quinta-feira, 19 de agosto de 2010 Tags: 2 comentários

Criatividade, Inovação, Adequação e Internet


Dentre vários aspectos apresentados às definições para criatividade e inovação, torna-se perceptível o acréscimo da palavra adequação a essa dupla distinta, mas fortemente interligada. A meu ver é explícito o relacionamento da criatividade com ações e fatores que comungam com a nossa própria sobrevivência. Dessa forma podemos afirmar que a criatividade não é um dom atribuído a poucos e sim um artefato comum a todas as pessoas (embora possa existir uma diferenciação do grau de criatividade pertencente a cada indivíduo).
A criatividade apresenta-se na maior parte, de forma abstrata, através de ideias diferenciadas com o objetivo de buscar melhores soluções na resolução de atividades e gerenciamento de problemas diversos de maneira mais objetiva e eficiente possível. Para tanto a criatividade se subdivide em vários campos que apesar de suas distinções, se comunicam transformando em um complexo agrupamento de elementos em comum.
Se a criatividade é a formação de uma ideia diferenciada, essa tende a se embasar na inovação. Inovação são formas diferenciadas de tornar essas ideias aplicáveis no comprimento de seus objetivos. Através da inovação conseguimos transformar nossas ideias em projetos, ou seja, o famoso tirar as ideias do papel. O inovador consegue canalizar e potencializar suas ideias criativas guiando-as de maneira ordenada e eficaz ao foco desejado.
Inovar pode significar a praticidade de novas ideias como o aprimoramento de ideias já existentes e assim amplia demasiadamente suas funções e objetivos. O que torna esse assunto ainda mais interessante, é que a criatividade pode e deve ser exercitada atingindo um grau cada vez mais satisfatório e eficaz e é claro que junto à criação, a inovação caminha lado a lado tendo o mesmo resultado gradativo. 
A criatividade e a inovação são atributos adquiridos e aprimorados a cada instante. Dessa forma, apresenta resultados distintos dependendo de fatores determinantes em nosso cotidiano. Cultura, classe social, educação são predominantes no processo de criação e grandes estimulantes no processo de inovação. Acrescenta-se nesses fatores um grande diferencial que serve de equilíbrio entre a criação, a inovação e as diversas gerações. A experiência.
Dentro desse parâmetro cultural de diversos fatores e de complexidade ímpar, é preciso ressaltar que o maior desafio tanto da criação quanto da inovação é a busca da adequação. A adequação na implantação de ideias inovadoras é de suma importância nesse processo na busca por eficiência ao alcance dos objetivos.
A prova da importância à adequação é bem representada quando observamos as estratégias de comunicação desenvolvida para as mídias sociais que a cada dia tornam-se mais e mais atraentes, interativas e essenciais. Uma alternativa expressamente criativa e inovadora que segue passo a passo o conceito da adequação.
 Um case que ilustra com prioridade esse contexto é o da empresa de cosméticos “Natura” que após passar por uma grande turbulência descobriu na internet a saída rumo ao sucesso e ousou da criatividade, inovação, adequação e internet com muita prioridade, eficácia e eficiência. Tais aspectos nos mostram a importância do conjunto estratégico da comunicação onde cada elemento tem função determinante e sinérgica em todo processo criativo. A famosa TEIA.

Mudando de assunto


É com muita alegria, satisfação e vontade que retorno a esse blog. Depois de alguns anos, muitas coisas passaram, mudaram e é visível o crescimento de todos os comunicólogos em vários aspectos. Estou mais careca, barrigudo, mas muito mais bonito. Brincadeiras e/ou verdades a parte, estamos de volta e isso é fenomenal. Obrigados a todos. Apertem os cintos e boa viagem ao fantástico mundo da comunicação.

Até breve.

2 Response to Criatividade, Inovação, Adequação e Internet

19 de agosto de 2010 às 22:10

Olá comunicólogo...
Você se interessou mesmo pela teia da Fernanda neh. Mas a verdade é que esta sinergia faz com que as empresas fiquem cada vez mais preocupadas com seu posicionamento junto ao público.

Gostei da junção entre os temas abordados em sala e a proposta da professora Rosaura. Parabéns pelo post.

23 de agosto de 2010 às 08:37

Penso que o processo é de renovar sempre... renovar a forma de pensar, de fazer e executar... mantenha-se atento, eis uma boa estratégia.

Abraços

Alexandre

Postar um comentário