segunda-feira, 25 de agosto de 2008 Tags: 1 comentários

Comunicação no Contexto Contemporâneo

Até atingir o patamar dos dias atuais a Publicidade caminhou muito. Houve transformações consideráveis no meio. O profissional de Comunicação não pode contentar-se em ser publicitário apenas. Somente os comunicólogos avançam no meio. Profissionais de múltiplas valências. Com amplitude de visão suficiente para inovar. Comunicólogos são especialistas em planejamento e estratégia. Sabem que a ação criativa é um diferencial que precisam cultivar. É preciso incrementar a Publicidade. Efetividade apenas já não é o bastante. O anúncio precisa ser visto, notado, percebido. Mas, além disto, deve criar laços. Produto bom é produto que cria uma identidade com o consumidor.


O século XX viu a Comunicação dar as mãos à tecnologia. Novas tecnologias surgiram e canalizaram novas possibilidades para atingir os consumidores. As produções começaram a ser cada vez mais adequadas às necessidades e preferências dos consumidores. Mudou drasticamente a forma como as ofertas de mercadorias chegam aos clientes. Foi a forma encontrada para otimizar adequadamente os lucros. Descobriu-se então a importância e alcance de fatores como: pesquisa de mercado, design de produtos, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda, etc. Estas sendas vinham sendo prenunciadas com o passar dos anos, e se consolidaram definitivamente nos últimos 20 ou 30 anos. A década atual só acrescentou mais solidez ao cenário. Estas ações, estrategicamente formuladas, visam influenciar o público quanto à determinada idéia, instituição, marca, pessoa, produto. Eis quiçá a grande pérola da Publicidade no Contexto Contemporâneo: o Marketing!


Marketing é um “conjunto de estratégias e ações que visam a aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de pessoa, idéia, empresa, produto, serviço, etc., pelo público em geral, ou por determinado segmento desse público.” (Novo Dicionário Aurélio). O assunto é tão sério que o Marketing se desdobra em múltipla facetas quando aplicando em campos diferentes. Podemos falar em Marketing: corporativo, cultural, direto, ecológico, empresarial, esportivo, institucional, político, social, dentre tantos outros, cada qual com o seu enfoque específico. Na verdade, perspectivas diversas de uma mesma abordagem do fenômeno da Comunicação Social.


Mas a Comunicação no Contexto Contemporâneo apresenta outros fenômenos dignos de referência. Descobriu-se que mercado segmentado é sinônimo de trabalho facilitado. Encontrou-se então o “Target”. E começou a falar-se sobre consumidores, não-consumidores e potenciais consumidores. Descobriu-se então o “Prospect”. E foi chamada a atenção para o fator motivacional que deve estar presente nas campanhas publicitárias. Clientes em potencial existem aos montes. Saber conquistá-los é dever do comunicólogo. Desvendar uma forma de conduzir mensagens de forma a impactar o interesse das pessoas, atiçando o desejo. É fundamental considerar “Target” e “Prospect”.


Outro aspecto marcante da Comunicação moderna é a identidade. O que diferencia um produto de outro? O que eu percebo que me faz recordar de alguma coisa? A identidade do produto o destaca no meio da multidão. A Coca-Cola tem uma identidade gustativo-olfativa que faz com que eu aprecie o produto (diferenciando-o mesmo de outro similar, como a Pepsi-Cola, por exemplo). No entanto, em um primeiro momento, o que constrói a Coca-Cola como um produto para mim é a sua identidade áudio-visual. Um conjunto específico de símbolos e cores identifica a marca. Ter identidade sólida é um fator dos mais significativos atualmente, onde as cópias e plágios surgem continuamente.


Um fator para o qual é bom chamar atenção é que a fidelidade às marcas já não tem a mesma força de outrora. O “Brad” já não pesa tanto. Ser o melhor nem sempre é suficiente. Ser bom às vezes satisfaz. O consumidor ficou inteligente. Agora pensa no custo benefício das possíveis aquisições. Talvez esta tenha sido uma das maiores revoluções na história da Comunicação (quiçá a maior). Uma “revolução copernicana”, onde o consumidor deixou de gravitar em torno do produto, para ser o centro gravitacional que condiciona o caminho do produto. Eis a grande tacada da Publicidade moderna: estabelecer relacionamentos! Consumidor satisfeito é cliente mantido. E se o consumidor se identificar com o produto, xeque-mate: eis um novo embaixador para o mesmo. Trabalho bem feito é feedback garantido. É uma questão de visão. Timing. Aqui vale a pena citar Peter Drucker: “Mais do que nunca, ter uma visão voltada para o futuro é a diferença entre o sucesso e o fracasso”.


Seria ainda interessante abordar as diversas e doutas estratégias de Marketing que foram elaboras na Comunicação hodierna. Porém, isto fica para as futuras postagens...


Até a próxima...


Adriano José Gonçalves

1 Response to Comunicação no Contexto Contemporâneo

9 de setembro de 2008 às 13:43

Adriano, parabéns por mais um excelente texto ;)
Profª Flávia Pellegrini

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