Começo dizendo que o título parece redundante, mas um pouco adiante nesta postagem irão perceber os significados por trás dessa frase irredutivelmente legal.
Na postagem anterior sobre o universo expandido do Star Wars citei o game do mesmo. Agora vou apresentar esse mercado que é pouco explorado, principalmente aqui no Brasil, mas é um mercado futurístico e com muitas promessas.
Hoje em dia os números mostram como os games são uma mídia que pode atingir um público gigante, segmentado e trazer retorno. Um exemplo recente é o game Call Of Duty: Modern Warfare 2, em que este jogo conseguiu uma marca histórica não apenas de vendas, mas também de arrecadação e por tempo jogado.
O jogo que foi lançado em setembro de 2009 já vendeu 4,7 milhões nos Estados Unidos e Reino Unido, se tornando o maior lançamento de um produto de entretenimento da história. Mais de 2.2 milhões de jogadores estiveram logados em mais de 5.2 milhões de horas de jogatina multijogador (modo online do jogo) de Call of Duty: Modern Warfare 2, somente no primeiro dia de lançamento do jogo, um recorde da Xbox Live (é uma conta online para jogar pelo vídeo-game).
Call of Duty: Modern Warfare 2 passou a marca de US$ 1 bilhão em vendas no mundo todo desde seu lançamento em 10 de novembro do ano passado, de acordo com estimativas internas da Activision (produtora do game)
Em seus primeiros cinco dias apenas, o jogo gerou US$ 550 milhões no mundo todo, superando a arrecadação de bilheterias de filmes como "Avatar", "Harry Potter e o Segredo do Príncipe" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas" em um mesmo espaço de tempo, segundo a própria Activision.
Como disse os números não mentem, com isso a estimativa de público impactado é enorme. Nessa questão publicitária, os games que mais tem propagandas são os de futebol, com as placas de anúncios do lado do campo, camisas dos times, entre outros; os de corridas F1, Gran Turismo, Dirt 2 etc.; e agora o que está contagiando são os games que usam replicas de cidades como cenário do jogo, tendo como exemplo a fortíssima franquia do GTA (Grand Theft Auto), que na última versão do jogo era o recordista de vendas, perdendo somente agora para o Modern Warfare 2.
O GTA IV, a trama acontece na cidade de Nova York porém com o nome fantasia Liberty City, isso já dá pra imaginar como é gigante o peso de uma publicidade inserida nesse cenário, outdoors, letreiros luminosos, aviões, celulares, prédios etc.
Esse jogo teve 6 milhões em vendas em todo o mundo na primeira semana, nele usaram apenas referências, como por exemplo o refrigerante do jogo que chamava-se Sprunk = Sprite, dentre outras marcas que aparecem com mudanças no nome, isso por causa dos direitos autorais. Mas apenas com essas referências o impacto causado foi monstro, imagina com as marcas reais.
Jogos de corridas online tem espaços de publicidade comercializados como outdoors e placas luminosas, em que mudam regularmente, sem precisar do jogador fazer atualizações no jogo para adicionar as propagandas, ficando mais dinâmico.
Essa tendência não foi ditada apenas pelas franquias dos games, mas sim pela exigência do mercado pelo realismo nos jogos tanto em aparência quanto nos produtos que compõe toda a eistória, o personagem e o cenário.
No Brasil vocês podem achar que é impossível acontecer isso devido os games serem de fora, enganados estão os que pensam assim. O Facebook e o Orkut é recheado de games online e poucas empresas investem na área para divulgar seu produto. Imagine um supermercado anunciando no Farmville simulando que as verduras plantadas são do supermercado, fazendo a compra e venda desses produtos, ensinando as pessoas a comprarem qualidade, incentivando o cuidado com o meio ambiente, isso de propagação em massa.
Esse mercado é um poço de probabilidade de acertos em marketing, lógico que isso exige um planejamento fera para não anunciar em um jogo que não tem nada haver com seu público e produto.
Espero que com isso muita gente passe a “playar” games (como diziam os Mamonas Assassinas), pois é muito bom.
Veja os vídeos abaixo dos games citados, para vocês terem a dimensão de realismo e de visibilidade das propagandas.
Fifa 2011 (Simulador de Futebol) - http://www.youtube.com/watch?v=P93vY5ZVJ7w
Dirt 2 (corrida) - http://www.youtube.com/watch?v=rDz9Fpw9rmg&feature=search
GTA IV (ação e aventura) - http://www.youtube.com/watch?v=Fh2egiqQY8A&feature=search
Modern Warfare 2 (ação e guerra) – As cenas que estão pulando casas é no Rio De Janeiro http://www.youtube.com/watch?v=429l13dS6kQ&feature=search
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