sábado, 28 de agosto de 2010 Tags: , 1 comentários

Vírus de ideia

A internet não para de crescer. E uma estratégia de marketing anda tomando conta da grande rede: o marketing viral. Com redes sociais preexistentes para produzir ou encaminhar conteúdo, surge a possibilidade de aumentos exponenciais no conhecimento das marcas. É publicidade gratuita. Algumas vezes espontânea, outras não.


Seth Godin diz que: “O marketing viral é um caso especial de vírus de ideia. O marketing viral é um vírus de ideia no qual o meio do vírus é um produto. É uma ideia em que a própria ideia é um amplificador”.


Parece que o conteúdo viral tem uma magia própria. O produto carrega a mensagem. Ou o produto é a própria mensagem? Isso me lembra do McLuhan: “os conteúdos modificam-se em função dos meios que os veiculam“. O meio não é transparente. Ele afeta a mensagem, a transforma. O conteúdo passa a ser outro.


Eis alguns virais que estão fazendo sucesso no YouTube...









1 Response to Vírus de ideia

9 de setembro de 2010 às 20:52

Lembrei de uma campanha contra o abuso sexual infantil, onde o tema é justamente a propagação dos virais. Veiculada na TV aberta, tem uma frase de impacto mais ou menos assim: "Vc viraliza tantas coisas (um vídeo tosco de um cachorrinho)...porque não viraliza algo para o bem???".

Vale refletir sobre o que realmente deve ser viralizado ou como utilizar esta forma de comunicação para algo voltado para uma melhoria na sociedade.

Postar um comentário