domingo, 11 de maio de 2008 Tags: 5 comentários

Marketing Esportivo - São Paulo Futebol Clube: “O Campeão Brasileiro de Publicidade e Propaganda”!

“As recentes conquistas tornam a marca do São Paulo Futebol Clube muito valiosa e trazem torcida, negócios e parcerias para o clube”. (Julio Casares, diretor de marketing do S.P.F.C.)


Dentro de campo, a eficiência do bicampeão brasileiro é indiscutível. Mas você conhece o trabalho do departamento de marketing do tricolor paulista? O São Paulo renovou o contrato com a Reebok (ele vencia em dezembro de 2008, agora vai até o final de 2010). O valor passou de R$ 7 milhões para R$ 15 milhões anuais (sem dúvidas, o maior contrato de material esportivo do país). Esse acordo torna o São Paulo o clube com os dois maiores contratos de patrocínio de futebol do Brasil (o outro é com a LG, que rende R$ 15 milhões anuais). Com a renovação, a Reebok conseguiu vencer o assédio de outras marcas sobre o São Paulo (algumas fontes do mercado de material esportivo informam assedio de marcas como Nike e Puma que queriam estampar a camisa tricolor).


A W/Brasil criou dois anúncios de oportunidade comemorando o pentacampeonato brasileiro do São Paulo para a Reebok. O primeiro é uma capa comemorativa no jornal Destak. O rodapé da capa trazia o seguinte: “Colocamos o São Paulo aqui na frente porque este é, mais uma vez, o lugar dele. Parabéns pelo título”. O segundo, para o jornal Lance! e revista Placar, destaca a camisa 5-3-3.


Na prática, o acordo dá a medida para que o São Paulo possa pedir alto para renovar com a LG ou buscar outra patrocinadora a partir de 2009, quando encerra o acordo com a empresa de eletroeletrônicos (alguém duvida que o São Paulo fará outro contrato ainda melhor? Alguém duvida que o São Paulo sabe multiplicar dinheiro?)


A agência Euro RSCG Brasil criou anúncios para a LG em homenagem ao título. “Com vários e grandes títulos conquistados ao longo destes anos de parceria, o penta reflete, mais uma vez, que o São Paulo é um time vencedor, muito bem estruturado. Unir a marca LG a uma imagem como essa é altamente positivo”, diz o diretor de marketing da LG, Eduardo Toni.


O São Paulo é o clube mais bem estruturado do país, dentro e fora de campo. Sua organização se reflete em seus títulos recentes e grandes parcerias. O tricolor é o grande modelo de trabalho e coordenação do futebol brasileiro. Isto se deve em parte à sua visão empreendedora.


Um abraço e até a próxima...


Edson Medeiros

5 Response to Marketing Esportivo - São Paulo Futebol Clube: “O Campeão Brasileiro de Publicidade e Propaganda”!

Anônimo
11 de maio de 2008 às 18:24

Como sabemos o clube com maior torcidada do mundo é o Flamengo,no entanto o clube brasileiro que vem se destacando a cada dia com uma equipe de marketing poderosa, que esta investindo pesado é o São Paulo, que com grande copetência vem desenvolvendo campanhas no tempo certo, atenta a cada oportunidade, com muita criatividade e eficiência, facil saber porque é uma equipe que vem se destacando no cenário esportivo.Muito legal Edson!!!

Anônimo
11 de maio de 2008 às 18:50

E aí grande Edson!
Se o assunto é marketing esportivo, o São Paulo é a grande referência. Nenhum clube de futebol brasileiro trabalha tão bem a sua imagem como o São Paulo. Exemplo de organização e competência. Sinal disso são os craques revelados por ele sempre (além da melhor estrutura esportiva do país). O que mais dizer do bicampeão brasileiro?
No esporte, organização é tudo!
Palmas para o tricolor e sua grandes glórias! Palmas para a melhor equipe de marketing do futebol brasileiro!

Anônimo
11 de maio de 2008 às 22:54

Bom, apesar de não torcer para o São Paulo, hehehehe, tenho que admitir que em matéria de Marketing Esportivo ele merece aplausos em Edson!
Agora se o "bom futebol" e a "boa propaganda" caminharem juntos então, ninguém segura! Nem mesmo os goleiros! hehehehehehe
Abração!

17 de maio de 2008 às 14:00

Muito bem colocado esse case para nós, como que um time de futebol tem um marketing muito complexo mostrando a grandeza que os clubes tem nao apenas no futebol mas sim em seu todo como empresa, e com isso agora vamos ver com os olhos mais criticos as estratégias feitas por tudo que nos rodeia para expandir um marca, e atingir seus objetivos como toda empresa faz.....Obrigado pela informação!!!!

18 de fevereiro de 2011 às 14:51

O São Paulo FC tem uma gestão memorável para os padrões brasileiros.
O clube não só sabe gerir sua marca e sua imagem para conseguir cotas gordas de grandes patrocinadores como soube investir naquilo que é mais rentável no futebol brasileiro: A venda do passe de jogadores.
O São Paulo Fc possui um centro de fisiologia onde forma atletas para depois vendê-los para os grandes clubes internacionais.
Não sou muito familiarizada com o mundo do futebol mas desconheço outro clube brasileiro que faça algo parecido.

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