segunda-feira, 29 de setembro de 2008 Tags: 1 comentários

Blog, O Brasil mais uma vez atrasado!?

Os blogs estão na moda hoje em dia aqui no Brasil, mas os que realmente atendem às espectativas da nova concepção da Web 2.o, são poucos. Segundo pesquisas o Brasil nesse quesito está em amadurecimento diferente dos blogs ingleses que já estão em um nível muito avançado, em que eles atingiram o ápice dos ideais da Web 2.0.


O problema está voltado para a falta de dados mais prescisos e padronizações geral no setor, no Brasil cerca de 200 mil blogs são registrados no BlogBlogs, mas no Brasil devem ter em torno de 2 milhões de blogs, sendo que são poucos os ativos e os que tem assuntos que não dizem a respeito a internet e tecnologia, considerados como glichês dos blogs. Não tem como de ter dados específicos a respeitos de quantidade de blogs, pois muitos provedores omitem dados por isso esse é um dos problemas enfrentados pelo o tardio amadurecimentos do sistema brasileiro.


Uma característica promocional em que envolve os blogs sendo como de festeiros e fotos, para a divulgação de tais eventos, gera um atraso nesse amadurecimento, porque o conceito dos blogs gira em torno de trocas de informações, compartilhamento de dados, e não em um idéia superficial como de festas e brindes, isso se dá por causa da alta procura de cash $$ envolve grana...infelizmente.


O que tinha que ser mudado é a cabeça dos blogueiros, saírem da idéia da Web 1.0 e entrar no ramo da integração, ações em mídias sociais, disseminam muito rapidamente na internet, gerando fenômenos, causas, conssequencias para empresas de forma impressionante, quem vêm investindo pesadamente nisso é a Intel e a Natura com cases muito conhecidos por aí.


É assim infelizmente aqui tudo engatinha pro muito tempos mas sempre tem os que querem como nós mesmos do Comunicólogos, estamos sempre abordando todos os ramos que temos conhecimento sempre relacionando com a responsabilidade e dados precisos.

Obrigado pela a atenção, abraços!!!


"A força não provém da capacidade física, e sim de uma vontade indomável"
(Mahatma Gandhi)

Felype Abreu Silva

terça-feira, 9 de setembro de 2008 1 comentários

Teorias da Comunicação - Estudo Novelas

Qual a evolução das novelas e porque continuam fazendo sucesso?

Resposta 1:

A novela se iniciou na televisão apartir do sucesso que fazia no rádio, como era programa de maior audiência, a TV Tupi aproveitou da situação. Sem experiência em novelas, a Rede Globo copiou as novela mexicanas, para posteriormente criar seu próprio padrão de novela brasileira. Ela faz grande sucesso em horário nobre, que tem três estilos de novelas diferentes voltadas para públicos diferentes.


As novelas fazem sucesso pois a TV é um meio de comunicação que atinge o maior público. Mudanças aconteceram, mas grande parte dos consumidores continuam assistindo as mesmas programações.


O sucesso das novelas se deve ao padrão de excelência que a Globo atingiu, onde a qualidade das novelas faz com que a mesma, consiga até exportar as novelas.Além disso o público alvo da TV brasileira atinge a todos, o que faz a TV aberta ter um grande índice de audiência.

Autores: Angélica Guimarães, Beth Reis, Mariane Silva e Vandir Cunha



Resposta 2:

A Globo manteve a estrutura básica da sua grade de novelas: 18:00h novelas geralmente de época; 19:00h novelas com doses humorísticas; 20:00h novelas com enfoque dramático. Com esse contexto a Globo conseguiu emplacar as novelas no cotidiano da maior parte dos brasileiros. Todavia, desde a produção do documentário " Muito além do cidadão Kane", algumas coisas mudaram.


As novelas que outrora apresentava roteiro fechado, começaram a serem escritas comtemporâneamente à sua exibição. Temas cotidianos começaram a ser cada vez mais presente nas novelas globais. Outro desfoque é que algumas delas passaram a ter enfoque psicológico mais evidente, abordando questões como: alcolismo, drogas, tabagismo, violências, patologias, etc...Interessante também salientar o surgimento do marketing inteligente inserido nas novelas (merchandising).


A Globo já começou a inserir grandes marcas, sendo vendidas e anunciadas no decorrer da trama de suas novelas.

Autores: Adriano, Edméia, Edson e Isabela Vieira


Resposta 3:

A TV sofreu grandes influências e inovações, o que acarretou a evolução das telenovelas de uns anos para cá!
As primeiras novelas não tinham tanto poder de influência sobre a massa como as de hoje, além disso os enredos não abordavam temas polêmicos e reais, como acontece atualmente.


Elas servem também como uma forma de manipular a massa, desviando a atenção da massa de problemas e situações reais do país, ao mesmo tempo que enfocam os temas que trazem discussão e fazem o telespectador refletir.

Autores: Ana Carolina Melo, Sarah Sader, Gabriela D., Izabela G.

Esse foi um trabalho de discussão em grupos sobre o tema colocado acima, e com isso foram escolhidas as melhores respostas e postada aqui no Blog. As respostas foram feitas por alunos do segundo período de comunicação da Faculdade Promove de Sete Lagoas.