terça-feira, 28 de dezembro de 2010 Tags: , 1 comentários

Cultura Nerd, o domínio do mundo nerdpower

Os nerds e geeks viraram ídolos e estão em filmes, seriados de TV e reality shows. Nos anos 2000 em que o mundo tecnológico deu um salto enorme com a internet, o mundo dos Nerds evoluiu e muito. Antes taxados como fora de moda e "excluídos" por outros, principalmente no meio escolar, agora são os que sempre entendem melhor do mundo e estão ganhando dineheiro sabendo empreender em seu mundo nerd.

O mundo está exigindo mais das pessoas e para se reeinventar em um mundo estereotipado, não é fácil, por isso jovens nerds cada vez mais se destacam. Os mitos e contos sobre esses garotos fora do comum estão a cada dia sendo desmentidos, como exemplo ficar com mulheres e até mesmo dançar.

Steve Wozniaki, Co Fundador da Apple, foi um ícone de evolução, famoso por seu estilo completamente nerd, participou do Dancing With Stars (dançando com as estrelas americana) e esbanjou um verdadeiro pé de valsa no programa, coisa que ninguém estava acreditando. Também fez participação recentemente de um seriado famoso em todo o mundo que aborda o assunto de 4 amigos nerds em suas vidas de pesquisadores, teorias e mulheres. O seriado chama-se The Big Bang Theory.


Outros nomes como o Steve Jobs (SEO da Apple) e Mark Rosemberg (SEO do Facebook) são nomes que estão direto na mídia e que recentemente o Rosemberg participou de um dos filmes que estão no topo das bilheterias "A Rede Social".


Os Geeks

Você já deve ter escutado falar sobre esse termo. A definição de geek mudou consideravelmente ao longo do tempo e já não há um significado definitivo. Os termos nerddweeb e dork têm significados semelhantes como geek, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes termos, embora as diferenças sejam controversas. Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é "geeks fazem acontecer."


Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”.

Para o psicólogo Erick Itakura, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática da Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, geek e nerd são a mesma coisa. Em sua opinião, o que mudou ao longo dos anos foi a aceitação social das pessoas ligadas em tecnologia.


Veja a mobilização na Bienal do Livro em São Paulo esse ano.

Saiba mais sobre esse mundo, na reportagem feita pela Globo News sobre a Cultura Nerd, clique no link aqui, e fique integrado no nerdpower.
Sinopse - Os anos 2000 foram marcados pelo 'nerd power'. Se foi o tempo em que eles eram os últimos a serem escolhidos para o time de futebol. Eles viraram ídolos e estão em filmes, seriados de TV e reality shows. Veja o que têm a dizer os nerds e geeks de carteirinha que, de forma muito bem humorada, brincam com as histórias desse universo em plena expansão.


1 Response to Cultura Nerd, o domínio do mundo nerdpower

19 de julho de 2013 às 21:12

NerdPower em Sete Lagoas, tamo ai @theewerton_

Postar um comentário