domingo, 11 de maio de 2008 Tags: 6 comentários

O Desafio de Divulgar Novas Temáticas Sociais

Hoje refleti muito e decidi falar sobre responsabilidade social, um tema atual e que esta muito ligado a nós como estudantes publicitários.

Nos últimos 20 anos acontecerem varias transformações sócio-econômicas que vem afetando profundamente o comportamento das empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado ganha destaque na geração de riqueza, por outro lado é bem esperto saber que com grande poder recebe também grande responsabilidade. Em função desta capacidade criativa e dos recursos financeiros e humanos disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social.

Essa idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações. Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor desempenho nos negócios e, conseqüentemente, maior lucratividade.

Muito do debate sobre a responsabilidade social empresarial já foi desenvolvido mundo afora. Mas o Brasil tem dado passos largos no sentido da profissionalização do setor e da busca por estratégias de inclusão social através do setor privado.

Nós temos um importante papel em todo este contexto: o desafio de divulgar estas temáticas sociais. Tanto em temáticas sociais como na venda pura e simples de um produto de consumo, a essência da comunicação é a mesma. Todavia, enquanto no caso de um produto o benefício para o consumidor é imediato (há a troca de um bem por outro), quando lidamos com temáticas sociais esse benefício nem sempre é percebido, pois a troca não é tão evidente e muito menos imediata. Nesses casos, a aplicação dos conceitos publicitários exige muita sensibilidade.

A publicidade criada para “clientes sociais” deve partir da premissa de que o público-alvo não é culpado pela fome, miséria, violência e outros problemas sociais. Não podemos fazer as pessoas se sentirem mal ou criticar explicitamente suas atitudes, pois corremos o risco de criar um bloqueio para a mensagem que queremos passar. Vale lembrar que precisamos de aliados, não de culpados. Nessa mesma linha, a mensagem será tão mais eficaz quanto mais focada ela estiver na solução, não no problema.

Um roteiro simples que desperte o interesse do público é a melhor opção para esse tipo de campanha, seja ela de prevenção ou conscientização. Para isso, atributos como originalidade ou frescor devem estar embutidos na mensagem.

Quem procura pelo termo “Ongs” no Google encontra mais de cinco milhões de links como resposta. O volume de informação é assustador. Fica evidente que você não pode ser apenas mais uma instituição pedindo ajuda. É preciso saber se comunicar.

O interesse do público por uma temática social também depende da pertinência da mensagem. Quando a mensagem é bem-dirigida, você consegue fazer até um vândalo colaborar com uma causa nobre. E aqui vale citar um exemplo prático. No centro de Curitiba, existem duas obras de construtoras distintas. Enquanto uma optou por repetir sua logomarca pelo tapume, a outra preferiu fazer um pacto com os pichadores. Placas no tapume avisam que, enquanto o mesmo se mantiver limpo, a construtora fará uma doação de dez cestas básicas por mês para uma instituição de caridade. O resultado mostra que até pichadores têm um pouco de consciência social. É claro que, quando se trata de um vândalo, fazer com que ele não faça nada já é uma grande coisa.


Márcia de Araújo Pereira

6 Response to O Desafio de Divulgar Novas Temáticas Sociais

Anônimo
11 de maio de 2008 às 18:46

Muito legal a sua postagem Márcia. A Responsabilidade Social é um novo desafio para todas as empresas. Ouvimos cada vez mais falar em termos como "sustentabilidade", "comprometimento social", "ISO 14000". É bom ver esta preocupação dentro das empresas, apesar de não ser por consciência social, mas sim por causa das vantagens adquiridas com tais atitudes. Felizmente não é uma regra. Existem boas exceções. Abraço!

Anônimo
11 de maio de 2008 às 21:45

Olá Márcia!
Assunto super bacana viu? Acredito que é indispensável que todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, tenham esse tipo de postura.
Vale lembrar também que estas atitudes estão ao alcance de todas.
Gostei muito quando mostrou as formas da publicidade abordar este tema no trecho: "Não podemos fazer as pessoas se sentirem mal ou criticar explicitamente suas atitudes, pois corremos o risco de criar um bloqueio para a mensagem que queremos passar. Vale lembrar que precisamos de aliados, não de culpados."
Temos que ficar bem atentos nessa questão não é? Rs
Beijo!

Anônimo
11 de maio de 2008 às 22:13

Márcia parabéns!
Tema super abrangente e que nos mostram caminhos e bons exemplos de empreendedorismo com preocupação e responsabilidade social, que com certeza vai além de ações específicas sobre determinado tema, mas mudam conceitos no convívio social e dos cidadãos em geral.
Acredito que ações de Responsabilidade Social será determinante para a sobrevivência de todas as empresas em um pouco espaço de tempo.
Valeu!

Anônimo
11 de maio de 2008 às 22:17

Márcia parabéns!
Tema super abrangente e que nos mostram caminhos e bons exemplos de empreendedorismo com preocupação e responsabilidade social, que com certeza vai além de ações específicas sobre determinado tema, mas mudam conceitos no convívio social e dos cidadãos em geral.
Acredito que ações de Responsabilidade Social será determinante para a sobrevivência de todas as empresas em um pouco espaço de tempo.
Valeu!

17 de maio de 2008 às 13:28

Muito boa a postagem, mostra que neim tudo em uma empresa é ter o melhor material e máquinas mais evoluídas e de ótima qualidade, a empresa tem que ter responssábilidade social, a empresa completa preocupa com a sua conduta e ética, e tudo isso é práticando nada se compra, valores a empresa tem que criar e ultiliza-las em seus trabalhos
Obrigado por mais esse conceito exposto para nós internautas!!!!

Anônimo
23 de junho de 2008 às 21:20

Oi turma!

Adorei o blog de vocês! O layout está muito bonito. Achei interessante vocês colocarem no blog links para sites importantes. Muito bacana também a participação de todos do grupo e a exposição de suas opiniões próprias. Além disso, foi super legal a diversidade de temas apresentados por vocês. Parabéns!!! Estou orgulhosa por vocês!

Ah! Mácia, não poderia deixar de comentar sobre sua postagem...muito bacana...eu já havia escutado comentários de que você estava arrebentando..concordo plenamente..Parabéns!!

Bjos para todos,

Profª Marcela Vilela

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