sábado, 17 de maio de 2008 Tags: 4 comentários

O Marketing Pessoal para o profissional de Comunicação

O título desta postagem foi o tema de um dos mini-cursos apresentados no Publimix, do qual eu participei e que foi dirigido pelo professor Christian Resende da Faculdade Promove.

Bom, para início de conversa eu já me assustei com alguns dados apresentados por ele como, por exemplo: 33.921 pessoas que concluíram o ensino superior em 2007 são do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda. Isso lembra a vocês alguma coisa? Galera, este é o curso que NÓS estamos fazendo... Isso sem contar os outros 29.263 que formaram em outros cursos, e tomam uma grande fatia do nosso mercado.

Mas fiquem calmos e otimistas, porque mesmo com essas informações acima, fazemos parte também da Era da Informação, portanto tem espaço e notícia para todo mundo.

Vocês já devem ter passado por alguma situação semelhante quando alguém pergunta: O que você estuda? E ao responder é surpreendido com o seguinte questionamento: O que exatamente você faz? É pessoal, precisamos saber nos posicionar diante do mercado para não ser mal interpretados. Estamos habilitados para gerenciar as ações de comunicação integrada e marketing das organizações, entre outras possibilidades diversas que precisamos nos informar.

O marketing pessoal é um grande desafio e saibam que nele também utilizamos os famosos: Quatro P’s (vocês se lembram?). Então agora vamos encaixá-los no nosso dia a dia.

PRODUTO: Imagem é tudo! (frase famosa heim?) O produto em questão é VOCÊ e são pequenos detalhes que vão destacá-lo. A maneira de conversar, de se portar, o uso de linguagem formal (lembre-se que é o seu cliente quem define o grau de liberdade a utilizar), e também a apresentação de seu material devem ser preocupações primordiais em seu trabalho. Seja preciosista!

PREÇO: Quanto você vale enquanto produto? Quanto vale o seu serviço? São perguntas bastante interessantes e servem para que crie uma zona de tolerância que nada mais é do que onde você pode chegar para atender o seu cliente.
Uma dica: trabalhe com preços mais baixos no início, pois ainda há pouca experiência a se oferecer.

PRAÇA: É a definição do público alvo. Crie metas, estratégias e escolha em quais mercados deseja atuar, pois há um leque amplo e é preciso ter foco. Diretrizes como definir preço e a maneira de trabalhar são fundamentais.

PROMOÇÃO: Como você irá se divulgar? O ambiente virtual lhe oferece diversas possibilidades, como por exemplo, comunidades, fóruns, os “logs” em geral. Porém fiquem mais atentos a uma questão que vem acontecendo com freqüência: empresas já buscam referências nossas na Internet visitando nossos perfis, comunidades com o objetivo de nos conhecer um pouco mais.

Para finalizar, ele lembrou algo muito importante: Vendemos serviços e, portanto devemos dar tangibilidade a eles. Mais o que é isso? Tangível é algo que podemos tocar, palpável. Agora ficou mais claro não é? São as formas de apresentar o seu trabalho. Crie seu padrão de qualidade, apresente relatórios, cronogramas, etc... Isso vai mostrar a sua organização e deixar o cliente impressionado (fundamental!). “A percepção do real é mais relevante do que o próprio real”.

Gostei deste mini-curso e aprendi muito com ele. Descobri que nosso papel também é orientar o cliente, ser seu parceiro de negócios e que em certas situações é preciso mostrar a realidade e colocá-lo no chão. Atitudes como discutir a estratégia e propor soluções adequadas ao orçamento previsto dão a nós credibilidade perante o cliente e transforma nossa imagem, passando de meros profissionais operacionais para um profissional de nível estratégico.

Espero que tenham gostado deste conteúdo tanto quanto eu! Até a próxima! Beijo grande!

Luciene Duarte Carvalho

4 Response to O Marketing Pessoal para o profissional de Comunicação

Anônimo
17 de maio de 2008 às 16:37

Oi Lu...
O mercado de Publicidade não está saturado. Como são as tecnologias que apontam o caminho que a Propaganda vai seguir, o mercado se reinventa de tempos em tempos. O nosso espaço está lá fora, mas só o encontrará quem se tornar um bom profissional, e acompanhar as possibilidades que o mercado sempre abre...

Anônimo
17 de maio de 2008 às 19:09

Que interessante sua postagem Lu!!!Estava mesmo lendo sobre a grande demanda de estudantes de comunicação e tive a mesma preoculpação que você, o que temos que fazer é dedicarmos ao maximo, como o Conrado disse,sugar até a ultima gota o que a faculdade tem para nos oferecer,precisamos dar o nosso melhor,sendo assim com certeza teremos nosso espaço no mercado.
Apesar de não ter assistido ao minicurso sobre o marketing pessoal pude aprender mais sobre ele com você.Valeu garota!!!

Anônimo
17 de maio de 2008 às 22:37

Olá Lu...
Adorei sua postagem e com certeza tirarei proveito dela.
Esses dados nos mostram que devemos nos preparar cada vez mais e buscar um diferencial que agregara valor ao nosso marketing pessoal.
O fato de formar em uma boa faculdade é importante mas não é o bastante. Um bom profissional se forma a cada dia buscando aprimorar seus conhecimentos em todos os aspectos e isso faz uma enorme diferença.

Anônimo
25 de junho de 2008 às 16:25

O curso é o mais procurado mas para ter sucesso é ter o dom e a percepçao de um publicitario
a de correr atras
eh o mercado é que seleciona esse pessoal....

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