sábado, 17 de maio de 2008 Tags: 5 comentários

Um ingrediente das idéias brilhantes

Semana agitada na Faculdade Promove de Sete Lagoas. Semana de Publimix, evento organizado anualmente pela Faculdade Comunicação. Vou dar minha impressão sobre a oficina da qual participei, a Oficina de Criatividade.

Os professores Delcio Almeida e Ciro Guedes conseguiram de forma divertida e descontraída mostrar que o conceito de ser criativo é bem mais amplo do quê geralmente se imagina. Basicamente, é impossível ser criativo sem ter uma bagagem cultural. Nossa mente trabalha através do conhecimento de informações que captamos ao longo de nossa existência, sendo assim fica clara a necessidade da leitura no processo criativo. Além disso, existem alguns fatores que nos ajudam nesse processo de aguçar nossa criatividade.

Por exemplo, observar, só olhar para as coisas, mesmo que pacientemente não basta grande parte do ato de ver consiste em saber o que olhar e o que procurar. Muitas vezes reconhecer os padrões que estão diante dos nossos olhos é tudo o que é preciso para uma nova descoberta (por exemplo, um diagnóstico médico é um reconhecimento de padrões, em que informações visuais, táteis, olfativas e técnicas combinadas são misturadas e comparadas com descrições existentes e doenças). Na maioria das vezes só é preciso encontrar novos meios de usar as informações existentes.

Brincar, o divertimento pode ser útil porque intensifica várias habilidades mentais. São três maneiras mediante as quais as brincadeiras exercitam e desenvolvem o raciocínio por meio da prática. A fantasia favorece o pensamento analógico, a representação e a empatia ao invocar um mundo fictício. O jogo ensina como executar regras dentro de situações externamente demarcadas.

O Ciro e o Delcio nos mostraram que para desenvolvermos o que quer que seja é preciso deixar nossa imaginação fluir e anotar tudo o que passar pela nossa mente por mais banal que seja mesmo que pareça totalmente sem nexo. O que prova a veracidade dessa afirmação é o trabalho do Conrado Almada, o qual nos relatou que em um de seus trabalhos tinha apenas uma câmera e um telefone nas mãos. Ligou para um amigo e pediu que ele lhe relatasse uma historia acontecida com ele. Assim que desligou o telefone não sabia o que fazer com o material que tinha em mãos, porém trabalhou em cima do que tinha conseguido e o resultado foi um trabalho premiado no mercado publicitário.

Habilidades e conceitos adquiridos de diversos modos têm mais chances de sucesso do que idéias adquiridas em contextos muitos específicos. Observe qualquer esforço criativo e você ira encontrar invariavelmente idéias transformadas de experiências passadas, combinando diversas ferramentas de pensamentos e diferentes linguagens expressivas. Idéias especializadas são limitantes.

O resultado inevitável do raciocínio criativo é a compreensão sintética, em que as impressões sensoriais, os sentimentos, o entendimento e as lembranças aparecem unificados. Embora um indivíduo tenha de trabalhar passo a passo em pelo menos algumas das fases para definir e criar algo novo, quando o processo de invenção chega ao fim ele termina por compreender a criação como um todo.

A fantasia alimenta o gênio. Ser verdadeiramente criativo é abrir os horizontes da imaginação para um novo mundo de possibilidades, porque a criatividade é um processo criador.

Márcia de Araújo Pereira

5 Response to Um ingrediente das idéias brilhantes

Anônimo
17 de maio de 2008 às 16:42

Oi Márcia...
Pelos seus comentários a Oficina de Criatividade foi muito interessante e proveitosa. Que bom. Eu pretendia participar dela. Mas acabei mudando de planos.
Criatividade é um diferencial. Uma mente criativa amplia horizontes pessoais. Inteligência e fantasia criam os grandes gênios. O passo firme da razão e a amplitudade da imaginação. Grande combinação!
Parabéns pela postagem!

Anônimo
17 de maio de 2008 às 22:01

Olá Márcia!
Eu tive o prazer de participar desta oficina, portanto venho confirmar o que você disse em sua postagem! Precisamos ter a mente aberta! Se lembra da frase escrita no quadro?: " A mente uma vez aberta nunca volta ao seu tamanho original!"
Mais uma arma para nos destacar e vencer!!!
Confesso que estou anciosa para ter aula com o professor Délcio Almeida! Parece que vai ser bem legal!
Aquele abraço!

Anônimo
17 de maio de 2008 às 22:49

Olá Márcia...
Foi um prazer ser seu parceiro nos trabalhos dessa oficina e realmente aprendi muito com os professores e com você. Vale-se lembrar que a criativiadade é desenvolvida com muito empenho, coragem e ousadia e dentro da busca pelo diferencial, a criatividade é sem dúvida uma grande aliada que torna o profissional mais completo.
Valeu pela ótima postagem.
Um abraço e até.

Anônimo
25 de junho de 2008 às 16:19

Criatividade é o que tá mandando muito no mercado
as varias formas de se apresentar e divulgar qualque coisa é que tem q esta na massa do nosso sangue
abraços

1 de dezembro de 2008 às 15:53

Olá futuros alunos,
Fiquei muito satisfeito com a percepção de vocês e pelo feedback do curso.
Criatividade é um processo diário de associação de idéias. Por isso, a importância de ter uma bagagem para que estas associações ocorram.
Parabéns, Márcia, pelo blog e pela iniciativa.
Sucesso e muita criatividade a todos.
Abraço,

Ciro Guedes

Postar um comentário