terça-feira, 21 de outubro de 2008 Tags: 3 comentários

Sucesso!!! Ah!!! Tão sonhado sucesso!


Porque será que poucas pessoas são boas demais e outras de menos? Se observarmos bem aqueles que têm sucesso, não foi por acaso tem toda uma vida por trás de tanto êxito.
Certa vez tive em contato com uma frase muito interessante que dizia “Se você não tem um diferencial não entre em uma competição” (Jack Welch).
Então, a primeira pergunta a si fazer é: quais são meus diferenciais? Antes de me preocupar em recitar um currículo legal, que tal me preocupar em como anda o brilho dos meus olhos, o meu humanismo, o meu espírito de servir ou se meu estilo de vida esta equilibrado.
Olha que bacana esta definição de sucesso: realização progressiva de objetivos pessoais valiosos e predeterminados. Precisaríamos de algumas paginas para decifrar cada uma dessas palavras, por hora vou ficar com algumas definições que a meu ver nos leva ao sucesso.
Desejo. Um desejo ardente surge quando você tem clareza do seu propósito de vida. O desejo incendeia sua alma e seu coração e o põe para agir quanto maior for o seu descontentamento com o estado atual.
Determinação. Originária do desejo e passo inicial da persistência, a determinação diz que você não pode parar que tem de lutar até o fim para fazer seus objetivos acontecerem.
Disciplina. É a educação da vontade. É a prova que você dá a si mesmo de que é você quem está no controle, não as suas emoções.
Foco. Quando você clareia o propósito e acende a chama do desejo, você precisa de concentração. Lealdade dividida mina as suas energias, desativando você do seu objetivo.
Flexibilidade. Objetivos centrais e valores são inegociáveis. Todo o restante é passível de revisão. Pergunte- se: Isso fará uma diferença daqui a um ano? Se a resposta for não, ceda imediatamente e deixe suas energias concentradas em um propósito de valor.
Rapidez. O ciclo de vida dos produtos e da inovação está sendo reduzido drasticamente a cada dia. Ser ágil na tomada de decisões e nas soluções de problemas do cliente é essencial para o sucesso.
Parceria. Sem parceria não há negócios, sem negócios, não há riqueza, nem abundância, nem sucesso. Parceria exige reciprocidade, objetivos comuns, confiança e complementaridade.
Uma questão muito importante diz respeito à concentração. Profissionais que dispersam perdem o rumo, habitam a zona da mediocridade e são alijados do mundo produtivo.
Os maiores músicos passam horas praticando todos os dias, passando e repetindo exercícios básicos, aprendendo e polindo suas técnicas. Eles se recusam a permitir que qualquer coisa interfira em seus horários de pratica. O famoso pianista do inicio do século XX, Ingnace Paderewski, disse certa vez, durante uma entrevista: “Se eu deixo de praticar um dia, eu ouço a diferença. Se deixo de praticar por três dias, meus amigos percebem a diferença. Se deixo de praticar por uma semana, o mundo saberá.”



Márcia de Araújo Pereira

3 Response to Sucesso!!! Ah!!! Tão sonhado sucesso!

22 de outubro de 2008 às 10:22

Oi Marcinha...
Ótimo texto!
Diferenciais, como lidar com eles? Como viver sem ele?
Uma coisa é fato (hehehe), o sucesso advém da diferença, da capacidade de ser versátil e inovar.
Tudo o que é igual, não se destaca. Não percebemos coisas que se perdem na multidão.
E o sucesso, ó, o sucesso. Tão caro para alguns. Naca incomoda tanto quando o destaque de um elemento em relação ao todo. Quando alguém sobressai-se no meio da multidão, este alguém torna-se inimigo da multidão.
Cortar os grilhões da mesmice é um pecado imperdoável. Numa terra de cegos, por que alguém pode ter olhos que enxergam? Ele parecerá rei, pois sobressairá-se sobre os outros.
Não sabemos apreciar as consquistas alheias. Como é triste isto!
Parabéns moça. Seu sucesso é a nossa alegria, aqui dos seus irmãos de empreitada (e de blog).
Um beijo!

Anônimo
16 de novembro de 2008 às 21:28

Oi Márcia...
Muito bom post!
Se tem uma coisa que prego e defendo com certeza é o diferencial. Não só profissionalmente, mais no contexto social em geral. Lidar com atributos citados no texto é por deveras complexo em algumas ocasiões, porém temos que nos situar e nos preparar par tal complexidade. O sucesso é tão grandioso quanto quem o conquista. adorei o exemplo do músico.
Abraços!!!

Anônimo
16 de novembro de 2008 às 21:29

Oi Márcia...
Muito bom post!
Se tem uma coisa que prego e defendo com certeza é o diferencial. Não só profissionalmente, mais no contexto social em geral. Lidar com atributos citados no texto é por deveras complexo em algumas ocasiões, porém temos que nos situar e nos preparar par tal complexidade. O sucesso é tão grandioso quanto quem o conquista. adorei o exemplo do músico.
Abraços!!!

Postar um comentário