A internet não para de crescer. E uma estratégia de marketing anda tomando conta da grande rede: o marketing viral. Com redes sociais preexistentes para produzir ou encaminhar conteúdo, surge a possibilidade de aumentos exponenciais no conhecimento das marcas. É publicidade gratuita. Algumas vezes espontânea, outras não.
Seth Godin diz que: “O marketing viral é um caso especial de vírus de ideia. O marketing viral é um vírus de ideia no qual o meio do vírus é um produto. É uma ideia em que a própria ideia é um amplificador”.
Parece que o conteúdo viral tem uma magia própria. O produto carrega a mensagem. Ou o produto é a própria mensagem? Isso me lembra do McLuhan: “os conteúdos modificam-se em função dos meios que os veiculam“. O meio não é transparente. Ele afeta a mensagem, a transforma. O conteúdo passa a ser outro.
Eis alguns virais que estão fazendo sucesso no YouTube...
1 Response to Vírus de ideia
Lembrei de uma campanha contra o abuso sexual infantil, onde o tema é justamente a propagação dos virais. Veiculada na TV aberta, tem uma frase de impacto mais ou menos assim: "Vc viraliza tantas coisas (um vídeo tosco de um cachorrinho)...porque não viraliza algo para o bem???".
Vale refletir sobre o que realmente deve ser viralizado ou como utilizar esta forma de comunicação para algo voltado para uma melhoria na sociedade.
Postar um comentário