terça-feira, 9 de setembro de 2008 1 comentários

Teorias da Comunicação - Estudo Novelas

Qual a evolução das novelas e porque continuam fazendo sucesso?

Resposta 1:

A novela se iniciou na televisão apartir do sucesso que fazia no rádio, como era programa de maior audiência, a TV Tupi aproveitou da situação. Sem experiência em novelas, a Rede Globo copiou as novela mexicanas, para posteriormente criar seu próprio padrão de novela brasileira. Ela faz grande sucesso em horário nobre, que tem três estilos de novelas diferentes voltadas para públicos diferentes.


As novelas fazem sucesso pois a TV é um meio de comunicação que atinge o maior público. Mudanças aconteceram, mas grande parte dos consumidores continuam assistindo as mesmas programações.


O sucesso das novelas se deve ao padrão de excelência que a Globo atingiu, onde a qualidade das novelas faz com que a mesma, consiga até exportar as novelas.Além disso o público alvo da TV brasileira atinge a todos, o que faz a TV aberta ter um grande índice de audiência.

Autores: Angélica Guimarães, Beth Reis, Mariane Silva e Vandir Cunha



Resposta 2:

A Globo manteve a estrutura básica da sua grade de novelas: 18:00h novelas geralmente de época; 19:00h novelas com doses humorísticas; 20:00h novelas com enfoque dramático. Com esse contexto a Globo conseguiu emplacar as novelas no cotidiano da maior parte dos brasileiros. Todavia, desde a produção do documentário " Muito além do cidadão Kane", algumas coisas mudaram.


As novelas que outrora apresentava roteiro fechado, começaram a serem escritas comtemporâneamente à sua exibição. Temas cotidianos começaram a ser cada vez mais presente nas novelas globais. Outro desfoque é que algumas delas passaram a ter enfoque psicológico mais evidente, abordando questões como: alcolismo, drogas, tabagismo, violências, patologias, etc...Interessante também salientar o surgimento do marketing inteligente inserido nas novelas (merchandising).


A Globo já começou a inserir grandes marcas, sendo vendidas e anunciadas no decorrer da trama de suas novelas.

Autores: Adriano, Edméia, Edson e Isabela Vieira


Resposta 3:

A TV sofreu grandes influências e inovações, o que acarretou a evolução das telenovelas de uns anos para cá!
As primeiras novelas não tinham tanto poder de influência sobre a massa como as de hoje, além disso os enredos não abordavam temas polêmicos e reais, como acontece atualmente.


Elas servem também como uma forma de manipular a massa, desviando a atenção da massa de problemas e situações reais do país, ao mesmo tempo que enfocam os temas que trazem discussão e fazem o telespectador refletir.

Autores: Ana Carolina Melo, Sarah Sader, Gabriela D., Izabela G.

Esse foi um trabalho de discussão em grupos sobre o tema colocado acima, e com isso foram escolhidas as melhores respostas e postada aqui no Blog. As respostas foram feitas por alunos do segundo período de comunicação da Faculdade Promove de Sete Lagoas.

1 Response to Teorias da Comunicação - Estudo Novelas

Anônimo
20 de outubro de 2008 às 14:19

Fala Tenente!
Dentre uma população que ainda tem a televisão como forma (talvez a principal forma) de entretenimento, a de se imaginar o poder das novelas no cotidiano das pessoas e sua inflência no comportamento dos telespectadores. As novelas fazem parte das histórias da maiora dos brasileiros e consequentemente tem uma forte influência no nosso cotidiano tendo pder de até mesmo mudar tendências e ditar algumas regras estabelecidas pelos conceitos da mídia.
Abraços!!!

Edson Medeiros

Postar um comentário