Dentro de campo, a eficiência do bicampeão brasileiro é indiscutível. Mas você conhece o trabalho do departamento de marketing do tricolor paulista? O São Paulo renovou o contrato com a Reebok (ele vencia em dezembro de 2008, agora vai até o final de 2010). O valor passou de R$ 7 milhões para R$ 15 milhões anuais (sem dúvidas, o maior contrato de material esportivo do país). Esse acordo torna o São Paulo o clube com os dois maiores contratos de patrocínio de futebol do Brasil (o outro é com a LG, que rende R$ 15 milhões anuais). Com a renovação, a Reebok conseguiu vencer o assédio de outras marcas sobre o São Paulo (algumas fontes do mercado de material esportivo informam assedio de marcas como Nike e Puma que queriam estampar a camisa tricolor).
A W/Brasil criou dois anúncios de oportunidade comemorando o pentacampeonato brasileiro do São Paulo para a Reebok. O primeiro é uma capa comemorativa no jornal Destak. O rodapé da capa trazia o seguinte: “Colocamos o São Paulo aqui na frente porque este é, mais uma vez, o lugar dele. Parabéns pelo título”. O segundo, para o jornal Lance! e revista Placar, destaca a camisa 5-3-3.
Na prática, o acordo dá a medida para que o São Paulo possa pedir alto para renovar com a LG ou buscar outra patrocinadora a partir de 2009, quando encerra o acordo com a empresa de eletroeletrônicos (alguém duvida que o São Paulo fará outro contrato ainda melhor? Alguém duvida que o São Paulo sabe multiplicar dinheiro?)
A agência Euro RSCG Brasil criou anúncios para a LG em homenagem ao título. “Com vários e grandes títulos conquistados ao longo destes anos de parceria, o penta reflete, mais uma vez, que o São Paulo é um time vencedor, muito bem estruturado. Unir a marca LG a uma imagem como essa é altamente positivo”, diz o diretor de marketing da LG, Eduardo Toni.
O São Paulo é o clube mais bem estruturado do país, dentro e fora de campo. Sua organização se reflete em seus títulos recentes e grandes parcerias. O tricolor é o grande modelo de trabalho e coordenação do futebol brasileiro. Isto se deve em parte à sua visão empreendedora.
Um abraço e até a próxima...
Edson Medeiros
5 Response to Marketing Esportivo - São Paulo Futebol Clube: “O Campeão Brasileiro de Publicidade e Propaganda”!
Como sabemos o clube com maior torcidada do mundo é o Flamengo,no entanto o clube brasileiro que vem se destacando a cada dia com uma equipe de marketing poderosa, que esta investindo pesado é o São Paulo, que com grande copetência vem desenvolvendo campanhas no tempo certo, atenta a cada oportunidade, com muita criatividade e eficiência, facil saber porque é uma equipe que vem se destacando no cenário esportivo.Muito legal Edson!!!
E aí grande Edson!
Se o assunto é marketing esportivo, o São Paulo é a grande referência. Nenhum clube de futebol brasileiro trabalha tão bem a sua imagem como o São Paulo. Exemplo de organização e competência. Sinal disso são os craques revelados por ele sempre (além da melhor estrutura esportiva do país). O que mais dizer do bicampeão brasileiro?
No esporte, organização é tudo!
Palmas para o tricolor e sua grandes glórias! Palmas para a melhor equipe de marketing do futebol brasileiro!
Bom, apesar de não torcer para o São Paulo, hehehehe, tenho que admitir que em matéria de Marketing Esportivo ele merece aplausos em Edson!
Agora se o "bom futebol" e a "boa propaganda" caminharem juntos então, ninguém segura! Nem mesmo os goleiros! hehehehehehe
Abração!
Muito bem colocado esse case para nós, como que um time de futebol tem um marketing muito complexo mostrando a grandeza que os clubes tem nao apenas no futebol mas sim em seu todo como empresa, e com isso agora vamos ver com os olhos mais criticos as estratégias feitas por tudo que nos rodeia para expandir um marca, e atingir seus objetivos como toda empresa faz.....Obrigado pela informação!!!!
O São Paulo FC tem uma gestão memorável para os padrões brasileiros.
O clube não só sabe gerir sua marca e sua imagem para conseguir cotas gordas de grandes patrocinadores como soube investir naquilo que é mais rentável no futebol brasileiro: A venda do passe de jogadores.
O São Paulo Fc possui um centro de fisiologia onde forma atletas para depois vendê-los para os grandes clubes internacionais.
Não sou muito familiarizada com o mundo do futebol mas desconheço outro clube brasileiro que faça algo parecido.
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