se precisava pesquisar em blogs e sites fictícios (criados especialmente para o ARG, parte do seu enredo), procurar pistas escondidas por todo o Brasil (como garrafas antigas de guaraná) e assim ir costurando pontas soltas, até comporem toda a história. O sucesso foi estrondoso e qualquer um podia participar. ARG’s são emocionantes. Emocionantes demais.

Tudo isto, e é só uma brincadeira (hehehe...). No meu tempo, brincávamos de futebol e carrinho. Meu filho vai brincar de ARG, um jogo publicitário, interativo e cativante. Como as coisas mudam! Portanto, fique de olhos abertos. Se você se deparar com alguma informação cifrada e misteriosa quando estiver navegando pela internet ou andando pela cidade, preste atenção. Você pode estar sendo atraído para o ainda pouco explorado mundo dos ARG’s...

Abraço! Até a próxima...

Edson Medeiros

5 Response to ARG... Já ouviu falar nisto?

Anônimo
19 de junho de 2008 às 13:00

Pessoal, PARABÉNS pelo blog ! Li vários posts e o blog está com altíssimo nível. Espero que a Flávia tenha dado o pontapé inicial e vcs façam sempre deste blog uma fonte de informação, troca de idéias e pensamentos.

E espero poder contribuir com vcs !

Um abraço, Rodrigo

PS: Fiquei mto feliz com o post sobre Arg ...

Anônimo
20 de junho de 2008 às 17:15

Boa Medeiros!
Assunto quentinho saindo do forno heim? Rs
Eu fiquei surpresa com essa novidade sobre o Arg! Principalmente através do exemplo que você citou do Guaraná Antartica e que tivemos a oportunidade de aprender mais a fundo na aula do Rodrigo!
É impressionante como as pessoas se envolvem com o novo mundo criado.
Uma excelente estratégia de MKT! Sem dúvida!
Parabéns garoto!
Sem contar o elogio a parte do professor né? hehehehehehe

Anônimo
24 de junho de 2008 às 09:51

Fala Edson!
ARG é um tema dos mais interessantes. E motivados pelas aulas de LOST do nosso grande professor e amigo Rodrigo, o tema fica pairando no pensamento mesmo. É recente, mas não é novidade propriamente. A VIVO faz todo ano um ARG (VIVO em Ação), mas como a VIVO ainda não havia chegado em Minas, não ficávamos sabendo...
ARG é o que há, pois envolve o consumidor e trabalho de modo muito dinâmico as marcas...
Parabéns Edson, grande abraço!

Anônimo
24 de junho de 2008 às 14:40

E aê Edson
ARG=Sucesso, num é a toa que o Lost tá com moral no mercado, a magnifica campanha que há nesse seriado e a realidade criada é tudo de perfeito
Cara esse post seu ficou ótimo quem tava com duvida agora tá tranquilo pras aulas de rodrigo
Abraços!!!

Anônimo
29 de junho de 2008 às 20:03

Fiquei impresionada com a materia espero que nosso grupo comece a desenvolver projetos para fazermos um, voces sabe que possuimos capacidade para isto.
Se ficou algunha duvida do tema você acabou de soluciona-lo!
Abraços e pense na proposta!!!

Postar um comentário