sábado, 24 de maio de 2008 Tags: 4 comentários

Ainda sobre o Marketing Esportivo...

Olá para todos. Outro dia falei sobre o São Paulo Futebol Clube, o clube com as mais bem elaboradas iniciativas publicitárias do futebol brasileiro. Eu não falei nem metade do que o tricolor paulista faz nos terrenos da Comunicação, mas acredito que deu para cada um elaborar uma idéia sobre o trabalho que a equipe de marketing do clube faz. Em termos de Brasil, o São Paulo é inovador. Sua política de atitudes é direta e agressiva. Os resultados podem vê-los convertidos em títulos e na conseqüente promoção da marca São Paulo Futebol Clube, dentro e fora do Brasil.

Mudando o foco, esta semana aconteceu a decisão do título de clubes mais importante do mundo: A Liga dos Campeões da Europa (UEFA Chapeons Ligue para os íntimos). A final reunião duas grandes forças do futebol inglês e europeu, Manchester United e Chelsea. Foi um show de estrelas em campo. Somente jogadores de alto nível, a nata do futebol atual. Se eu não estivesse estudando Comunicação, seria apenas mais um jogo para mim. Mais um torneio de futebol europeu, como acontece todos os anos. Mas este foi diferente para mim.

Enquanto assistia ao jogo, resolvi treinar o meu “olhar publicitário”, se é que assim eu posso me expressar. A professora Flávia Pellegrini sempre falar para não termos preconceitos com as coisas, e treinarmos este olhar. O publicitário tem que enxergar mais coisas do que os outros. Neste dia eu resolvi experimentar isto. Detive-me nas marcas em exposição. Na publicidade acontecendo naquele momento. Foi interessante...

O novo campeão europeu (infelizmente) é o Manchester. O clube traz em seu uniforme as marcas AIG e Nike. O Chelsea por sua vez, tem estampado no uniforme Samsung e Adidas (alguém sabe que a Adidas foi comprada pela Rebook? A Nike que se cuide...). Agora imaginem a exposição que estas marcas obtêm numa partida destas? Na final do maior e mais rico torneio de clubes de futebol do mundo! Isto sem contar que a Liga dos Campeões da Europa tem seus próprios patrocinadores, que estão em um grau de exposição muito maior. Os patrocinadores da Liga são vários, como: Vodafone, Ford e Mastercard. Mas os patrocinadores oficiais são apenas dois: Sony e Heineken (uma das maiores produtoras de eletrônicos do mundo e a mais poderosa cervejaria do mundo).

Imaginem as cifras que “rolam” em um evento destes? E olha que nos EUA e na Europa começa a aparecer um termo novo: PNBE, Produto Nacional Bruto do Esporte. Aposto que você não imaginava que as coisas haviam chegado a este nível! E é bom começar a prestar atenção. Antes os patrocínios esportivos visavam somente os atletas. Esta tendência está mudando. Cada vez mais empresas são atraídas pelos eventos de modo geral. O que antes era só institucional vem tornando-se cada vez mais promocional.

Pois é, o meu recado é este. O Marketing Esportivo está crescendo, e muito. Bom para nós, não é? (Hehehe). Vamos ficar de olhos abertos para as oportunidades que podem surgir dos esportes. Ótima semana para todos, e até a próxima...

Edson Medeiros

4 Response to Ainda sobre o Marketing Esportivo...

Anônimo
26 de maio de 2008 às 16:44

Muito bom....grnade exemplo dado, mostrando a visão de futuro do mercado mundial ultimamente e que nada é por acaso que está acontecendo no ramo do marketing.
Dalê Manchester United rumo a Yokohama!!!

Anônimo
30 de maio de 2008 às 10:35

Fala Edson!
Infelizmente o Chelsea perdeu, que pena. Mas o Manchester merece o título, afinal Cristiano Ronaldo é o cara!
Parabéns pelo desenvolvimento da idéia de um olhar publicitário. Foi muito feliz e original.
Até mais ver camarada!

Anônimo
30 de maio de 2008 às 23:30

Olá moço!
Nossa, depois de ler o seu texto fiquei exatamente pensando no que disse: Quantas cifras não rolam nesse evento??? hehehehe
E é só marca de peso né?
Agora, parabéns! Um homem, em uma partida de futebol, conseguir treinar o " olhar publicitário"? Não deve ser fácil! hehehehe
Brincadeira!
Nossos olhos devem estar mesmo atentos a tudo!
Um grande abraço!

Anônimo
31 de maio de 2008 às 17:46

olha ai Edson!Me impreciono a cada postagem sua, acredito que vou até voltar a acompanhar jogos de futebol.
Sua postagem tem tudo a ver,precisamos apurar a cada instante nosso olhar publicitario, ele nos ajudara a sermos profissionais cada vez melhores.valeu!!!

Postar um comentário