domingo, 15 de agosto de 2010 Tags: 2 comentários

A marca Star Wars: que a força esteja na propaganda

Pan pan pannnnn,  paranananannnn, Pan pan pannnnn,  paranananannnn, pan...


Olá pessoal estamos aqui para uma postagem nova em relação à Star Wars com a publicidade, vamos falar aqui da esperteza e confiança de George Lucas e como está o famoso universo expandido do Star Wars hoje em dia.

Depois de muito tempo (eu estava no 1º período da faculdade) estamos retomando ao trabalho devido à um mínimo sucesso que o blog está fazendo. Agora, que estamos no 6º período, vamos começar a colocar mais assuntos bacanas sobre a publicidade.

Sem mais prerrogativas vou começar a falar de um dos gigantes do cinema a franquia Star Wars. Era uma vez, ou melhor, a muito tempo atrás em uma galáxia muito muito distante George Lucas fez o projeto de sua faculdade o roteiro do primeiro filme Star Wars: A New Hope. Depois de passar o roteiro nas mãos de amigos e professores,  procurou uma produtora e a que aceitou foi a FOX Films . Com um orçamento pequeno e tempo muito curto teve que se desdobrar, mas assim nasceu um clássico da ficção cientifica e o começo da expansão da conta bancária de George Lucas.

Quando Lucas fez o contrato com a produtora, poucos acreditavam que iria dar certo inclusive a própria FOX, mas o diretor confiava e no contrato ele redigiu falando que queria todos os direitos de publicidade e de uso da marca Star Wars, juntamente com acessórios, camisas e brindes. A FOX achou hilário, mas creio que hoje ela viu que precisava ousar mais na época.

Depois do Lucas usar sua força Jedi para redigir um contrato pensando em um futuro promissor, o filme fez sucesso tremendo, que o fez abrir sua própria produtora de efeitos especiais  Lucas Films acompanhado na sequência pela Lucas Game e Lucas Arts, finalizando a sua tacada de mestre, evoluindo em pouco tempo de Padawan à um Metre Jedi.

Aquele contrato bobo em que a FOX abriu mão dos direitos de marketing do filme, rendeu cerca de US$ 300 milhões de dólares ao George Lucas, apenas no primeiro filme, realmente o cara é um empreendedor nato.

Nos Tempos de Hoje
Hoje a franquia tem uma enorme propaganda e influência tanto nas gerações antigas quanto as gerações mais novas ficando mais famoso ainda no mundo dos games e no dos NERDS. Muitas empresas usam a marca hoje em dia em seus produtos, pois agrega valor e aumenta o lucro da empresa.

Uma campanha muito legal foi o da Adidas Originals Star Wars Collection, com o anúncio estrelando David Beckham, Snoop Dog e Darth Vader. Essa campanha mobilizou muitas lojas da Europa fazendo um tipo de flash mob, sempre com uma intervenção do Darth vader e seus soldados Clones.  

Com o mote “Celebrando a Originalidade” a campanha sempre mostra o conceito de diferente, ousado e com qualidade, valores que o filme passa ao público e que a Adidas relacionou com o seu produto, sendo bastante exclusivo nesse tipo de campanha. (veja os vídeos no final do post, detalhando mais as informações)


Atualmente a franquia está com dois sucessos, a animação Clone Wars para televisão e o evento Star Wars in Concert. (veja o trailer dos dois mais abaixo) Estes eventos são novamente exclusividade e diferentes para a franquia, em que o Clone Wars é direcionado para as crianças e já está na 3ª temporada. Apesar de não ser a primeira vez que a franquia vira animação o sucesso que tem agora é fenomenal tanto no Brasil quanto no exterior.

A outra inovação é o concerto com orquestra tocando as músicas do Star Wars, inclusive a famosa música do Darth Vader e a que tentei escrever no começo deste post. A orquestra está fazendo turnê por enquanto na Europa  ( http://www.starwarsinconcert.com/ ). Essa tem uma interatividade muito bacana com o público, além dos teatros ficarem lotados, tem a loja e exposição de figurinos, bonecos e de naves usados nos filmes.

É isso pessoal, esse é um pouco do universo expandido do Star Wars, que revolucionou o cinema e o gênero, sempre pioneiro em muitas coisas e muitos lucraram bastante com essa franquia.


Podemos ver o marketing exuberante atuando na franquia que completou no dia 25 de maio 33 anos. Essa maneira de promover um filme faz com que nunca se perca uma preciosidade dessas no tempo, sempre com novas ideias, planejamento e criações, pode fazer com que uma marca de um filme de sucesso se torne imortalizada, pelos olhares inovadores tanto da empresa (Star Wars) quanto da equipe de publicitários envolvidos que trabalham para sempre renovar e adequar a marca ao mercado.


To be continued...(digitalização do Star Wars)


Propaganda Adidas http://www.youtube.com/watch?v=ZooYDKIDOaQ

Coleção Adidas (Roupas, Tênis, Acessórios, Decoração etc. )
http://www.youtube.com/watch?v=HnJgfOTLyPc

Evento de lançamento da coleção Adidas http://www.youtube.com/watch?v=dwm_OU7HLWU&feature=related

E para quem não identificou a música que tentei escrever http://www.youtube.com/watch?v=R-vXM9L54s0

2 Response to A marca Star Wars: que a força esteja na propaganda

Mary Silva
16 de agosto de 2010 às 10:27

É pessoal, e pensar que muitos de nossos trabalhos acadêmicos também poderiam se tornando um "Stars Wars da vida".

Este é um belo exemplo de coragem e confiança, onde o pioneiro George Lucas acreditu em seu potencial e possível sucesso e deu a cara a tapa para o mercado.

Devemos seguir este que é apenas mais um exemplo entre tantos outros de igual ou maior desafio e tentarmos nos posicionar no mercado atual como profissionais de sucesso e capazes de oferecer trabalhos inovadores e com qualidade.

Aliás, acredito que nossa turma tem grande potencial. O mercado que nos aguarde.

23 de agosto de 2010 às 08:55

Essa história fortalece a ideia de que se consegue criar e/ou desenvolver tudo a todo momento. A Mary está certa quando diz que muitos de nossos trabalhos se tornariam algo de destaque.

Abraços

Alexandre

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