sábado, 11 de outubro de 2008 Tags: 3 comentários

Corel Draw vs. Illustrator


Comparar os recursos dos dois programas é complicado, pois olhando pela parte de Artes Gráfica o que importa é o resultado final, que vai para a impressão. Mas o Illustrator está à frente pois mantém recursos digamos que assim básicos dos programas da Adobe, por exemplo: Filtros e Camadas, e as camadas fazem a diferença, o Corel até tem camadas mas não tem a praticidade igual a do Illustrator.


Visando o mercado de Artes Gráfica, o Corel é o mais aceito pois é como se fosse o programa básico de todas as empresas, mas isso é reflexo de que há pouco profissionais que mexem com o Illustrator e outros tipos de arquivos como por exemplo o PDF. Isso é fato no país todo, apenas grandes centros urbanos que apresentam tais profissionais e empresas mais qualificadas.


O Illustrator por ser um programa recente de vetorização a sua usabilidade ainda é pouca com relação ao Corel que está no mercado desde 1989, mas o programa da Adobe está tendo uma aceitação enorme no mercado profissional e até mesmo o não profissional.


Outro fator que o Illustrator se destacou foi com o seu desempenho, que quase não trava ou até mesmo nunca trava igual o Corel. Isso pode ser visualizado quando no Corel Draw você vai fazer um simples efeito de marca d'água em alguma logo por exemplo.


O Corel você faz isso tranquilamente mas se fizer usando a transparência com um objeto em cima da logo, tem o efeito final excelente, mas se for fazer a impressão o Corel não entende como tudo um único objeto aí sai duas cores na parte onde tem o objeto com transparêcia, ou seja o programa é considerado burro.E pode usar também o Power Clip mas a qualidade não fica agradável, e com o Illustrator basta apenas reduzir a opacidade da logo, ficando perfeito a marca d'água e de forma bem mais simples.


Apesar de tudo quem domina um dos dois programas sempre consegue realizar o trabalho proposto de forma excelente, isso é de cada um, pois a dominação de algum programa os defeitos e vantagens do programa são sanados e usados de forma sempre ter criações fabulosas nesse mercado que cresce e que sempre tem novos recursos para ter um resultado final comum.


Ser suficiente artista é ter capacidade de desenhar a imaginação. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve ao mundo.

Albert Einstein

Felype Abreu Silva

3 Response to Corel Draw vs. Illustrator

Anônimo
14 de outubro de 2008 às 18:49

Olá Felype!
Grande postagem rapaz.
Concordo com a conclusão, mas não necessiamente com a sua argumentação. o Illustrator realmente está mais "amadurecido" que o CorelDRAW. Vejo isto principalmente na interface do programa e mais ainda em sua integração com os demais programas que compõem a suíte da Adobe. Illustrator, Photoshop e Flash formam um trio imbatível.
Porém, no entanto, todavia...
A simplicidade de raciocínio do Corel é incomum. E mais que isto, encatadora. Vejo o Illustrator como vejo o SO Linux. Potente, mas exigente. O Corel é como o Windows, tem suas falhas, mas simplifica as coisas. E o Corel é versátil, por isto domina diferentes nichos.
No fim das contas os dois são bons. O melhor? Depende de quem está atrás do monitor...
Abraço!

Anônimo
14 de outubro de 2008 às 19:05

Ah, já ia me esquecendo...
Na verdade, o Illustrator está a mais tempo no mercado do que o Corel. O programa da Adobe é mesmo mais antigo, pouca coisa, mas é. A questão é que ele surgiu para MAC OS, e só depois foi portado para Windows. O Corel, ao contrário, surgiu para Windows e mesmo potencializou a utilização do mesmo. A Microsoft deve muito à Corel.
Outra coisa: O Corel X4 (14), usa de modo inteligente as camadas. AS coisas mudaram muito desde o famigerado Corel 12. Ainda não existe a praticidade do Illustrator, porém, igualmente não há a distância de outrora.
Eu não gostava do Corel, mas estou aprendendo a lidar com este "carinha"... Hehehe...

Anônimo
20 de outubro de 2008 às 13:39

Fala tenente!
Muito legal sua postagem. apesar de não ter domínio sobre o assunto, achei interessante o conteúdo informativo e com certeza abriu caminho para uma possível reflexão a respeito do tema.É de grande valia tais programas e apesar de suas semelhanças é importante saber que cada um tem suas particularidades e que estas, poderão fazer diferença no resultado do trabalho. Pensado nisso, você com certeza é a pessoa certa para passar essas dicas tão importantes.
Parabéns pela Propagare.
Abraços!!!

Edson Medeiros.

Postar um comentário